-
Lidar com o abuso de substâncias é sempre complicado, e fazer isso publicamente quando se é uma pessoa famosa é ainda mais difícil. Nascido em 1 de novembro de 1962, Anthony Kiedis, vocalista da banda Red Hot Chili Peppers, teve um sério problema com drogas durante anos. Em entrevistas, o músico revelou que fumou maconha pela primeira vez aos 12 anos de idade, já que seu pai fazia bastante o uso da substância. O vício continuou durante a formação do Red Hot, e Anthony até foi expulso do grupo por causa da situação. Em 1988, o guitarrista Hillel Slovak, que fazia parte da banda, morreu de uma overdose, o que mexeu bastante com o cantor. Depois disso, ele foi para a rehab e ficou sóbrio por cinco anos, mas teve um deslize, o que atrasou o lançamento do álbum One Hot Minute, em 1995. Além disso, um médico chegou a receitar opiáceos para Anthony, o que não ajudou em nada o seu tratamento. Felizmente, o artista está sóbrio desde 2000. Em 2016, ele voltou a falar sobre o assunto, quando o Red Hot cancelou dois shows por sua causa. Em entrevista ao programa Sunday Night, Anthony disse - Eu recebo muitas mensagens; parecia que as pessoas realmente se importavam. Meus amigos ligaram, pessoas com quem eu não falava há anos ligaram, mas o que as pessoas pensam ou assumem sobre usar [drogas], eu não poderia me importar menos. Não me afeta de nenhuma forma. Na verdade, aconteceu de eu amar estar sóbrio, mas eu também amava ficar bêbado às vezes. Estar sóbrio para mim é um prazer, eu fico muito alegre, funciona para mim. Eu posso surfar, sair com o meu filho, cantar, então eu estou bem. Na época, as apresentações foram canceladas por uma intoxicação alimentar de Anthony, não drogas. É importante não olhar essas pessoas com preconceitos, não é? A seguir, confira mais celebridades que abriram o jogo sobre a dependência de substâncias.
Divulgação
1
-
Giovanna Chaves, ex-atriz mirim do SBT, abriu o jogo em seu Twitter e revelou que vinha abusando do álcool e que, por causa disso, tinha iniciado a terapia. Famosa pela novela Cúmplices de um Resgate, Giovanna escreveu: Gente, tive probleminhas sérios e descontei tudo em bebida, e foi bem bad porque entrei num ciclo vicioso de só fazer m***a. Hoje começo terapia, porque realmente preciso e espero que vocês me acompanhem nesse processinho que não é tão legal, né? Nunca é tarde para melhorar, e tô bem feliz que consegui perceber que precisava de ajudinha. Mais tarde, ela usou as redes novamente para agradecer o apoio dos fãs: Muito grata que agora que estou meio bad pensei que estivesse sozinha, mas teve tanta gente legal que me estendeu a mão. Foi bem fofo! Fiquei muito feliz.
Divulgação
2
-
Fábio Assunção falou abertamente sobre seus problemas do passado. Em entrevista à
Trip, ele contou:
- A primeira vez que achei que as coisas estavam saindo do meu controle, em 2008, fui ao AA [Alcoólicos Anônimos]. Estava me sentindo envergonhado, muito preocupado com as pessoas saberem. Cara, na hora que eu saí, tinha um paparazzo do lado de fora. Então, eu nunca tive a possibilidade de viver esse processo com privacidade, confessou. O ator ainda falou sobre o que o levou ao vício:
- Se você está feliz, se está com saudade, se tem uma perda ou se acaba um relacionamento, tem que vivenciar isso e dói. Essas coisas… Todo mundo sente o impacto desses sentimentos, não são sentimentos fáceis. Então acho que [fazer uso de substâncias químicas] foi uma forma de não sentir, uma coisa que eu não tinha preparo para me relacionar. Além disso, Fábio também estimulou as pessoas que passam por esse tipo de situação a buscarem ajuda:
- Qualquer questão na vida da gente, o que faz piorar é não compartilhar. Não estou falando só de drogas, mas de qualquer questão. Se você guarda para você e não divide, a tendência é que isso vire um fantasma em sua vida. Falar sobre isso e desmistificar esse tema. Após passar um processo de emagrecimento, ele diz que
agora está no controle de sua vida!
