Além do coronavírus... relembre os famosos que tiveram problemas de saúde em 2020
Em meio à quarentena por causa da pandemia, os artistas também tiveram que lidar com outras doenças
08/Dez/2020
Da Redação

Não foi só o coronavírus que abalou a vida dos famosos em 2020. Em meio a um ano caótico, marcado por incertezas e de extrema preocupação por causa da pandemia, algumas celebridades também tiveram que encarar o diagnóstico de outras doenças que apareceram no meio do caminho. Fátima Bernardes, por exemplo, surpreendeu a todos recentemente, quando na noite do dia 2 de dezembro de 2020 anunciou em seu Instagram que foi diagnosticada com câncer de útero, em estágio inicial da doença: Estou bem. Depois de uma série de exames de rotina, hoje recebi o diagnóstico de um câncer de útero em estágio inicial. Ela realizou a cirurgia no dia 6 de dezembro e, felizmente, o procedimento correu bem. Ela deverá ficar afastada do Encontro enquanto se recupera. A seguir, relembre os famosos que tiveram problemas de saúde em 2020.

Foi em janeiro desse ano, antes da pandemia chegar ao Brasil, que Ana Maria Braga revelou um novo câncer no pulmão. Ao vivo, a apresentadora afirmou ter descoberto no início de 2020 que estava com um adenocarcinoma, um tipo mais agressivo da doença: - Eu não sei o que o futuro me reserva. Faço a terapia de 15 em 15 dias. Então não sei como será nos próximos dias. Não sabia se conseguiria chegar aqui hoje. Há efeitos colaterais. Não vai cair o cabelo. Tem dias que você fica mais sensível. Farei alguns novos ciclos de imunoterapia e quimioterapia. Tenho muita fé. Felizmente, em abril de 2020, a apresentadora anunciou que estava curada do câncer! - Pelo protocolo todo, agora saio de um tipo de quimio [quimioterapia], agora só imunoterapia vai agir. A que dá mais mal estar, essa eu não tomo mais. Essa nada mais é que seu próprio organismo crie anticorpos. Continuo fazendo tratamento para garantir, explicou Ana durante uma conversa com Fátima Bernardes. Ela, aliás, passou boa parte do ano ao lado de Fátima Bernardes depois de se recuperar do câncer. Por causa da pandemia, Ana ficou em isolamento social, principalmente pelo fato de ainda estar com a saúde frágil e ser do grupo de risco. Ana não voltou ao Mais Você e passou a aparecer durante o Encontro, de sua casa. O retorno da atração só aconteceu em outubro.

Quem também enfrenta um câncer em meio à pandemia é Alexandre Correa, marido de Ana Hickmann. No dia 10 de novembro, o empresário revelou publicamente que havia descoberto um tumor na região do pescoço e que precisou realizar uma cirurgia para retirá-lo. Ele afirmou que decidiu tornar público o diagnóstico após ser reconhecido no hospital e por sua aparência estar mudando conforme o tratamento acontece. Ele, que já perdeu 12 quilos, está realizando o tratamento de radio e quimioterapia até o final de dezembro. Nas redes sociais, ele tem mostrado detalhes de sua rotina após a descoberta e o apoio da apresentadora durante o período difícil que a família enfrenta.

A atriz Carla Diaz também enfrentou o câncer neste ano. A atriz usou as redes sociais no dia 3 de dezembro para revelar aos fãs e seguidores que o nódulo na tireoide que descobriu em julho deste ano era maligno. Aos 30 anos de idade, a atriz afirmou que teve um câncer e encarar a descoberta foi um momento delicado na sua vida: - Vim falar de um assunto muito sério que aconteceu comigo. Espero que vocês me entendam que eu não tenha compartilhado antes, mas tem coisas na vida que a gente precisa vivenciar, assimilar tudo, pra depois dividir. E foi assim comigo. Descobri um tempo atrás um nódulo na tireoide, depois de muitos exames descobrimos que ele era maligno, ou seja, eu estava com câncer na tireoide. Descobrir que está com câncer é assustador, é horrível, é muito delicado, disse. Ela ainda explicou que decidiu fazer um registro de tudo o que aconteceu para ajudar quem está passando pela mesma situação: - Eu precisei desse tempo fechada no meu casulo pra resolver isso logo, assimilar tudo, mas pensando nas pessoas que gostam de mim, se preocupam comigo e que estão vivenciando a mesma coisa que eu vivenciei, resolvi registrar todo meu processo, desde a descoberta do nódulo até o dia da cirurgia, que foi a cura. E tive a ideia de fazer um documentário informativo sobre o câncer da tireoide. Eu espero que minha experiência sirva de alguma coisa para alguém, nem que seja para acalmar o coração de uma pessoa que esteja passando pelo que eu passei. Por fim, a atriz comemorou que já está curada e pontuou que não foram momentos fáceis que teve que enfrentar nos últimos meses: - Sei que não é fácil. Enfim, é isso, só pra avisar estou curada, graças a Deus. Não foi fácil. Eu sei que não foi fácil, quantas noites fiquei sem dormir, mas passou!

