-
Divulgação Roteirista, atriz e apresentadora, Fernanda Young morreu no domingo, dia 25, após uma crise de asma seguida de uma parada cardíaca. A morte inesperada da artista deixou muita gente abalado e nas redes sociais famosos, familiares e amigos próximos dela tiraram um tempinho para homenageá-la. Maria Ribeiro, por exemplo, relembrou um clique ao lado da amiga e falou sobre a coragem que ela possuía: Quantas pessoas te trouxeram ate aqui? Te abriram caminho, compuseram sua personalidade, te permitiram ser quem você é? Sou feita de muita gente. Tom Jobim, João Gilberto, Rubem Braga, Domingos, Camelo, Freud, Madonna, Clarice Lispector, Caetano, Gil, Leila Diniz, Darin, Galeano, Spike Jonze, Truffaut, Woody Allen, Glauber, e, finalmente, dessa estilosa moça aí da foto, a quem sempre imitei. Óbvio que tem muito mais gente nesse balaio, mas preciso admitir que no departamento coragem..., essa daí era o terror da concorrência. Não tinha pra ninguém! E não sei se tão cedo vai ter! Viva Fernanda! Forever Young. Já em sua coluna no jornal O Globo, Maria dedicou o espaço para se despedir de Fernanda: Fernanda Young gostava de Frida Kahlo. E também da Madonna. E da Marisa Orth. E da Hebe. E da Virgina Wolff. E da Virgem Maria. Fernanda era Maria. Um nome seguido do outro. Era punk e devota, maternal e vingativa, metódica e provocante, terço e cinta liga. (...) Estamos na tal primavera feminista, e ai de quem não perceber a importância de todas as hashtags e movimentos. Dito isso, neste agosto de 2019 e ainda sob o impacto de uma noite virada em cima de áudios e saudades, eu gostaria de dizer que Fernanda Young foi mais feminista que todas nós, e sua morte deixou transparente o tanto de estrada que ainda temos pela frente, escreveu a atriz em trecho do texto. A seguir, veja alguns famosos que prestaram homenagem para a artista que ficou conhecida por defender causas nobres e falar muito o que pensa.
-
Divulgação Desde a morte da mãe, Estela May tem encontrado nas redes sociais uma forma de homenagear Fernanda e contar suas lembranças. Em foto em que a artista aparece ao lado do marido, Alexandre Machado, a garota falou sobre a relação dos pais: eles se conheceram no crepúsculo de cubatão - boate underground do rio. mamãe tinha 16, papai 27. mamãe era pequenina e punk. papai era grandalhão e yuppie. mamãe batia cabeça e era agressiva pra se proteger. papai se apaixonou. eles namoraram e terminaram e namoraram de novo. papai acompanhou mamãe em todas suas transformações capilares - rosa, raspado, peruca e aquela vez que ela pintou de verde e amarelo e ficou horrível. papai a incentivou a escrever e ser livre. e ela o fez. mamãe era forte e papai sensível. o casal mais esquisito e brilhante do planeta terra, meus pais. brilhante engraçado puro doido dinâmico. riam sempre um da cara do outro. ter visto e experimentado um pouco desse amor foi provavelmente a coisa mais significativa da minha vida. amor que gera amor amor amor, escreveu ela na legenda.
