-
Retomar à vida normal após uma grande perda não é tarefa fácil, e nesse quesito, nem mesmo os famosos escapam. Mesmo passando alguns dias reclusos, a hora de voltar ao trabalho sempre chega. Nesse contexto, algumas celebridades já usaram sua visibilidade para fazer desabafos sobre esse momento. Patrícia Abravanel, por exemplo, sofreu bastante com a morte do pai, Silvio Santos, no dia 17 de agosto de 2024. Com isso, ela passou alguns dias sem gravar o dominical Programa Silvio Santos. Ao retornar aos estúdios do SBT, segundo vídeos divulgados pelo colunista Leo Dias, ela estava bastante abalada e conversou com o auditório antes de começar as gravações: Vocês sabem que vocês vão me ajudar a fazer o programa hoje, né? Vocês sabem que são muito bem-vindas. Não esperem muito de mim hoje, mas estou aqui. Já na edição do programa, ela falou: Hoje é a primeira vez que eu estou aqui e sei que meu pai não vai estar me assistindo através da televisão. Eu sei que vocês esperam que eu fale alguma coisa. Ele era tão íntimo de cada um de vocês, da sua mãe, da sua avó, da família brasileira, que eu acho que eu que eu devo falar alguma coisa. Eu não sei o quanto eu estou pronta, mas o que eu posso falar para você que é filho, que é filha, que é mãe, que é pai, é que eu sou tão grata tão grata por ter falado para o meu pai o quanto eu amava ele, por ter falado para o meu pai o quanto eu admirava ele, o quanto eu queria honrar a história dele, tão grata por cada braço que eu dei nele, por cada conversa por cada conselho. Se eu posso deixar alguma mensagem hoje para você que está em casa, façam isso, não importa se teu pai é bom ou se é ruim. Quero agradecer muito ao Brasil por todas as homenagens que foram feitas para o Silvio Santos, pela forma que o Brasil nos acolheu nesse tempo. A gente se sentiu — eu, minhas irmãs e minha mãe — abraçadas acolhidas amadas por cada um de vocês. Se a gente fosse juntar todas as homenagens à gente não conseguiria, porque foram milhares e milhares de homenagens e eu só tenho que agradecer muito por esse carinho, [agradeço] muito as emissoras de televisão, a Rede Globo, a Record, a Rede TV, a Bandeirantes. Para finalizar, ela continuou: Também [quero agradecer] a todos os brasileiros que fizeram essa homenagem e expressaram a sua gratidão a Silvio Santos. Eu começo hoje o programa com uma certeza: que o SBT e Silvio Santos é parte da sua família e vocês são partes do SBT. Que a gente possa continuar levando essa história por muitos e muitos anos e contando a história dessa vida linda que foi a vida de Silvio Santos. Um homem tão intenso, tão dedicado, então excelente em tudo que fez. E fez por amor a você, ao Brasil e as 5 mil pessoas que, hoje, dedicam a sua vida para poder sustentar suas casas através de cada uma das empresas. A seguir, veja outros famosos que também fizeram desabafos ao retornarem ao trabalho após grandes perdas:
1
-
Também sobre a perda de Silvio Santos, Tiago Abravanel contou que voltar ao trabalho o ajudou bastante nessa fase. Em entrevista coletiva, ele contou: É como a perda do meu avô, que não foi só difícil para mim. Acho que é difícil para o Brasil inteiro lidar. Então, o que mais tem me ajudado e me ajuda é justamente continuar fazendo o que eu amo. Forças para a família Abravanel, não é?
Divulgação-TV Globo
2
-
Jô Soares emocionou o Brasil ao gravar seu programa para TV Globo pouco tempo depois de perder seu único filho, Rafael, em 2014. Ao abrir a atração, ele desabafou: A nossa abertura hoje vai ser um pouco diferente, porque, na última sexta-feira, 31, eu sofri o pesadelo de todo pai, a inversão da ordem natural das coisas, a perda de um filho. Meu filho Rafael esteve no mundo durante 50 anos e foi uma criança especial. Como era autista, permaneceu menino até o fim. Passou a vida inteira na realidade do próprio mundo. Corpo de adulto, coração e alma de criança. Tocava piano, adorava música, mas seu grande amor era o rádio. E essa disposição de viver com entusiasmo e até com paixão, esse caminho limitado que a vida lhe ofereceu, me dá muito orgulho do meu filho. Eu gostaria de dedicar essa abertura de hoje a ele e à Theresa, sua mãe, que foi minha companheira por 20 anos e que, por 50 anos, dedicou a sua vida ao nosso filhinho, o acompanhando desde o berço, até o fim.
Divulgação-TV Globo
3
-
Marília Mendonça tinha acabado de lançar um projeto com as amigas Maiara e Maraísa, o Festa das Patroas, quando sofreu um acidente aéreo trágico, em 5 de novembro de 2021. Cinco dias depois, a dupla sertaneja revelou que estava voltando aos palcos. Em uma publicação nas redes sociais, elas escreveram: A melhor forma de seguir acreditando que as coisas vão ficar bem é simplesmente seguir trabalhando com a mesma verdade e os mesmos sonhos de sempre. Enquanto Maiara e Maraisa estiverem em cima de um palco, a memória da nossa Rainha será lembrada da melhor maneira possível. Pedimos a todos que possam ser a nossa terceira voz, que nos deem forças nesses dias difíceis e que a música vença mais uma vez!