Em maio, auge da pandemia, Kelly Key enfrentou um câncer de pele e compartilhou tudo com seus seguidores do Instagram. Após ser diagnosticada com a doença e fazer alguns procedimentos para a retirada de pintas suspeitas, a cantora fez uma publicação para explicar tudo o que aconteceu: Para quem não sabe, fiz três pequenos procedimentos (em três momentos diferentes). Em novembro do ano passado (2019), fizemos apenas uma pequena biópsia de uma lesão da face próxima ao nariz (um pequeno pedaço para sabermos o diagnóstico). Em fevereiro deste ano, retiramos essa lesão pois o resultado mostrou malignidade (câncer) pouquíssimo agressiva (confirmado até com imuno-histoquímica), mas precisei retirar a lesão. Aproveitamos para fazer uma varredura tanto no rosto quanto no corpo... Nesse dia, retiramos mais quatro lesões: outra na face e outras três lesões pelo corpo. Faz algumas semanas que tivemos o resultado dessas cinco biópsias (aquela primeira eu descobri ainda tinha bordas laterais comprometidas, sem lesão profunda, e retiramos essas bordas). A outra do rosto era pré-cancerígena e das três do corpo (uma era pré-cancerígena e as outras duas não tinha malignidade). Acredito que já não tenho mais nada e que mais nenhum procedimento seja necessário. Os cuidados serão eternos e todos nós precisamos nos cuidar! Muitas pessoas sabem disso, mas preferem ignorar. Não ignore! Se cuide! Precisamos falar sobre o câncer de pele! E a minha missão daqui para frente será essa!

Anitta também nos deu um susto neste ano! A cantora teve uma trombose no final de junho e precisou ficar internada por conta da doença. Nas redes sociais, ela explicou que a doença estava em estágio inicial e só acometeu uma de suas pernas. Ela precisou ficar internada em observação e realizou um tratamento ao longo de todo o ano. A beldade ainda foi acusada de estar inventando a doença e, claro, rebateu as críticas que recebeu. Eu não sei a crença de vocês, mas a minha não brinca com doença, não. Porque depois esse negócio volta para mim, se eu estivesse brincando, e essa doença é séria, disse ela na época. Anitta também enfrentou uma intoxicação alimentar em outubro. Sumida das redes sociais, ela foi cobrada pelos internautas e explicou a ausência, justificando a doença, mas afirmando que já estava bem, sem dar mais detalhes sobre o caso. Meu amor, realmente sumi, pois tive uma intoxicação alimentar que me deixou muitos dias de cama. Estavam [equipe] postando nas redes por mim. Mas hoje acordei me sentindo muito melhor e peguei mais um pouco o celular, disse na ocasião.

No final de novembro Leonardo deu um susto em todo mundo da família após levantar suspeita de que estava com o novo coronavírus. No entanto, o cantor descobriu que a febre e a dor no corpo que possuía era por causa da dengue! Testei positivo para a dengue hoje cedo [sábado]. Muita dor no corpo, as juntas dando pontadas, febre - é o que estou sentindo nesse momento, disse nas redes sociais. Poliana Rocha, esposa de Leonardo, disse que os sintomas surgiram no dia 24 de novembro. Ele sentiu febre alta, dor no corpo, mas o exame de coronavírus deu negativo. O cantor ficou em repouso absoluto.