-
Divulgação Em outra publicação, Estela divulgou um clique para lá de fofo da mãe passando batom nela quando era criança Na legenda, ela escreveu: Para sempre. Cecília, que também é filha de Fernanda, usou o Instagram para falar sobre a perda da mãe. Com uma foto de prédios e do céu, ela escreveu. Mamãe sempre disse que eu era uma ótima dançarina, mas que eu era muito tímida. Acabei de ligar uma das minhas playlists que ela mais odiaria – cheia de música que ela descreveria como “um monte de gente se esgoelando”. No momento que eu me levantei e comecei a dançar senti um raio de luz nas minhas costas e sabia que ela estava ao meu lado. Continuarei a dançar e sonhar por você, mamãe. Para sempre., escreveu ela. Em outra publicação, em que aparece com ramos de lavanda no bolso da camisa, Cecília emocionou os seguidores: Quando você vê em filmes esse tipo de coisa acontecendo, parece que a vida inteira da pessoa para. O filme não mostra o seu pai falando que as músicas da festa infantil tocando altíssimo no prédio ao lado é o jeito dela de sacanear a gente algumas horas antes de seu enterro. Ou suas tias discutindo na hora do almoço qual é o melhor cruzeiro para levar a família inteira. Ou sua irmã terminando seus quadrinhos da semana. Ou você forçando seu pai ir para sala, e fazendo ele sentar para assistir Gossip Girl com seu primo e seus irmãos (com explicações detalhadas de quem é cada personagem). Bom, o que eu quero dizer é que a vida continua. Ainda dói, e muito, mas todo dia essa dor vai se transformando em algo mais leve, mais bonito. Minha mãe conseguiu escolher as pessoas mais fortes e destemidas para passarem pela a pior situação imaginável, e eu sei que vamos conseguir. Toda a mensagem de carinho e suporte ajudam muito, então obrigada. Não consegui, e não sei se vou conseguir tão cedo, responder todas elas, mas saibam que elas significam muito para mim e para a minha família. Sejam elas de familiares, amigos ou pessoas que apreciavam a minha mãe — ela sempre amou muito toda pessoa que mostrava carinho pelo seu trabalho. Não sei se um dia vou ter a magia dela, o “star quality” dela, mas farei tudo que eu posso para continuar o seu legado. Seja postando textos incansavelmente longos, como esse, no Instagram (desculpa se tem algum erro de concordância ou gramatical!), seja forçando meus irmãos fazerem a lição antes de jogarem video game, ou tirando a coca zero do meu pai e trocando por aqueles refrigerantes naturais que ela encontrou. Tenho certeza que ela sempre viverá, não apenas por conta minha, mas por conta de todos nós. A obra dela e seu legado são eternos., escreveu ela.
-
Divulgação O fotógrafo Bob Wolfenson escolheu homenagear Fernanda divulgando cliques inéditos dela. Na legenda, escreveu: Minha amiga de uma coragem sem igual. A pessoa mais generosa do mundo. O absurdo da vida: 49 anos. Cheia de planos. Esta foi a ultima imagem que fiz dela. 2 semanas atrás. Vai pro céu desafinar o coro dos contentes como sempre o fez aqui embaixo onde farás muita falta.. Já na publicação em que Fernanda aparece nua, ele disse: Posto aqui esta fotografia da Fernanda Young feita para a Playboy em 2009, pois sei que ela permitiria que eu o fizesse. Em que pese a gaiola ter sido a face de um adorno fetichista e talvez fosse esta nossa intenção à época. Hoje vista, assim, em retrospectiva, é a metáfora de alguém ainda que engaiolada pode dizer: nada me aprisiona, estou aqui nua inteira, altiva, corajosa dona do meu corpo. Fernanda era assim. Só os afetos a prendiam, o resto era alvo de seu crivo e lógica muito particulares. Ela sempre se sentia injustiçada pelos, como elas os chamava, "coronéis da cultura". De fato, seu comportamento e obra não cabiam na miríade de compartimentos que nós na tentativa de nos entendermos procuramos ensacar a todos em definições pré ou pós concebidas. Se há algo em algum artista que seja digno do uso da alcunha de, é a originalidade. E isso, meus amigos, nela exorbitava. Fernanda não pertencia a grupos, pois logo arrumaria encrenca. Ela era voz dissonante, às vezes por provocação e outras por discordância pura. No entanto, na vida real nunca vi pessoa tão generosa, tão praticante dos princípios igualitários. Sempre incorporando à sua trupe os mais diversos gêneros de gentes que encontrou ao longo de sua breve jornada. Choro a perda de uma amiga muito próxima. A vida não ta fácil com a situação toda que esta aí, mas a morte da Fernanda foi golpe, lamentou.
