-
AgNews Muito além de suas composições, Gilberto Gil já mostrou inúmeras vezes sua sabedoria. Os filhos do cantor inclusive compartilharam os ensinamentos que receberam do pai. Pensando nisso, o ESTRELANDO reuniu algumas declarações dos herdeiros do músico. Confira a seguir:
-
AgNews Recentemente, Bela Gil comentou no Saia Justa do GNT sobre a relação com o pai. Durante o bate-papo, a chef de cozinha relembrou momentos da infância e destacou a influência dele na vida dela e na dos irmãos. Meu pai me deu muitos conselhos, mas não necessariamente do tipo: Vem aqui, filha, preciso te falar uma coisa. A partir da minha adolescência, eu lembro muito bem dos momentos depois do almoço em família, quando todo mundo saía da mesa, e ficávamos só eu e ele, sentados, conversando. Às vezes tomando um chazinho verde, outras vezes um licor de jurubeba, que ele ama e me ensinou a tomar. Ali, naquela simplicidade, a gente foi construindo um afeto muito gostoso. Era nesses momentos que ele me dava orientações, conselhos, falava palavras que… olha, meu pai é tipo um oráculo. Ele é tão preciso no que diz que, às vezes, solta uma frase, uma ideia, uma expressão que te faz repensar a vida inteira. Isso foi muito importante na minha formação, ajudou a moldar meu caráter, meus valores, minha forma de pensar.
-
AgNews Bela ainda compartilhou que o pai ensinou ela a trocar livros: Ele sempre fala que é adepto da bondade radical e conseguiu passar isso para gente, para os filhos, cada um à sua maneira. Eu, por exemplo, não tenho a música dentro de mim, então a nossa forma de conexão sempre foi através dos livros. Trocar leituras foi (e ainda é) uma forma de estarmos juntos. Ao GNT ela também falou sobre a paternidade de Gilberto Gil: Fiquei pensando em algo que me encanta muito na paternidade dele: a capacidade de criar espaço. Um espaço real para gente florescer, para ser quem a gente é, sem aquele narcisismo das projeções. Ele nunca tentou nos moldar de um jeito fechado, como se só existisse um caminho certo. Não teve esse negócio de idealizar o filho e sufocar qualquer desvio disso. E isso, para mim, foi um grande presente, algo que hoje eu tento repetir com os meus próprios filhos. Porque é muito gostoso a gente poder crescer e viver em um espaço onde há liberdade para ser.
-
Divulgação Durante sua participação no QuemPodePod, Preta Gil, contou uma curiosidade e um ensinamento precioso que recebeu de Gilberto. De acordo com ela, o pai se recusou a escrever uma música quando decidiu se lançar como cantora. Preta contou que chegou a levar isso para a terapia. Meu pai tem essa personalidade. Você quer, você vai, você conquista. Ele pode até colaborar de alguma forma, mas nunca num primeiro momento. Quando eu decidi cantar, a primeira coisa que eu fiz foi: Pai, faz uma música para mim? Ele me olhou e disse:Não, vai procurar a sua turma. Fui para o meu terapeuta e falei: Rejeição!. Preta contou que após dez anos de carreira, o pai finalmente a agraciou com uma canção: Depois de 10 anos de carreira, um belo dia ele me falou que havia feito uma música para mim, no meu disco Sou como sou. Ela ainda diverte ao relembrar que esperava que a composição fosse uma homenagem para ela, mas não foi bem assim. A cantora foi sincera ao revelar que esperava uma música do pai exaltando a filha: Veio a música e pá! Um papel com a letra dele e o nome da música: Praga. A música é de uma época em que eu tinha passado por vários casos de racismo, gordofobia e homofobia na internet. Ele fez uma música rogando praga para todos os meus haters. É uma oração para pedir proteção aos ataques que eu sofro, rogando praga. Mas as pragas rogadas por ele são bem leves. A música é genial! É muito bonita, foi uma declaração de amor. Eu tive que ter a maturidade de compreender a densidade da música, de um pai que protege a filha. Vale pontuar que a cantora morreu em decorrência da doença em julho de 2025.
-
AgNews Em 2024, durante uma entrevista ao Programa do Bial, Preta Gil comentou sobre sua relação com a finitude, da qual, afirmou que mudou após receber um conselho do pai em meio a um período difícil em que o câncer voltou: Se estiver sendo muito pesado para você e se for sua hora, aceite. Se deixa ir. É muito ruim viver com esse incômodo dessa forma que você está lutando, disse Gil para a filha. O episódio, segundo a cantora, foi um divisor de águas.
-
AgNews Francisco Gil, filho único de Preta Gil, compartilhou como seu avô o conformou após a morte de Preta Gil. Referir-se a biografia lançada pela cantora intitulada Os primeiros 50, Gilberto Gil disse: Que agora venham os 50 bilhões de anos.