-
Divulgação Whoopi Goldberg tem uma carreira cheia de sucessos. Dentre eles está a personagem inesquecível Deloris, ou Irmã Mary Clarence, a ex-cantora que se tornou freira no filme Mudança de Hábito, de 1992. Durante toda a história, a freira usa a sabedoria da música para fazer as pessoas a sua volta refletirem sobre seus atos, suas crenças e até seus próprios valores. Que tal, então, conferir as lições que aprendemos com ela!
-
Divulgação Durante todo filme, Deloris muda a vida dos que passam pelo caminho dela. Nessa cena, a freira cantora pede para uma das irmãs cantar sozinha, mais alto, e a mostra a melhor forma de soltar a voz. Ao final do exercício, pede para todas as irmãs, além de ouvirem a própria voz, que ouçam umas às outras, pois dessa forma, elas conseguirão fazer o grupo entrar em harmonia.
-
Divulgação Um dos princípios que aprendemos no filme, é a antiga teoria que o que importa nas pessoas, são o que elas são por dentro, e não por fora. Como assim? Explicamos. Quando Deloris chega à Igreja para tornar-se freira depois do episódio de assassinato que presenciou, a primeira coisa que as freiras fazem, é estranhar a presença de Deloris, tanto pelo seu passado, e estilo forte que carregava nas roupas, como pelo fato de ser a única negra do grupo.
-
Divulgação Uma passagem do filme revela algo interessante sobre as pessoas. Quando Deloris sente que sua vida está estabilizada, um canal de TV resolve fazer um programa especial sobre o coral da Igreja, e o bandido que estava a perseguindo, aparece novamente. Por esse motivo, a Madre Superior resolve contar às freiras a verdadeira identidade da Irmã Mary Clarence. Assim que elas ficam sabendo, resolvem tentar salvar Deloris, pois mesmo sendo uma cantora da noite, tinha ajudado muito a todas na paróquia a crescer e ver em si mesmas o que havia de melhor nelas.
-
Divulgação Na continuação de Mudança de Hábito, a cena da freira cantando com os alunos tornou-se inesquecível. Deloris consegue fazer com que um grupo de alunos rebeldes, cante uma música frente a um público específico. A canção não poderia ser outra, senão Happy Day. Dessa cena, podemos levar a persistência.
-
Divulgação Uma curiosidade sobre a atriz, que cruza com a história do filme, é que Whoopi, quando era criança, estudou em uma escola de freiras, que não gostavam muito da pequena Goldberg, pois ela costumava brincar que os apóstolos de Jeses eram Paul, George, John e Ringo - que caso você não tenha reconhecido, são os integrantes dos The Beatles. O papel só é incrível, pois há uma conexão quase visível entre a personagem e a atriz.
-
Divulgação Mudar um pouco os ares é uma lição que Delores trabalha bastante. Em inúmeras músicas religiosas tradicionais que tocam no filme, a irmã modifica o ritmo das antigas canções. Em um primeiro momento, essa atitude não é bem-vinda no grupo, mas aos poucos ela conquista o espaço que precisa para sacudir o esqueleto das colegas, que passam a sentir a música de uma outra forma, cantando-as de uma outra forma.
-
Divulgação Um dos principais temas abordados em todo filme é o simples fato de a música mudar a vida das pessoas. Além de ser algo que envolve um grupo e promove a união, cantar é algo que diverte, como quando cantam I Will Follow Him na apresentação final do segundo filme. Simples assim, não?