
Taís Araújo faz desabafo sobre filha brincar de boneca: Contrária a tudo que eu acredito
A atriz fez o texto falando sobre o tema em seu Instagram
14/Set/2017
Da Redação
Taís Araújo já se abriu várias vezes sobre seus posicionamentos, sempre defendendo o empoderamento feminino. Mas a atriz fez um desabafo desta vez destacando uma ironia do destino, dentro de sua própria casa.
Segundo a artista publicou em seu Instagram, Maria Antônia, sua filha mais nova Lázaro Ramos, é apaixonada por bonecas, coisas cor de rosa e princesas:
Tenho uma filha de 2 anos e oito meses que ama rosa, enlouquece com princesas, brinca de mãe e filho o dia todo e chora quando entra numa loja de brinquedos querendo ferro e tábua de passar! Socorro! Confesso que, cada vez que vejo esse movimento todo dela, me arrepio da cabeça aos pés. Parece piada que minha filha aja de maneira tão contrária a tudo que eu acredito; mais ainda, de maneira contrária a tudo que prego no meu dia a dia, a tudo que acredito que seja uma construção social das mais cruéis que segregam meninas e traçam pra elas um único e fatídico destino, a tudo que fuja do roteiro traçado por essa construção que seja carregado de culpa e julgamentos!
Ela continua explicando que não acredita que os brinquedos devam ser separados para meninas ou meninos:
Quando minha filha nasceu, não comprei um brinquedo. Bom, ela tinha um irmão de três anos, a casa já estava cheia de brinquedos e ela não precisava de nada além daqueles. Assim ela ficou, sem brinquedos novos até completar um ano, se não me engano. Foi ali que chegaram as primeiras bonecas, não sei quem deu, não me lembro, mas me lembro com perfeição quando ela, com um ano de idade, pegou uma boneca no colo e ninou. Fiquei muito espantada, mas sabia que ela estava reproduzindo o que fazíamos com ela, mas e as princesas? Pode ser influência das amiguinhas. E a cor rosa? E a predileção por saias e saias que rodem? E a paixão por panelinhas e fogão? E o ferro e a tábua de passar, minha gente?! Acredito que seja tudo repetição do que ela vê à sua volta, mas ela também vê (e muito) outras coisas... até porque quando senti esse movimento, a minha primeira ação foi apresentar a ela outras opções, para que ela pudesse perceber que além do mundo de fadas, bonecas, saias, panelinhas e princesas existe muita coisa legal com que ela também pode brincar.
Taís então finaliza seu texto falando sobre a liberdade que a filha sempre terá em escolher:
Eu, como mãe, acredito que devo continuar dando opções para que ela sempre saiba que pode sim ser o que quiser: astronauta, bailarina, bombeira, princesa, médica, fada, engenheira, cozinheira, professora, princesa, passadeira... não importa, o que importa é ela conquistar a liberdade de ser o que ela quiser.
E aí, concorda com a atriz? Confira outras famosas que já deram discursos empoderadores:
-
Paolla Oliveira diz o que espera de Virginia como rainha de bateria da Grande Rio e reflete: ...
-
Débora Bloch emociona ao prestar homenagem ao pai: O ser que me tornei hoje foi por influên...
-
Atração no jogo da NFL no Brasil, Karol G é recepcionada por fãs em São Paulo
-
Maíra Cardi revela perrengue antes da renovação de votos: - Esqueci o terno do noivo
-
Cauã Reymond e Leandro Lima se despedem do estilista Giorgio Armani e relembram momentos
-
Rafaella Justus arrasa no look para festa de aniversário de influenciadora
-
Bruna Marquezine relembra festa na Fazenda Talismã e revela motivo de não ter sido filmada
-
Bruna Biancardi surge com a boca inchada em jogo da NFL. Entenda o que aconteceu!
-
Zé Felipe mostra a filha Maria Flor com chapéu igual ao de Ana Castela e web especula romance
-
Odete decide fazer um encontro em família e convoca Afonso. Confira o que vai rolar neste sábado em Vale Tudo