Conheça, em 26 fotos, a trajetória de carreira de Pabllo Vittar!
Veja como foi o caminho da drag queen até atingir o sucesso!
13/Jan/2022
Da Redação

Antes de ser Pabllo Vittar, Phabullo Rodrigues da Silva, nascido em 1º de novembro de 1994, no Maranhão, já sonhava com o sucesso que faria um dia. Levando jeito para ser cabeleireiro, o garoto chegou a se inscrever em um projeto social para investir na carreira, porém dois de seus professores de canto prestaram atenção em sua voz e o incentivaram a se dedicar a isso. Seu amor pela música, por exemplo, rendeu no começo da carreira o nome artístico de Pabllo Knowles, já que sua maior inspiração é Beyoncé Knowles.

Com a agenda de shows cada vez mais lotada, Pabllo resolveu largar a faculdade de design na Universidade Federal de Uberlândia e passou a se dedicar ainda mais à música. Adotando o sobrenome Vittar, foi em 2015 que o sucesso realmente atingiu o Brasil todo, com seus vídeos no YouTube e o lançamento de seu EP, que traz o sucesso Open Bar, uma versão brasileira de Lean On, música da cantora MØ em parceria com o Major Lazer.

Em 2014, Pabllo, que ainda era Phabullo, participou do programa Carona da TV Integração, para tentar a sorte em um concurso musical. Lá, interpretou I Have Nothing, de Whitney Houston, para o cantor Daniel, na época jurado do programa de competição musical The Voice Brasil, que ficou impressionado com sua potência vocal.

Quando o apresentador Thiago Miranda estreou um programa semanal na TV local, Pabllo não saía de sua plateia. Em entrevista ao Extra, Thiago recorda: - Ele pedia sempre para cantar e dançar. Eu não sabia nada sobre o Pabllo. Um dia o chamei para o palco e vi que o talento dele era indiscutível. Essa parceria durou dois anos e, segundo o próprio apresentador contou, Thiago ignorou os pedidos dos telespectadores, que se sentiam incomodados com a presença de Pabllo.

Aos 15 anos de idade e morando em Uberlândia, Minas Gerais, Pabllo se assumiu homossexual para sua mãe, mas segundo ele mesmo contou, nem surpresa ela ficou. Sempre me apoiou - aliás, a família inteira, minhas irmãs também. E a primeira vez que se vestiu como mulher, mas ainda não adotava a persona drag queen, foi quando trabalhou para uma amiga, distribuindo panfletos na frente de uma balada, aos 17 anos de idade. Aos poucos, foi conquistando o espaço e se tornando um grande nome LGBT. Já sua primeira performance como drag aconteceu no clube Belgrano, em Uberlândia, balada que pertence aos produtores Ian Hayashi e Leocádio Rezende, que hoje são chamados de pais pela Pabllo e empresariam sua carreira.

Já em 2016, veio o convite para que ela se tornasse a principal atração musical de Amor & Sexo, programa apresentado por Fernanda Lima, na TV Globo.

Fazendo ainda mais barulho, Pabllo lançou seu primeiro álbum de estúdio, intitulado Vai Passar Mal, em janeiro de 2017. O primeiro single, chamado Nega, abriu as portas para hits que ganharam o Brasil ao longo daquele ano, principalmente no Carnaval, ainda mais após o lançamento de Todo Dia, sua parceria com Rico Dalasam. Outros singles como K.O. e Vai Passar Mal, este com a participação de Matheus Carrilho, ex-Banda Uó, também fizeram um estrondoso sucesso.

Muitas pessoas conheceram mesmo Pabllo com Sua Cara, música do Major Lazer, em que ela canta ao lado de Anitta. Lançado em julho de 2017, o clipe bateu recordes de visualização e deu ainda mais destaque à carreira da drag.