-
Divulgação Fernanda Nobre compartilhou um texto extremamente emocionada nas suas redes sociais para falar sobre a morte de Fernanda. O que é interessante deixar claro é que as duas eram super amigas e que Nobre estava com data marcada para contracenar com Young em uma peça, no próximo dia 12 de setembro, em São Paulo. Ainda está difícil de acreditar que eu não vou te encontrar agora à tarde naquela sala que todo dia você chegava dizendo esse lugar é lindo. Hoje é segunda e iríamos continuar com a nossa rotina que nos acompanha há meses, nossos ensaios diários com pausas para gargalhadas.Nossos dias eram leves, engraçados e apesar de exaustivos, você todo o dia terminava o ensaio falando: 'Obrigada, essa loucura aqui tá me salvando'. Sim, a arte salva a alma, e ninguém sabe disso melhor do que você. Você faz da existência uma arte, as coisas mais banais da vida são resinificadas pela sua intensidade.Conviver com você era aprender como ser artista na magnitude desta escolha, não à toa estávamos fazendo um espetáculo sobre o amor a arte: duas personagens, numa sala de ensaio, num processo profundo na criação de uma nova obra. E lá estávamos nós fazendo esta metalinguagem, criando uma relação de entrega, confiança e amizade profunda. Sabe o que me deixa feliz? Que semana passada eu te disse que você já tinha me transformado como mulher, que eu ainda não conseguia botar em palavras mas já sabia que tinha amadurecido em um lugar essencial. Que bom que eu te disse isso. E melhor ainda quando me despedi de você na sexta feira as 13h eu disse “obrigada. Eu te amo”. Me sinto muito honrada por ter dividido uma relação tão profunda e íntima com você. Muito. Foi lindo. Modificador. Criativo. Necessário. Mas eu queria ainda mais, por muitos anos, para vida toda. Já tínhamos mais planos de trabalho, porque o trabalho e a vida para você são insociáveis. Queria que o público visse a atriz dramática maravilhosa que você é. Pois o seu trabalho estava estupendo, como só uma atriz inteligente é capaz de ser. Você estava muito feliz, repetia isso sempre, agradecia sempre por esse momento da sua vida, estava se sentindo linda e muito forte. Você é enorme. Necessária para nós mulheres, para nossa cultura. Era um norte antes mesmo de te conhecer, li 5 dos seus quinze livros, tinha você como referência de liberdade, autenticidade e inteligência. Você já está fazendo muita falta! Obrigada, Fernanda. Obrigada.
-
Divulgação Marcos Mion escreveu em seu Stories um verdadeiro desabafo sobre Young. Que notícia triste e chocante a morte tão precoce da Fernanda Young. Décadas atrás, ficamos próximos pois ela aceitou adaptar para o teatro, à meu pedido, seu livro Vergonha dos Pés, um dos livros mais legais que já li.Acabou que começamos a montagem, mas não concluímos. Uma pena! Teria sido uma honra atuar na primeira adaptação de um texto dela no teatro...De qualquer forma criou se uma relação de respeito e admiração mútuos. Até nosso ultimo encontro na última bienal do livro onde eu autografei um livro meu para ela... Quem sou pra autografar um livro para você!?, eu disse. Apesar da distância sempre teve minha admiração, afina, ela não veio para fazer concessões. Chacoalhou geral! Nunca aceitou o que não quis. E serviu de inspiração para muitos. Que Deus conforte as filhas, a família e que guie seu caminho com amor e compreensão. Valeu, Fernanda!
-
Divulgação Paulo Ricardo revirou o baú e achou uma foto ao lado de Young quando ainda eram bem novinhos e na legenda da publicação desabafou o que estava sentindo: Que tragédia a perda dessa mulher genial, que nos divertiu com inteligência e ironia por tanto tempo e com quem eu tive o privilégio de trabalhar em Surtadas na Yoga e no seu talk show Irritando Fernanda Young. Cheia de vida e de novos projetos, vai fazer muita falta em nossos corações...
-
Divulgação Zezé Motta mostrou que ficou bem abalada com a morte de Young e decidiu fazer uma homenagem para a artista em suas redes sociais, na legenda da publicação ela escreveu: Chocada com a perda tão precoce da Fernanda Young - partiu na manhã deste domingo aos 49 anos de idade. Ontem mesmo durante uma palestra falei que quando você chega aos 75 anos você acaba ficando mais forte em relação às perdas, porque ao longo de uma vida, quando mais velho você vai ficando, mais pessoas você vai perdendo. Enfim, algumas mortes ainda me chocam, e muito! A vida é tão irônica que há 15 horas atrás Fernanda postou em seu Instagram (Onde queres descanso sou desejo). Descanse em paz bruta flor Fernanda. Meu Deus!
-
Divulgação Tássia Camargo também arrumou um tempinho para escrever para Young e na legenda de sua publicação disse: Nada é justo quando tiram do ar, da vida, da escrita assim sem mais nem menos e tão cedo. Não conheci pessoalmente, mas admiradora dos seus roteiros, da sua pessoa e muitas ideias. Fernanda Young, descanse em paz e até! Triste, né!?
-
Divulgação Serginho Groisman que já recebeu Young diversas vezes no seu programa, aproveitou para pegar uma foto antiga dos dois e compartilhar com seus fãs das redes sociais junto com uma homenagem na legenda: Muito triste com a notícia da morte de Fernanda Young. Seu humor e sua inquietude nas obras ficam marcadas.Triste ir tão jovem. Meus sentimentos à família e que fique em paz.