Divulgação-TV Globo
3
-
Noah Centineo, astro de filmes como Para Todos os Garotos Que Já Amei e O Date Perfeito, abriu o jogo sobre seus vícios, que começaram quando o ator tinha apenas 17 anos de idade. Para a Harper's BAZAAR, ele contou detalhes sobre uma fase cheia de festas, que começou quando ele estava iniciando sua carreira em Hollywood: - Há um sindicato de, tipo, 500 a mil garotos na indústria do entretenimento que estão tentando fazer sucesso agora e tudo o que eles fazem de segunda a segunda é ir à festas todas as noites. Para Noah, o que ele mais gostava de fazer com os amigos era tomar ecstasy e conversar por cinco horas e chegar ao fundo de algumas questões profundamente filosóficas. Quando questionado sobre quais outras substâncias usava, o ator disse: - Tudo. Não havia muita coisa que eu não usava. Eu nunca, nunca injetei nada, o que é bom. Eu fumava muitas coisas. Eu estava muito chateado, cara. Foi um período muito sombrio da minha vida. Quando tinha 15 anos, os pais do ator se separaram e ele viveu em diferentes casas de amigos por quatro anos. Antes de completar 21 anos de idade, Noah, que hoje tem 23 anos, decidiu ficar sóbrio.
Divulgação
4
-
Taryn Manning, também conhecida como Pensatucky na série Orange is the New Black, admitiu ao TMZ o seu vício em álcool. A atriz quis deixar claro que está buscando meios para se manter sóbria: - Eu agradeço todos os dias por ter chegado a aquilo que alguns chamam de fundo do poço. Alguns dias são ruins, outros são piores. Não me envergonho desse obstáculo, pois eu já aceitei que é ok não estar sempre bem. Taryn ainda afirmou que não consegue se internar em uma clínica de reabilitação por conta de sua agenda, mas que tem um companheiro sóbrio, terapeutas, amigos e outras saídas seguras. Além disso, as colegas de elenco e a equipe de Orange is the New Black ajudaram muito nessa fase da vida da atriz: - Eu nunca tinha me sentido tão aceita, perdoada e apoiada quanto esse período na minha vida. Isso não é fácil.
Divulgação
5
-
Em sua autobiografia, Elton John comentou uma passagem importante de sua vida: quando conheceu Ryan White, um jovem que era portador do vírus da AIDS, que o ajudou a superar seu vício das drogas e álcool. Segundo o site Entertainment Weekly, o cantor escreveu: Quando Ryan morreu em abril de 1990, aos 18 anos, eu não sabia como conversar com alguém a menos que eu estivesse sob o efeito de drogas e álcool. Após o seu funeral, eu voltei para Londres e me tranquei em casa, o que se tornou meu hábito. Meus valores foram enterrados embaixo da minha autodestruição. Mas estou aqui por causa de Ryan. Elton explicou que quando estava em crise, Ryan e sua família o inspiraram a querer ser uma pessoa melhor – sua perda o fez ter vontade de superar o vício: Estar perto da família White me fez ter vontade de ser uma pessoa melhor. Quando os olhos dele fecharam, os meus se abriram – e eles estão abertos desde então.
Getty Images
6
-
Em julho de 2018, o mundo ficou em choque com a notícia de que Demi Lovato, que há anos luta contra o vício em drogas e bebida, havia sofrido uma suposta overdose. A cantora já está bem, mas já havia dado indícios de que não estava mais sóbria ao lançar a canção Sober. Aos 25 anos de idade, ela já falou algumas vezes sobre problemas de saúde abertamente e, ao E! Online, ela relembrou quando chegou ao fundo do poço, aos 19 anos: - Eu estava indo ao aeroporto e eu tinha uma garrafa de refrigerante que eu havia enchido com vodka e era apenas nove da manhã e eu estava vomitando no carro. E isso para entrar no avião para Los Angeles para voltar à casa de sobriedade onde eu estava ficando... Eu tinha toda a ajuda do mundo, mas eu não queria. Quando eu atingi aquele momento eu fiquei, tipo, não é mais divertido quando você está fazendo isso sozinha. Eu nunca realmente falei sobre isso antes... eu não sei se eu deveria estar dividindo isso.
Divulgação
7
-
Dennis Quaid, famoso por filmes como Operação Cupido e O Dia Depois de Amanhã, falou também sobre seu problema ao Daily Mail: - Cresci nos anos 60 e 70, e existia uma atitude completamente diferente sobre drogas na época. (...) Passei muitas, muitas noites gritando: - Deus, tire de mim, eu nunca vou fazer de novo, porque eu só tenho uma hora antes de ir trabalhar. Aí, quatro da tarde pensava: isso não é tão ruim. Tive uma experiência com uma luz branca, onde me vi ou morto ou perdendo tudo [e aí parei com as drogas].
