X

FOTOS

Publicada em 04/01/2021 às 12:58 | Atualizada em 04/01/2021 às 13:28

Ao retornar para o Encontro, Fátima Bernardes relembra quando recebeu o diagnóstico de câncer: - Você leva um soco

A apresentadora se emocionou e foi homenageada pelos colegas ao voltar para o programa da Globo

Da Redação

X

Como você viu aqui no ESTRELANDO, Fátima Bernardes fez seu retorno para o Encontro nessa segunda-feira, dia 4, após ter descoberto um câncer de útero e ter passado por uma cirurgia para retirada do tumor. A volta da apresentadora foi marcada por muita emoção, com homenagens dos colegas de trabalho e de mulheres que também enfrentaram a doença. Mas antes do momento mais emotivo, Fátima acabou errando o horário de encerramento da atração e brincou:

- O bom é que já voltei virando meme!

Depois do momento de descontração, Fátima começou o programa contando que seu retorno é praticamente uma reestreia:

- Naquele dia 2 [de dezembro, quando recebeu o diagnóstico e anunciou publicamente], eu já fiz o programa diferente. Hoje é diferente, energia renovada, a expectativa é outra. O curioso é que sempre ouvi histórias aqui no programa de mulheres que enfrentaram o câncer, histórias muito bonitas. E eu sempre imaginava como era receber essa notícia. Você leva um soco, e que você não sabe como vai cair, mas no meu caso, eu caí pensando como eu ia me levantar.

A apresentadora revelou que da notícia do diagnóstico até a cirurgia, foram apenas quatro dias de espera e lamentou que muitas pessoas não tem a mesma sorte. Ela também falou sobre ter se perguntado sobre a transformação que a notícia trouxe na sua vida:

- Eu me perguntei: no que eu mudei? No que essa notícia me transformou? Eu sempre ouvi histórias de transformação muito intensas. E eu fico me cobrando e ainda não encontrei a grande mudança, eu fico tentando ver o que mudou em mim. Eu sempre fui medrosa, então eu sempre fui cuidadosa com a minha saúde, sempre fui ansiosa, sempre tive a certeza de que a vida é muito frágil e rápida, sempre apostei que cada minuto importa. Então eu estou tentando achar uma transformação, e acho que para mim vai ser justamente o contrário. Desde criança eu lembro de minha mãe dizendo assim: O mundo não vai acabar amanhã! Talvez seja perceber que parar, contemplar, ficar um pouco à toa, que foi o que mais fiz nesse período, também é uma forma de viver. E foi isso que aprendi na marra. Fiquei tão quieta que consegui estar de volta, um mês depois.

No último mês, Fátima contou com o apoio dos filhos, do namorado Túlio Gadêlha, e também dos pais, que convivem com ela:

- Foi uma benção para mim ter as pessoas do meu lado, e faz muita diferença. Mas eu fico pensando que não deve ser fácil para uma mãe. Minha irmã também teve câncer, então minha mãe teve duas notícias assim. E nós fomos as primeiras da família a ter câncer.

A apresentadora também disse quais serão os próximos passos do tratamento e que por enquanto, suas únicas restrições são: não poder fazer exercícios físicos, apenas algumas caminhadas, dirigir e não pode entrar na praia ou piscina:

- Preciso conhecer o médico que vai me acompanhar, além do cirurgião e da minha ginecologistas. É um médico oncologista, nós já nos falamos por mensagem, acho que amanhã talvez seja minha primeira consulta. E aguardar a liberação para atividade física e todo o resto. Basicamente, é acompanhar mesmo de perto, porque como eu não tive indicação de quimioterapia, nem de nada, é bom você estar acompanhando, né? Os prognósticos são excelentes, mas é importante ter esse olhar.

A seguir, veja outros famosos que falaram abertamente sobre suas doenças:

Deixe um comentário

Atenção! Os comentários do portal Estrelando são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.

Enquete

Você está ansioso(a) para esta semana de reviravoltas em Vale Tudo?

Obrigado! Seu voto foi enviado.