Com a foto acima, Mariana Rios anunciou em julho que estava grávida pela primeira vez. O bebê era fruto da relação com o agora ex-noivo da atriz, Lucas Kalil. Algumas semanas após anunciar a novidade, a artista revelou que havia perdido o filho ao sofrer um aborto espontâneo. Ela falou abertamente sobre o assunto nas redes sociais, emocionando os fãs e o público que acompanhava a vida da atriz que estava prestes a se casar. Em novembro, no entanto, o relacionamento dela e de Lucas chegou ao fim e, com ela, a novidade de que ela também enfrenta uma doença autoimune que a faz abortar. Em um vídeo emocionante, Mariana falou sobre o assunto: - Eu vou dividir algo muito pessoal com vocês, mas que acho necessário. Assim que eu tive a perda, estava tudo certo, todos os meus exames, tudo normal, o bebê crescendo normalmente, mas senti essa necessidade de investigar o porquê da minha perda e sempre com o pensamento de gratidão, de ter passado por aquilo, de ter aprendido, de ter evoluído e me transformado em uma mulher totalmente diferente. (...) Durante essa investigação e de milhares de exames, nós descobrimos que eu tenho um anticorpo que é altíssimo no meu organismo de uma doença autoimune que provoca o aborto. Na hora eu agradeci. Eu agradeci pelo que eu passei e de poder fazer essa investigação e descobrir que tenho isso, porque se eu não tivesse descoberto isso, eu não saberia que esse anticorpo hoje é forte no meu organismo, eu poderia pegar um voo, sofrer uma trombose, uma embolia pulmonar e acontecer uma fatalidade e até de repente, eu nem estar aqui com vocês. Então tudo na vida tem um propósito. (...) Hoje, diante de todo esse processo, eu agradeço, porque eu tive a oportunidade de ter um ser dentro de mim, que precisou estar dentro de mim naquele momento e depois precisou retornar. E esse ser de luz me trouxe a informação que eu precisava seguir na minha vida, que eu precisava cuidar da minha saúde e assim a gente segue a vida, enfrentando os desafios, com um olhar de alegria.

Maria Zilda Bethlem, ícone dos anos 1980 e que ficou famosa por participar de novelas como Top Model e Olho no Olho, aderiu às lives do Instagram, e falou abertamente sobre sua vida pessoal e bastidores de sua carreira em cada uma de suas transmissões. De acordo com o jornal Extra, a atriz, de 66 anos de idade, iniciou sua quarentena em dezembro de 2019, quando pegou uma virose, e só se recuperou em março, quando foi instaurado o isolamento social por conta do novo coronavírus. Durante as transmissões ao vivo, Maria Zilda revelou que não sai de casa para nada e ainda entregou que enfrenta uma doença degenerativa na retina que comprometeu a visão do olho direito. Isso, no entanto, não fez com que a atriz perdesse seu senso de humor: - Sou muito intensa. Quando sinto as coisas, sinto de verdade. Já deprimi por causa desse vírus, mas abri esse espaço para levar alegria para as pessoas, para que durmam com sorriso no rosto.

Em julho, Mariana Belém, filha de Fafá de Belém, revelou que foi diagnosticada com doença Síndrome de Cushing que causa anormalidades clínicas causadas por concentrações cronicamente elevadas de cortisol ou corticoides relacionados. Em seu texto, ela explica que ter emagrecido bastante, foi consequência: Venho dividindo com vocês meu processo de tratamento, meu renascimento e é engraçado como a maioria das pessoas liga isso ao emagrecimento. Emagrecimento foi consequência. Consequência de um tratamento hormonal com o Dr. Henry Dina que localizou meu problema de cortisol (Síndrome de Cushing) após anos de busca com vários profissionais. Emagrecimento é parte, é consequência. (...) Ontem fiz uma sessão de microfisioterapia INCRÍVEL. A microfisioterapia trabalha de traumas emocionais, crenças pré estabelecidas até doenças físicas. Os desequilíbrios acontecem com todos nós e durante toda nossa vida. Uma doença é consequência ou sinal de um desequilíbrio, assim como um sentimento indesejado ou que nos traga um certo incômodo. A autocura é um caminho para o equilíbrio, é harmonizar o seu corpo físico, mental, emocional e espiritual. Ela ainda continua: Estando tudo em equilíbrio, não ficamos doentes constantemente, não nos sentimos com baixa energia e disposição, nos sentimos mais dispostos a fazer o que mais amamos, a cuidar de nós mesmos e dos outros. Benefícios: Melhoria do estado emocional, tratamento das dores, estimulação do sistema imunológico, identificação da causa primária de um sintoma ou de uma doença, promoção da saúde, prevenção de doenças. Indicações: Ansiedade, traumas emocionais, alergias em geral, dores físicas, fibromialgia, depressão bipolar, entre outras.

