Não é para quem tem estômago fraco! Veja os 21 momentos mais chocantes de The Handmaid's Tale
Em um futuro distópico, as mulheres são separadas de suas famílias para viverem como aias, ou seja, servindo apenas para engravidarem
30/Jul/2024
Da Redação

The Handmaid's Tale tem mostrado ao público uma história chocante e até mesmo perturbadora, em que oferece um futuro distópico onde as mulheres são separadas de suas famílias para viverem como aias, ou seja, servindo apenas para engravidarem. Sob rígidas regras, elas são abusadas, violentadas e sofrem até mesmo tortura de comandantes e suas esposas. Que tal relembrar alguns dos momentos mais chocantes da produção?

Como não citar, por exemplo, a vez em que Serena, interpretada por Yvonne Strahovski, nascida em 30 de julho de 1982, faz June ir com ela até Washington para que ela tente, ao lado do Comandante Waterford, trazer a pequena Nichole de volta para Gilead? June só entende o que está acontecendo quando entra na gravação de um programa em que o casal apela, para o Canadá, devolver a bebê.

Aliás, com o casal estando em Washington, junto com June, a aia viu cenas impressionantes. Mas talvez o que tenha chocado mais foi o fato de, na capital, as aias serem ainda mais oprimidas, se isso é possível. Além do já tradicional uniforme vermelho, algumas mulheres ainda tiveram suas bocas fechadas com arame.

E falando na bebê Nichole, precisamos combinar que a fuga de Emily, com a bebê no colo, passando por diversos obstáculos - inclusive um rio - e chegando viva ao Canadá, foi uma das cenas mais emocionantes, não é mesmo? Quando ela finalmente se vê livre de Gilead e percebe que conseguiu cruzar a fronteira, foi algo que todo fã da série aguardou por muito tempo.

Na terceira temporada também temos uma sequência de arrepiar: quando vemos que as aias são obrigadas a não só ajudar, como a assistir à execução de pessoas que são consideradas traidoras de Gilead. Em uma das cenas, June vê a Martha que a ajudava a resgatar sua filha, Hannah, sendo enforcada.

Depois, June descobre que foi Ofmatthew quem dedurou a Martha para a Tia Lydia. Após se vingar da aia a humilhando e falando que ela, grávida, não queria a criança que está esperando, Ofmatthew surta no supermercado e acaba pegando em uma arma - e a aponta para Tia Lydia. Logo depois, ela recebe um tiro e cai no chão. Tenso demais!

Você se lembra do choque inicial do começo da série? O telespectador já se depara com diversos momentos emocionantes, como a separação de June de seu marido e de sua filha e o momento em que, como uma aia, se vê obrigada a fazer sexo com o comandante Fred Waterford. Fazendo parte - contra sua vontade - da sociedade Gilead, a agora Offred servirá apenas para tentar engravidar e dar um filho a Waterford e sua esposa, Serena.

Logo após descobrir que está grávida, June é ameaçada emocionalmente por Serena, que faz a aia ver, de longe, a filha que havia sido levada de seus braços, no começo da história. June vê a pequena de uma certa distância, estando dentro de um carro, e a cena é extremamente dolorosa. A mensagem de Serena, portanto, era clara: - Contanto que meu bebê esteja seguro, o seu também estará, ela diz para uma June, que estava com o emocional já totalmente destruído.

A primeira temporada também contou aos poucos como se deu essa ideia de criação de uma sociedade em que as mulheres são completamente submissas aos homens e só servem para procriar. O fato chocante fica por conta da descoberta de que foi Serena, junto com Fred, uma das principais mentes por trás da ideologia. A obsessão dela por ter filhos e por tentar provar que a fertilidade nos Estados Unidos estava indo de mal a pior, a fez tomar medidas drásticas. O problema é que ela também se torna submissa, sendo reduzida apenas ao papel de Esposa, mesmo tendo sido crucial para toda a criação dessa nova sociedade.

As cenas mais chocantes da série ainda são aquelas que mostram tortura e castigos. Como não deixar de citar a vez em que Janine, em um ato de loucura, não quer dar sua bebê ao comandante e a esposa dele e ameaça se jogar de uma ponte? June, então, a convence a entregar a criança, mas Janine pula no rio, em seguida. Tendo sobrevivido, o castigo dela, segundo ordenou Tia Lydia, é ser apedrejada até a morte por suas aias companheiras. Lideradas por June, todas desobedecem as regras e largam as pedras, sob protestos de Lydia.

Por consequência desse protesto, a segunda temporada já começa eletrizante. Todas as aias que desobedeceram Lydia chegam a um abandonado estádio de beisebol amordaçadas e com as mãos atadas. Ameaçadas por guardas, que são liderados por Lydia, elas todas sobem em um palanque e percebem que serão enforcadas. Uma grande linha de aias se forma e, no discurso, Lydia afirma que a morte delas será em consequência da afronta do não-apedrejamento. Porém, Lydia avisa que a situação era apenas uma ameaça, informando que, da próxima vez, elas deverão obedecê-la - senão serão mortas.