-
Divulgação Fernanda Paes Leme não deixou passar o momento tão triste e escreveu algumas palavrinhas para a amiga: Fernanda! Muito triste começar o domingo com a notícia da partida dessa mulher e profissional tão incrível. Uma partida repentina e chocante. Havia tanto a fazer ainda, tanto a nos divertir e emocionar. Mas Fernanda vai com nossa gratidão por tudo que proporcionou à cultura e aos costumes. Sinto-me feliz e honrada em ter dado vida a uma das personagens que saiu dessa mente tão genial. Obrigada e descanse em paz.
-
Divulgação Duda Nagle compartilhou uma foto ao lado da atriz e de sua mãe, Leda Nagle, e escreveu: Que tristeza!!! Tão criativa, gente fina, alto astral, parceira, generosa... vai fazer tanta falta... que pena... espero que esteja em paz, minha amiga. Força para a família e amigos, meus pêsames!
-
Divulgação Astrid Fontenelle revirou o baú e encontrou uma foto ao lado de Young, e nas redes sociais escreveu: Depois dessa foram muitas outras... Musa! Intensa! Paixão! Obrigada por ser questionamento o tempo todo. Mas não estava na hora. Que Nossa Senhora, Krishna e todos os Deuses te recebam no céu. Tô devastada!!!
-
Divulgação Antônia Fontenelle não economizou no textão e fez uma super homenagem para Young. Na legenda da foto acima, ela escreveu: Quando recebo a notícia de que uma mulher linda e inteligente, como a Fernanda Young morre aos 49 anos de idade, tenho a certeza absoluta, de que definitivamente não devemos nos permitir viver/conviver com nada que não seja inteiro, a vida é um sopro, e não há tempo que volte amor, somos instantes. Fernanda eu já tentei te trazer no meu canal, você já tentou me levar nos seus programas, mas a vida não nos permitiu nos encontrarmos pessoalmente nessa passagem, quem sabe numa outra. Vai com Deus, sua missão foi lindamente cumprida por aqui, você com sua inteligência, cultura, empoderamento... Contribuiu muito pra auto estima de muitas mulheres, obrigada pelos seus textos, obrigada pelos Normais, obrigada. Vai em paz, meus sentimentos à família.
-
Divulgação Marcelo Tas também é um dos jornalistas que acabou sentindo muito a morte de Young e em sua conta oficial no Instagram, ele desabafou: Uma mulher livre, raladora, corajosa, linda, inteligente, curiosa, espirituosa e espiritual. Um privilégio desfrutar da passagem de Fernanda Young por aqui. Chocado com a notícia, que estupidez, já tínhamos combinado a data da visita dela ao Provocações para falar da nova peça e inúmeras novidades, sempre jorrando criatividade. Meu amor e sentimentos ao Alexandre, às filhas, toda família & amigos da figura única.
-
Divulgação Letícia Spiller fez uma reflexão após o anúncio da morte da artista. A vida é um sopro! Queria escrever que Deus só pode estar convocando um exército do bem para salvar o mundo em outra dimensão, sei lá algo assim, não sei, Deus chamou um ser humano como ela guerreira do sagrado feminino e da liberdade! Salve, Fernanda Young!
-
Divulgação Alexandre Nero deixou claro o quanto ficou assustado com a morte tão repentina da amiga, e nas redes sociais escreveu: Ainda chocado pela notícia bombástica. Uma provocadora das melhores. Um furacão mais que necessário nesse momento onde a impotência invade o poder. A luta do time das potências perde uma forte aliada. Muita luz para os familiares e amigos!
-
Divulgação Marcelo Serrado também ficou extremamente abalado com a notícia da morte de Young e escreveu na legenda da sua publicação: Chocado ainda com a notícia! Era fã de tudo dela e fomos colegas na escola de teatro! Grande artista!
-
Divulgação Beth Goulart escolheu uma foto preto e branca da atriz para compartilhar os seus sentimentos: Chocada e triste com a perda de Fernanda Young tão precoce. Perdemos uma grande autora, roteirista, atriz, apresentadora que olhava a vida com talento, humor e inteligência. “Seja alguém simples. Seja algo que você ama e entende. Esqueça o resto, tudo que você precisa está na sua alma e em seu coração.” Fernanda Young!
-
Divulgação Cláudia Ohana revirou o baú e encontrou uma foto dela com Fernanda bem mais novinhas e após compartilhar a imagem, escreveu em suas redes sociais: Que notícia triste! Perdemos uma mulher incrível, inteligente, empoderada, um artista com certeza!! Ah, Fernanda!! Sentiremos muita sua falta!