O ano também não foi fácil para Kanye West! O cantor e marido de Kim Kardashian enfrentou uma nova crise por causa de seu transtorno de bipolaridade, já diagnosticado há alguns anos. Enquanto se lançava a candidato à presidência dos Estados Unidos, Kanye resolveu expor diversos assuntos particulares durante um comício, o que quase fez com que seu casamento chegasse ao fim. Em meio à crise, Kim Kardashian precisou vir a público esclarecer e pedir apoio no momento difícil. Como muitos de vocês sabem, Kanye tem um distúrbio bipolar. Quem tem isso ou tem um ente querido em sua vida sabe o quão incrivelmente complicado e doloroso é entender. Eu nunca falei publicamente sobre como isso nos afetou em casa, porque eu sou muito protetora dos nossos filhos e do direito de Kanye à privacidade quando se trata. Mas hoje, sinto que devo comentar sua saúde. por causa do estigma e equívocos sobre saúde mental. Aqueles que entendem doença mental ou mesmo comportamento compulsivo sabem que a família não tem poder, a menos que o membro seja menor de idade. As pessoas que desconhecem ou estão distantes dessa experiência podem julgar e não entender que o próprio indivíduo precisa se engajar no processo de obter ajuda, por mais que a família e os amigos tentem. Eu entendo que Kanye está sujeito a críticas, porque ele é uma figura pública e suas ações às vezes podem causar opiniões e emoções fortes. Ele é uma pessoa brilhante, mas complicada, que, além das pressões de ser artista e negro, experimentou a dolorosa perda de sua mãe e precisa lidar com a pressão e o isolamento que é o seu distúrbio polar. Estão próximos de Kanye, que são conhecidos por seus pais. Aqueles que seu coração e entendem suas palavras algumas vezes não se alinham com suas intenções. Viver com desordem bipolar não diminui ou invalida seus sonhos e suas idéias criativas, por maiores ou impossíveis de serem alcançados por alguns. Isso faz parte de seu gênio e, como todos testemunhamos, muitos de seus grandes sonhos se tornaram realidade. Nós, como sociedade, falamos em dar graça à questão da saúde mental como um todo, mas também devemos dar às pessoas que vivem com ela nos momentos em que mais precisam. Peço gentilmente que a mídia e o público nos dê a compaixão e empatia necessárias para que possamos superar isso. Você por aqueles que expressaram preocupação pelo bem-estar de Kanye e por sua compreensão. Obrigado com amor e gratidão, Kim Kardashian West, disse ela na época. Após um período de turbulências, Kim e Kanye se isolaram na fazenda da família e, felizmente, a crise parece ter sido controlada.

Em janeiro deste ano, o TMZ revelou que Justin Bieber enfrenta a Doença de Lyme. O problema é causado por uma bactéria transmitida pelo contato com carrapatos e pode trazer complicações. O cantor falou sobre o assunto em seu documentário, lançado no mesmo mês.
-
Maíra Cardi e Thiago Nigro compram escultura de leão gigante para decorarem nova mansão: Quase seis metros
-
Pedreiro por um dia! Gatinho diverte ao tentar ajudar tutor em obra; assista!
-
De traficante a fotojornalista, relembre os personagens marcantes de Wagner Moura!
-
Neymar Jr. fará leilão beneficente em São Paulo no mesmo dia de jogo da seleção brasileira
-
Yudi Tamashiro exalta força da esposa, Mila Braga, durante parto do primeiro filho: Enquanto eu cansava, ela resistia