Naquele mesmo ano, durante o Rock in Rio, ela apresentou Sua Cara ao vivo ao lado de ninguém mais, ninguém menos, que Fergie! Ela se emocionou em cima do palco e até gritou: - Eu tô vivendo um sonho! Na época, ela chegou a ultrapassar Fergie em número de seguidores no Instagram. Não é para qualquer uma, né?

Falando em parcerias, Pabllo já gravou com Lucas Lucco, Preta Gil, Emicida, Simone e Simaria e Luan Santana, dentre outros artistas.

Talvez um dos grandes marcos da carreira de Pabllo é o fato de ela ser considerada a drag queen mais conhecida do mundo, tendo mais seguidores em redes sociais que a própria RuPaul, uma das artistas mais famosas do mundo LGBTQ+!

Outro single do álbum foi Então Vai, produzido por Diplo, e que trouxe a participação do produtor no clipe. No vídeo, ele e Pabllo se beijam, passando o recado contra a homofobia. Aliás, o assunto está sempre em pauta com Pabllo, que faz questão de lembrar da infância e adolescência cheia de preconceitos que marcou sua vida. Indestrutível, o último clipe do álbum, fala justamente disso.

Em novembro de 2017, ela se apresentou no Prêmio Multishow para coroar ainda mais esse ano especial, que mudou totalmente o rumo de sua carreira. Na performance, Pabllo até beijou um de seus dançarinos! Aliás, antes que o ano acabasse, ela ainda se apresentou no Domingão do Faustão e conquistou o prêmio de Música do Ano com K.O..

Para fechar o ano com chave de ouro, a cantora havia anunciado um pocket show na rua Augusta, uma das mais badaladas de São Paulo. Porém, o que a produção não estava esperando, era que 15 mil pessoas se amontoassem para ver de pertinho a performance dela!

Além disso, Pabllo teve seu próprio programa no Multishow! Chamado Prazer, Pabllo Vittar, a atração foi muito bem apresentada pela drag queen. Na estreia, em maio de 2018, ela contou: - Estou realizando um sonho! Tenho que agradecer muito ao Multishow por essa oportunidade, mas também aos meus fãs, que me colocaram nessa posição e que me dão a força diária que eu preciso. O programa vai ser a minha cara! Se preparem para muitas performances musicais e muita gente legal que vou entrevistar! A maioria são meus amigos e outros são pessoas que possuo um carinho muito grande e que vou adorar conhecer melhor. O palco está incrível, tenho até um closet no meio do cenário e uma plateia! Estou muito grata por mais este desafio na minha carreira e empolgada para levar o que eu faço e as minhas mensagens para o público da TV e conseguir atingir ainda mais pessoas com o meu trabalho.

E se você pensa que em 2018 a cantora iria diminuir o ritmo, se enganou. Com muito Carnaval desde o começo do ano, Pabllo fez uma maratona e realizou shows por todo o Brasil. O mais legal é que ela se propôs a usar uma fantasia diferente em cada performance, rendendo momentos incríveis e fashions, com muitas referências culturais.

O segundo álbum da cantora, intitulado Não Para Não, estreou nas paradas de sucesso no dia 4 de outubro de 2018! O álbum traz hits como Problema Seu, Trago Seu Amor de Volta, Buzina e muitos outros. Em serviços de streaming, o disco continua sendo um dos mais tocados do Brasil!

Em novembro de 2018, estreou na Netflix a animação Super Drags! O desenho conta a história de três colegas de trabalhomgays, que de noite se transformam em super-heroínas drag queens que combatem o mal - e um político conservador! Pabllo dubla Goldiva, uma das personagens. Demais, né?

Há alguns anos Pabllo é destaque no Carnaval pelo Brasil todo, mas foi na edição de 2019 que ela arrastou multidões em São Paulo ao estrear o seu próprio bloco! O evento reuniu milhares de foliões e saiu na avenida Tiradentes, uma das maiores da capital paulista.