Getty Images
8
-
Walter Casagrande, um dos comentaristas esportivos mais aclamados do país, também já falou abertamente sobre o vício em drogas e bebida. Em entrevista ao Estadão, ele abriu o jogo: - Hoje, eu não bebo, não uso droga nenhuma, óbvio. Vou em festas e quando o pessoal começa a beber, eu vou embora. Não fico no meio de pessoas que estão na euforia da bebida. Eu fico com elas até elas estarem na mesma sintonia. Quando elas passam para lá, eu me retiro.
Divulgação-TV Globo
9
-
Já o rapper Eminem abriu o jogo contra o vício em remédios. À GQ norte-americana, ele relembrou uma overdose que sofreu, logo após deixar a reabilitação: - Eu cheguei ao hospital e eu nem sabia o que tinha acontecido. Tubos em mim, agulhas nos meus braços. Eu não percebi que tinha tido uma overdose. Eu queria que as drogas me tirassem dali. Eu acho que estive limpo por duas semanas. Eu estava realmente tentando. Eu estava tentando fazer isso pelos meus filhos. Mas eu ainda não estava pronto. Por fim, ainda declarou: - Às vezes é um saco. Eu queria ser uma pessoa normal e tomar um drink. Mas a grande coisa sobre o vício é: você percebe que você não pode tomar absolutamente mais nada. Eu nunca entendi quando as pessoas diziam que era uma doença. Eu dizia: Pare com isso, idiota. Não é uma doença. Mas eu finalmente percebi: é uma doença.
Divulgação
10
-
Certa vez, Ben Affleck usou suas redes sociais para abrir o jogo sobre dependências e vícios, além de ter contado que havia completado um tratamento para se livrar do álcool: Eu completei um tratamento para o vício em álcool, problema que já enfrentei no passado e continuarei confrontando. Eu quero viver minha vida em sua plenitude e ser o melhor pai que posso ser. Quero que meus filhos saibam que não há vergonha em pedir ajuda, e que eu seja uma fonte de força para quem precisa mudar, mas está com medo de dar o primeiro passo. No relato, ele ainda revelou que sua ex-esposa, Jennifer Garner, o ajudou nesse processo: Eu sou muito sortudo de ter o amor da minha família e dos meus amigos, incluindo meu pai adotivo, Jen (Jennifer Garner), que tem me apoiado e cuidado de nossos filhos enquanto eu lidava com outras tarefas. Esse foi o primeiro de muitos passos que serão dados em busca de uma boa recuperação.
Getty Images
11
-
Daniel Radcliffe já falou também sobre alcoolismo. Ele teve problema com bebida dos 18 aos 20 anos de idade, algo que hoje em dia ele consegue falar abertamente. À Playboy, ele contou: - Sempre que eu ia sair para dançar, telefones com câmera apareciam. Isso me fazia muito autoconsciente, e qual é a maneira mais fácil de escapar de ser autoconsciente? O álcool é uma maneira rápida de fazer isso. Por isso, foi relacionado desta maneira.
Getty Images
12
-
Ao The Jonathan Ross Show, Ed Sheeran também falou abertamente sobre seu problema com drogas: - Isso apenas começou gradualmente e então algumas pessoas me chamaram para falar coisas do tipo: Se acalme. É muito divertido começar. Tudo começa como uma festa e então você está fazendo isso por conta própria e não é (divertido); Então, isso foi um aviso para eu tirar um ano de folga.
Divulgação
13
-
Fergie, assim como Ed Sheeran, revelou que o começo foi divertido também, mas que as consequências foram piores. Em entrevista à Oprah Winfrey, em 2012, a cantora deu detalhes da luta contra as drogas: - Com qualquer droga tudo é ótimo no começo e então bem devagar sua vida começa a ir ladeira abaixo. Em determinado momento, eu estava pesando 40 quilos. O que me fez passar por isso foi muita terapia, conhecimento próprio, descobrindo os motivos que me levaram a usar drogas em primeiro lugar.
Divulgação
14
-
Em 2014, ao The Hollywood Reporter, Zac Efron relembrou a época de vícios: - Eu estava bebendo muito. Nunca é uma coisa em específico. Quer dizer, você está em seus 20 e poucos anos, solteiro, vivendo a vida em Hollywood, sabe? Tudo é jogado em cima de você. É uma luta sem fim, mas eu acabei de começar a ir a um aconselhamento. E eu acho que mudou a minha vida. Estou muito mais confortável em minha própria pele. As coisas estão muito mais fáceis agora.
Getty Images
15