Agnews
4
-
Quem não sofreu com a morte de Chadwick Boseman, o grande Pantera Negra? Pois é, também não foi nada fácil para seus colegas de elenco na Marvel Studios, que continuaram a gravação do segundo filme sem o protagonista. Em entrevista para a USA Today, Letitia Wright, que interpreta a irmã de T'Challa, Shuri, contou como foram as filmagens após a morte do ator: Foi um luto coletivo, e nos mantivemos muito unidos e respeitamos o que cada um precisaria em diferentes momentos.
Divulgação
5
-
Uma situação parecida aconteceu com os colegas de elenco de Cameron Boyce, que tiveram que gravar a sequência de Descendentes, da Disney, sem o ator após sua morte precoce, aos 20 anos de idade, em 2019. Em entrevista para EW, Sofia Carson contou que foi incrivelmente difícil gravar sem o amigo. E continua: Só esperamos que quando as pessoas assistirem a isso, elas se sintam felizes e se sintam conectadas aos personagens e, claro, ao nosso Cam.
Divulgação
6
-
Vin Diesel também sofreu bastante ao ter que gravar Velozes e Furiosos 7 sem Paul Walker, que acabou sendo adicionado ao filme através de uma tecnologia que inseria seu rosto e sua voz. Em entrevista ao Entertainment Tonight, ele desabafou: Ainda estou me recuperando da perda, da ideia de continuar sem meu irmão, da sensação e das complexidades disso. Uma das coisas que torna este filme tão mágico, os relacionamentos são tão poderosos que sangram para fora da tela.
Divulgação
7
-
Rei Charles precisou assumir o comando da realeza no mesmo minuto em que sua mãe, Rainha Elizabeth, morreu em 2022. Em seu primeiro pronunciamento oficial, ele falou sobre como estava se sentindo naquele momento delicado: Falo com vocês hoje com sentimentos de profunda tristeza. Ao longo de sua vida, Sua Majestade a Rainha – minha amada Mãe – foi uma inspiração e exemplo para mim e para toda a minha família, e temos com ela a dívida mais sincera que qualquer família pode ter com sua mãe; por seu amor, afeição, orientação, compreensão e exemplo. A Rainha Elizabeth teve uma vida bem vivida; uma promessa com destino cumprido e ela é lamentada profundamente em sua passagem. Essa promessa de serviço vitalício eu renovo a todos vocês hoje.
Reuters
8
-
Voltar ao trabalho após a morte trágica de Domingos Montagner não foi nada fácil para Camila Pitanga. Caso você não se recorde, em 2016, os dois protagonizavam juntos a novela Velho Chico, da TV Globo. Na época, já no final das gravações, os dois foram nadar em um rio próximo ao local das gravações, em Canindé de São Francisco, no Sergipe, quando o ator foi puxado para o fundo pela correnteza e morreu. O momento foi bastante traumático para a atriz, que viu toda a situação, e, portanto, em entrevista para a revista Marie Claire, ela falou que a volta ao trabalho demorou: O que aconteceu não obedece a uma lógica. Me dei esse ano para colocar em prática algumas reflexões que eram até anteriores, de como lidar com o tempo, o trabalho, a vida familiar. Para uma pessoa workaholic, foi interessante ver que, no simples, a gente pode se fortalecer.
Divulgação-TV Globo
9
-
Em entrevista ao jornal O Globo, Glória Perez contou como tirou forças para voltar a escrever a novela De Corpo e Alma após o assassinato da filha, Daniella Perez, por um de seus colegas de cena, Guilherme de Pádua. Eu não voltei no dia seguinte, mas 15 dias depois. Voltei a escrever para continuar vivendo. Quando isso aconteceu, eu me lembrei da lição de um professor por quem eu tinha muito afeto. Ele foi preso e torturado na época da ditadura e dizia para a gente que nessas situações ou você enlouquece, ou mantém um pé na realidade. O pé na realidade dele era uma caixa de fósforos que havia na cela. Todo dia ele contava os palitos, e esse era o seu vínculo com o mundo real. Fiz dos capítulos a minha caixa de fósforos. Ou me acabava, ou me mantinha em pé. E tinha que ficar em pé. Terminei a novela de qualquer jeito, com esse vínculo de escrever o capítulo e sair correndo atrás de testemunha, de tudo que tinha que resolver nesse caso. Escrevi pela técnica, a cabeça não estava lá. Sei lá como, Deus sabe. Porque senão eu ia bater a cabeça na parede e aquilo me prendia ao real, no cotidiano, contou ela.
Divulgação
10
-
Jade Picon também usou o trabalho para lidar com o luto. Após a morte de sua avó, em 2024, a atriz apareceu nos Stories para fazer uma homenagem a ela e também um desabafo: Por aqui trabalhando. Um dia de cada vez.
Divulgação-TV Globo
11
-
Thales Bretas e toda família de Paulo Gustavo ficaram muito abalados após a morte do humorista, em maio de 2021. Com isso, quando chegou a hora de voltar a trabalhar, o marido de Paulo fez um desabafo nas redes sociais. O texto dizia: Viver o luto não é fácil. Dizem que é preciso expressar as nossas emoções e estar rodeado de pessoas que te ajudem a amenizar a dor da perda. É necessário olhar para dentro e se reinventar, todos os dias. Nesse momento, retomo minhas atividades profissionais como parte desse processo. Exercer a medicina, ajudar pessoas e escutar outras histórias serão passos importantes nessa nova fase da vida.
12