Destaque no mundo todo, ela posou nua para a revista Galore e deu uma entrevista e tanto. Por exemplo, ela citou a confusão que pessoas fazem ao questionarem a identidade de gênero dela. Quando está na pele da artista, Pabllo se veste de mulher e vira uma drag queen. Em seu dia a dia, ela é apenas um garoto gay: - É uma forma de mostrar para as pessoas que você pode ser o que quiser. Parar de rotular pessoas e dizer como eles devem viver suas vidas. Enquanto você estiver respeitando o espaço pessoal das pessoas, você pode fazer o que tiver vontade. Relembre a entrevista e veja mais fotos aqui!

Pabllo realizou mais uma conquista: ela representou o Brasil durante uma apresentação para alguns membros da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Ela foi convidada pela Embaixadora Britânica para fazer um pocket show em um evento fechado da organização em celebração aos 93 anos de idade da Rainha Elizabeth II. A festa, intitulada de The Queen’s Birthday Party, tinha como tema igualdade e inclusão, já que naquele mês foi comemorado os 50 anos da revolução de Stonewall, que coloca em destaque as conquistas dos LGBTQ+ ao longo da história.

Todos os anos, a revista TIME faz uma lista de artistas, ativistas e pessoas influentes que podem ser considerados líderes da nova geração. Em 2019, o veículo já tinha citado nomes como Rosalía e Tessa Thompson - e, depois, acrescentou Pabllo em seu especial. É muito poder, hein? Como justificativa, a publicação alegou que Pabllo estabeleceu-se como alguém para ficar de olho em muitas frentes, integrando perfeitamente o pessoal ao cultural e político e usando sua plataforma como uma estrela musical para exigir igualdade para as comunidades LGBTQ+ no Brasil e além. Em entrevista, a cantora ainda disse o seguinte: - É muito legal ver a arte drag queen e a arte LGBTQ+ se popularizando e sendo apresentadas a pessoas que nem ouviram falar sobre o que é ser queer. Como artista, você tem o dever de se posicionar sobre as coisas e trazer com a sua popularidade as mensagens que realmente importam. Se falar me colocará em um lugar arriscado, vamos todos morrer tentando.

Sem parar de trabalhar em parcerias, Pabllo em 2020 não lançou álbum novo, mas sim, um EP no dia 31 de outubro! Intitulado 111, o trabalho da cantora traz Flash Pose, cantada em inglês com Charli XCX, além de uma música em espanhol, chamada Ponte Perra. O álbum fica completo com uma parceria ao lado de Psirico, chamada Parabéns, e a canção Amor de Que.

Outra grande conquista de Pabllo foi a apresentação no MTV EMA, premiação de música que aconteceu na Espanha em novembro de 2020! O evento teve uma apresentação de Pabllo no pré-show. Pois é, ela foi a primeira artista brasileira a ser convidada para performar no evento!

Em maio de 2021 a cantora Pabllo Vittar lançou o tão esperado videoclipe da canção Ama, Sofre e Chora em seu canal do YouTube, quando ela aparece vestida de noiva. Aliás, durante show ao lado de Preta Gil na edição do BBB21, ela revelou que vai subir ao altar.

Ainda em 2021, Pabllo ganou da MTV europeia o prêmio de Melhor Artista Brasileiro pelo segundo ano consecuivo e agitou muito a web após este prêmio. Ela merece, né!?
-
Isis Valverde, Ivete Sangalo, Ana Carolina... Confira artistas que foram diagnosticadas com doença celíaca
-
Ivan discute com Raquel. Confira o que vai rolar nesta sexta-feira em Vale Tudo
-
Ryan conta para Durval que Yuri pode ajudá-lo a deixar a prisão. Saiba o que vai acontecer em Dona de Mim nesta sexta-feira
-
Todas as vezes que Janet Jackson se inspirou no estilo do irmão, Michael Jackson
-
Clarice ajuda Carmem e confronta Juliano. Saiba o que vai acontecer em Garota Do Momento nesta sexta-feira