X

FOTOS

Publicada em 21/05/2021 às 11:05 | Atualizada em 21/05/2021 às 14:38

Príncipes Harry e William desabafam após polêmica sobre entrevista da mãe, Lady Di, ser esclarecida

Uma investigação indicou irregularidades no modo como a entrevista de 1995 foi obtida pela BBC

Da Redação

X

Como você acompanhou aqui no ESTRELANDO, relatórios recentes de uma investigação que foi feita no Reino Unido apontam que a princesa Diana foi enganada para que desse a polêmica entrevista ao programa Panorama, da BBC, em 1995 - durante a qual expôs a traição que sofreu do marido, o príncipe Charles. Com isso, é claro que os filhos de Lady Di, os príncipes William e Harry, resolveram se pronunciar acerca da situação.

Primogênito da princesa, William publicou um vídeo através de seu Twitter oficial na noite da última quinta-feira, dia 20, no qual agradece pelas investigações e detalha as descobertas do relatório, relembrando situações as quais sua mãe fora submetida:

- Gostaria de agradecer a Lord Dyson e sua equipe pelo relatório. É bem-vindo que a BBC aceite as conclusões de Lord Dyson na íntegra - que são extremamente preocupantes - de que os funcionários da BBC mentiram e usaram documentos falsos para obter a entrevista com minha mãe; fizeram afirmações sinistras e falsas sobre a família real, que jogaram com os medos dela e alimentaram sua paranoia; demonstraram lamentável incompetência ao investigar reclamações e preocupações sobre o programa e foram evasivos em suas reportagens para a mídia e encobriram o que sabiam de sua investigação interna.

Além disso, o Duque de Cambridge critica o posicionamento da emissora na época, já que as denúncias de que haveria algo de errado com a entrevista de Diana não foram levadas a sério:

- É uma tristeza indescritível saber que os fracassos da BBC contribuíram significativamente para o medo, a paranoia e o isolamento que me lembro daqueles anos finais com ela. Mas o que mais me entristece é que, se a BBC tivesse investigado adequadamente as queixas e preocupações levantadas pela primeira vez em 1995, minha mãe saberia que ela havia sido enganada. Ela foi reprovada não apenas por um repórter desonesto, mas por líderes da BBC que olharam para o outro lado em vez de fazer perguntas difíceis.

O príncipe continua, afirmando que os meios utilizados para obter as declarações de Lady Di influenciaram o discurso da princesa e prejudicaram não apenas a vida de sua família como a de diversas outras pessoas. O duque ainda sinalizou que, em sua opinião, o programa deve ser tirado de circulação:

- Em minha opinião, a maneira fraudulenta como a entrevista foi obtida influenciou substancialmente o que minha mãe disse. A entrevista foi uma grande contribuição para piorar o relacionamento de meus pais e, desde então, prejudicou inúmeras outras pessoas. É minha opinião firme que este programa Panorama não tem legitimidade e nunca deve ser exibido novamente. Ele efetivamente estabeleceu uma falsa narrativa que, por mais de um quarto de século, foi comercializada pela BBC e outros.

Por fim, o príncipe William ainda ressaltou a importância de que a verdade venha à tona em um momento onde notícias falsas são um grande problema, e aponta que tais informações desapontam toda a sociedade:

- Esta narrativa estabelecida agora precisa ser abordada pela BBC e qualquer outra pessoa que escreveu ou pretende escrever sobre esses eventos. Em uma era de notícias falsas, o serviço público de radiodifusão e uma imprensa livre nunca foram tão importantes. Essas falhas, identificadas por jornalistas investigativos, não apenas decepcionam minha mãe e minha família; eles decepcionaram o público também.

De acordo com a revista People, o príncipe Harry também emitiu uma declaração sobre a conclusão das investigações, e destacou que as consequências da polêmica entrevista contribuíram para a morte de sua mãe:

Nossa mãe era uma mulher incrível que dedicou sua vida ao serviço. Ela era resistente, corajosa e inquestionavelmente honesta. O efeito cascata de uma cultura de exploração e práticas antiéticas acabou por tirar sua vida.

Apesar disso, o Duque de Sussex agradeceu à BBC por assumir a responsabilidade dos erros em questão, mas destacou que os comportamentos demonstrados pelo jornalista que entrevistou Lady Di em 1995 continuam sendo postos em prática nos dias de hoje. O príncipe ainda falou sobre a importância de proteger o legado da mãe:

Para aqueles que assumiram alguma forma de responsabilidade, obrigado por possuí-la. Esse é o primeiro passo em direção à justiça e à verdade. No entanto, o que me preocupa profundamente é que práticas como essas - e ainda pior - ainda são comuns hoje. Então, e agora, é maior do que um ponto de venda, uma rede ou uma publicação. Nossa mãe perdeu a vida por causa disso, e nada mudou. Ao proteger seu legado, protegemos a todos e defendemos a dignidade com que ela viveu sua vida. Vamos lembrar quem ela era e o que ela representava.

Deixe um comentário

Atenção! Os comentários do portal Estrelando são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.

SAIBA MAIS

Enquete

Com a final do BBB24, qual bordão você vai levar para a sua vida?

Obrigado! Seu voto foi enviado.