-
Nascido em 1º de dezembro de 1951, Walcyr Carrasco é um dos autores mais respeitados na teledramaturgia brasileira. E ele gosta de retratar alguns assuntos polêmicos em suas tramas. Em A Dona do Pedaço, por exemplo, o escritor apostou em um desfecho surpreendente para a personagem Josiane, interpretada por Agatha Moreira. A cena dividiu opiniões na internet, já que uns amaram e outros nem tanto - tudo porque a filha de Maria da Paz aparece na última cena como uma clara alusão ao filme Invocação do Mal. Mas essa não é a primeira vez em que Walcyr faz referências a outras obras em suas novelas. Confira outros casos a seguir!
Montagem-Divulgação-TV Globo
1
-
Em O Outro Lado do Paraíso, a cena de regressão de Laura chamou a atenção dos telespectadores e bombou na internet. Além da descoberta de que Vinícius abusava da enteada na infância, as sequências também chamaram a atenção por serem parecidas com as da série Stranger Things e o filme Um Olhar do Paraíso.
Montagem-Divulgação-TV Globo
2
-
O Outro Lado do Paraíso ainda trouxe outra trama que buscou inspiração na literatura. A peça Madame X foi lançada em 1908 pelo dramaturgo francês Alexandre Bisson e foi adaptada no cinema várias vezes. A sinopse é a seguinte: após a morte de seu amante, uma mulher é convencida por sua sogra a fingir sua morte. Parece o drama vivido por Elizabeth, não é mesmo?
Montagem-Divulgação-TV Globo
3
-
A história de vingança de Clara, por exemplo, é uma adaptação do romance O Conde de Monte de Cristo, escrito por Alexandre Dumas. Um dos maiores clássicos da literatura, a história acompanha o protagonista Edmond Dantès, que é preso injustamente após o complô de três rivais. Na prisão, ele conhece o abade Faria, que indica o lugar onde está escondido um tesouro.
Montagem-Divulgação-TV Globo
4
-
Antes da novela das nove, Walcyr escreveu a novela das seis Êta Mundo Bom!, exibida em 2016. O protagonista Candinho foi inspirado no cineasta e ator Mazzaropi.
Montagem-Divulgação-TV Globo
5
-
O grande sucesso Verdades Secretas também buscou sua inspiração na sétima arte para uma cena, dessa vez no cinema francês. A sequência em que Angel faz um programa e seu cliente morre, fazendo com que ela seja descoberta pela avó, é o mesmo destino de Isabelle, protagonista do filme Jovem e Bela, lançado em 2013, dois anos antes da novela das 11.
Montagem-Divulgação-TV Globo
6
-
Se emocionou com a cena final de Amor à Vida, em que Félix finalmente se acerta com seu pai e os dois observam o pôr do sol? Foi uma homenagem ao longa Morte em Veneza, que também tinha cenas na praia e a mesma trilha-sonora.
Montagem-Divulgação-TV Globo
7
-
Em O Profeta, Marcos tem uma ideia ousada para salvar a amada Sônia do vilão Clóvis: depois de fingir a morte da moça, ele faz um show em que ela aparece como um fantasma. É a mesma história do longa O Ilusionista, lançado alguns meses antes da cena ir ao ar na novela.
Montagem-Divulgação-TV Globo
8
-
Quando Aninha leva um balde de tinta no começo de Chocolate com Pimenta, muita gente já se lembrou do clássico do terror Carrie, a Estranha, de Stephen King. A obra, publicada em 1974, também ganhou várias versões para o cinema.
Montagem-Divulgação-TV Globo
9
-
Mas a história de Aninha depois que ela volta para a cidade de Ventura foi livremente inspirada na obra A Viúva Alegre de Franz Lehár.
Montagem-Divulgação-TV Globo
10
-
A Padroeira tinha como pano de fundo a luta real dos pescadores da região pelo reconhecimento do culto a Nossa Senhora Aparecida. Mas a história de amor entre Valentim e Cecília buscou inspiração na obra As Minas de Prata, de José de Alencar e o clássico Romeu & Julieta, de William Shakespeare.
Montagem-Divulgação-TV Globo
11
-
Já a história de idas e vindas de Catarina e Petruccio em O Cravo e a Rosa é uma adaptação de outra obra de Shakespeare: A Megera Domada. Além das adaptações diretas da peça, outros filmes também se inspiraram na história. Um dos casos mais famosos é a comédia romântica 10 coisas que odeio em você, estrelado por Julia Stiles e Heath Ledger.
Montagem-Divulgação-TV Globo
12
-
Mas O Cravo e Rosa ainda trazia outra trama inspirada em uma obra clássica. Bianca era apaixonada pelo playboy Heitor, que a escrevia cartas apaixonadas. Mas na verdade, as cartas eram escritas por Edmundo, que acaba se apaixonando por Bianca. Essa é a mesma história da peça francesa Cyrano de Bergerac.
Montagem-Divulgação-TV Globo
13