-
Se tem uma máxima que funciona em novelas é a lógica do mistério. Segurar para os últimos capítulos quem matou um personagem, ou quem atacava os papéis da trama, por exemplo, sempre causa curiosidade e prende o telespectador. É exatamente isso que está acontecendo agora, com a reta final de Vale Tudo. Odete Roitman, vivida por Debora Bloch no remake global, foi assassinada no dia 6 de outubro, mas a revelação de quem a matou só irá ao ar no último capítulo, que rola no dia 17 de outubro. Para você, quem é o responsável pelo crime? A seguir, confira alguns dos mistérios clássicos das novelas!
Divulgação-TV Globo
1
-
Na mesa linha da atual versão, quem acompanhou a primeira versão da trama, de 1988, também se perguntou, mesmo que de brincadeira, quem tinha acabado com a vida de Odete Roitman, personagem de Beatriz Segall. Na primeira versão, a responsável pelo crime foi Leila, papel de Cássia Kis.
Divulgação-TV Globo
2
-
Quem assistiu à novela global A Indomada na primeira exibição, em 1997, lembra bem dos meses de sofrimento até descobrirmos o quem era o Cadeirudo. No final, acabamos descobrindo que era Lurdes Maria, a beata da cidade, que atacava as mulheres que saíssem sozinhas em noite de lua cheia. Ó xenti, my God!. A trama foi escrita por Aguinaldo Silva.
Divulgação-TV Globo
3
-
E por falar em Aguinaldo Silva, ele adora um mistério. Logo no começo de O Sétimo Guardião, um gato misterioso chamado Leon, visões reveladoras de Luz da Lua, uma fonte secreta que é zelada por sete guardiões já deixou os fãs bem intrigados, fatos que foram, aos poucos, revelados na novela - que acabou deixando alguns pontos soltos.
Divulgação-TV Globo
4
-
O povo de Asa Branca está até hoje sem entender o que acontece em todos os ataques em noite de lua cheia. Mas se eles acompanhassem o ESTRELANDO - ou fossem telespectadores na época de Roque Santeiro - saberiam que se tratava de Astromar Junqueira, que virava lobisomem.
Divulgação
5
-
Em Chamas da Vida, da Record, o grande segredo era quem era o incendiário que estava dando trabalho para o corpo de bombeiros. A principal suspeita era Vilma, mas no final descobrimos que Léo era o responsável pelos acidentes.
Divulgação-TV Record
6
-
Tem gente que até hoje preferia continuar no escuro sobre o que Perpétua escondia na caixinha que ela mantinha sempre em segurança em Tieta. Apesar de nunca ter revelado com todas as letras, ela deixou a entender que mantinha os órgãos sexuais do falecido marido bem próximos de si. Claro que só soubemos disso no final da trama. Que tortura!
Divulgação-TV Globo
7
-
Em Duas Caras, dois fatores se repetiram com a trama de quem era o Sufocador de Piranhas: os ataques à meia-noite e os personagens da trama nunca descobrirem quem era o culpado. Mas, como somos legais, vamos revelar que era Geraldo Peixeiro, vivido por Wolf Maya.
Divulgação-TV Globo
8
-
Até hoje estamos roxos de curiosidade para saber que é o misterioso namorado de Crô, em Fina Estampa. Mas pelo visto vamos todos ficar querendo, porque a novela já acabou, já fizeram até filme sobre o personagem e continuamos só sabendo que ele tem uma tatuagem de escorpião no pé.
Divulgação-TV Globo
9
-
Torre de Babel tinha um mistério explosivo. Trocadilho à parte, o shopping Tropical Towers veio abaixo com uma explosão e Clementino, vivido por Tony Ramos, era o principal suspeito. Isso até que descobrimos que sua filha, Sandrinha, tinha tentado incriminá-lo e era a verdadeira culpada. Aprendemos também a ter cuidado com personagens de Adriana Esteves no diminutivo. Depois da Sandrinha teve a Carminha, que dispensa apresentações.
Divulgação-TV Globo
10
-
As únicas pessoas que devem ter se incomodado mais que o público com o mistério sobre Ana do Véu foram Patrícia Pillar e Ísis Valverde, que tiveram que ficar escondidas atrás de um véu até terem suas identidades reveladas, finalmente, nas duas versões de Sinhá Moça.
Montagem-Divulgação-TV Globo
11
-
Algumas vezes os mistérios acabam sendo revelados apenas para o público - ou nem isso! - e se perdem no meio da trama, sendo esquecidos. Esse foi o caso, por exemplo, da morte de Cléo, personagem de Vanessa Giácomo em Beleza Fatal. Quem assistiu à trama descobriu, pouco tempo depois da morte, que ela havia sido assassinada a pedido de Lola, papel de Camila Pitanga. Mas na trama em si, isso acabou sendo esquecido de ser solucionado entre os personagens. Ops!
Divulgação
12