X

FOTOS

Publicada em 14/08/2018 às 20:15 | Atualizada em 14/08/2018 às 23:40

Figurinista que denunciou José Mayer por assédio sexual desabafa: - Não fui procurada pelo assediador

Após pouco mais de um ano, Su Tonani fala pela primeira vez em público sobre o caso

Roseane Santos, Bruna Araújo e Lygia Haydée

X

Nesta terça-feira, dia 14, pela primeira vez, Su Tonani, figurinista que em março de 2017 acusou o ator José Mayer de assédio sexual, falou em público a respeito do caso. A profissional participou do evento Mulheres no Trabalho, promovido pela OAB Rio, e afirmou que atualmente as empresas não estão preparadas para lidar com o assédio.

Após pouco mais de um ano da denúncia do caso que repercutiu no Brasil inteiro, envolvendo um dos atores, até então, mais consagrados da televisão, Su Tonani falou publicamente a respeito do ocorrido. 

- Eu não fui procurada pelo assediador e nem pelo advogado em nenhum momento, revelou a respeito de José Mayer, que assumiu ter assediado a jovem. 

Desta vez, o episódio que discutiu a importância do debate da realidade do assédio em nosso país, veio à tona novamente, mas como forma de conscientização. De acordo com a figurinista, após a denúncia, apesar de ter contado com o respaldo da empresa, ficou claro para ela que há uma deficiência em nosso país para tratar esse tipo de caso, que é tão comum e muitas vezes banalizado:

A Rede Globo fez o que na época havia para ser feito com o que eles tinham de experiência, eu fui ouvida por vários departamentos dentro da empresa. Mas infelizmente, de novo, isso não é um problema da Rede Globo, é um problema do nosso país, as empresas não estão preparadas para lidar com o assédio. 

Em um bate-papo com outras mulheres, a jovem enfatizou a importância do diálogo e não poupou palavras na hora de falar sobre sua percepção a respeito da atitude de José Mayer, e muitos outros homens: 

Eu acho que essa união e falar exaustivamente que vai fazer isso mudar, que o assédio vai deixar de ser uma piadinha, uma brincadeira... Piada e brincadeira pra quem? Um cara sabe o que ele está fazendo quando elogia sua bunda, quando ele fala do decote. A gente tem que estar aqui, tem que ter voz, tem que denunciar, não importa como.

Ela também revelou o porquê de não ter levado adiante o processo, dizendo que se sentiu intimidada por um delegado: 

- Eu fui extremamente inibida por um delegado que me perseguiu logo após uma denúncia, e que me intimou cinco vezes no meu endereço residencial, com dois policiais, pois queria me obrigar a depor na delegacia dele. Eu tive que ir até a Defensoria Pública, que emitiu um ofício dizendo que, caso eu fosse entrar com uma denúncia, eu entraria em uma Delagcia da Mulher. E esse cara jogou imediatamente isso na mídia e distorceu completamente a história. Então imagina se mesmo sendo tão bem recebida, e tendo toda esse rede de apoio, ainda teve um delegado que me perseguiu... Imagina eu ter de ficar falando durante mais seis anos da minha vida para um judiciário machista o que tinha acontecido, sendo que, no caso, o assediador já tinha adimitido isso em rede nacional, e a própria emissora Rede Globo pediu desculpa e tudo mais.

O caso parece ter servido como exemplo para as empresas que passaram a tratar o tema com mais seriedade. A figurinista revelou que existem placas em sets de filmagem que dizem: Aqui não é um lugar de assédio. 

Há pouco tempo, uma cartilha foi escrita, aprovada e levada a várias produtoras do audiovisual falando como o assédio tem que ser tratado e a quem você deve recorrer.

 Por fim, Su Tonani, convidou todas as mulheres a se unirem para colocar fim à essa realidade:

- Nós temos que ter consciência do nosso corpo e lutar por nós mesmas. E que a nossa união dê força às mulheres que estão passando por tudo isso. Eu fui muito abraçada. E que bom! Que bom que eu estou aqui ao lado de todas vocês para dizer: Vamos nos unir.

Confira, a seguir, outras famosas que não se calaram diante da situação: 

Deixe um comentário

Atenção! Os comentários do portal Estrelando são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.

Enquete

Com a final do BBB24, qual bordão você vai levar para a sua vida?

Obrigado! Seu voto foi enviado.