Ao realizar um exame de rotina da gravidez, June recebe a ajuda inesperada de um enfermeiro. Logo, percebe que está recebendo a chance de fugir de vez de Gilead e ir para o Canadá. O plano até funciona e June fica um tempo escondida, com a ajuda de Nick. Em determinado momento, ela acaba passando uns dias na ex-redação de um jornal, onde se depara com uma parede cheia de sangue, em que pessoas foram executadas. Lá, a protagonista tem um discurso em que fala sobre como a sociedade norte-americana não percebeu o que estava acontecendo até ser tarde demais. Mas o pior mesmo foi o resgate de June. Já dentro do avião, prestes a decolar, guardas chegam e a trazem de volta para a casa dos Waterford. Muitos gritos de dor e desespero marcaram a cena.

Enquanto isso, vemos um lado ainda pior de Gilead, se isso é possível. A série apresenta, pela primeira vez, como é a vida nas Colônias. Emily está lá, após tentar fugir e matar um guarda, e o seu dia a dia é o pior possível. Elas trabalham o dia todo, mal se alimentam, estão cheia de doenças e são obrigadas a tomar água contaminada. A cada cena o desespero aumenta. Porém, há um plot twist bem interessante, quando chega uma Esposa para viver nas Colônias. Todas as aias odeiam a moça, que é interpretada por Marisa Tomei, mas Emily aproveita a deixa para se aproximar dela, apenas para envenená-la até a morte, como vingança por todas as aias. Além dessa cena tensa, duas personagens, que foram condenadas à vida nas Colônias e estão à beira da morte, decidem se casar, em um respiro fofo para a série pesada.

Serena, preocupada com a filha de sua amiga, que não melhora de jeito nenhum, pede permissão a Fred para que uma ex-médica, que agora se tornou Martha, ajude a criança. O pedido é negado, já que o comandante alega que os melhores médicos (homens) estão disponíveis. Mesmo assim, Serena quebra a regra e faz a ex-médica examinar a bebê. Depois, Fred descobre o que a esposa fez e a castiga usando um cinto para machucá-la e forçando June a ver a cena.

Outro momento que deu o que falar na segunda temporada da série é quando, durante uma reunião de comandantes de Gilead, a aia Ofglen entra calmamente no salão e vai andando em direção a Fred, que está fazendo um discurso. As aias que estão do lado de fora se olham, sem entender nada, até o momento em que percebem o que vai acontecer: Ofglen sai correndo, com um controle na mão, e logo explode tudo. Apesar de não ter matado Fred, foi um ato incrível, não é mesmo?

Como forma de tentar compensar a situação, Fred pede para Nick levar June a uma casa. Lá, ela encontra Hannah, sua filha, e tem direito de ficar com ela por dez minutos. O momento todo é emocionante, já que a menina diz que ficou esperando a mãe ir buscá-la. Em seguida, logo após Hannah ir embora, guardas chegam à propriedade e, suspeitando de Nick, o levam preso. June, portanto, fica novamente solta e escondida dentro da casa. Se questionando se vale a pena ou não tentar fugir, June acaba dando à luz lá mesmo: - Seu nome é Holly. Você tem uma irmã mais velha. O nome dela é Hannah. E um dia, você vai conhecê-la, ela diz para o bebê. Já no episódio seguinte, ela está de volta à casa dos Waterford.

Ao fim da gravidez, Serena está irritada com June, que sofreu um alarme falso e ainda não deu à luz. Ao conversar com Fred, ela pede para que o marido tome providências naturais, para ajudar a induzir o parto da aia. Em seguida, acontece a cena extremamente chocante: June é estuprada.

Quando Serena e Fred vão ao Canadá, logo após a gravidez de June, Nick vai junto. O que eles não esperavam é que haveria diversas pessoas constantemente protestando a visita deles, condenando tudo de ruim que Gilead faz com as mulheres. Dentre essas pessoas está Luke, que consegue se aproximar de Fred falando sobre sua esposa. Depois, Nick encontra Luke em um bar e o momento por si só já é marcante, mas Nick ainda dá notícias a ele sobre June - e informa que ela está grávida novamente. Porém, Nick mente que o bebê é de Fred e não dele.

Nick havia se casado com Eden, em mais uma cerimônia bizarra de Gilead. Por amar June, ele nunca se importou com Eden, que acaba se apaixonando e decide fugir com outro guarda. Quando o casal é resgatado sofre uma das piores mortes da série: com as mãos atadas e com um peso nos pés, eles são jogados dentro de uma piscina. Com certeza uma das cenas mais chocantes - e tristes - da segunda temporada, já que Eden não seguiu apenas seu coração ao se manter fiel ao amante, mas sim os ensinamentos religiosos que aprendeu a vida toda.

Depois da morte de Eden, as Esposas percebem que Gilead não é um lugar muito bom para se viver - e, principalmente, para criar suas filhas mulheres. Serena se une com suas amigas e vai até onde os Comandantes estão se reunindo, reivindicar mudanças nas leis do país. Apesar de basear todo o seu argumento nos preceitos religiosos que comandam Gilead - preceitos, esses, que ela ajudou a criar -, seu destino não é muito feliz: seu próprio marido, Comandante Waterford, dá o aval para que Serena seja punida, e ela tem um dedo cortado. O momento é um divisor de águas para a Esposa, que perde toda a fé no regime, ao perceber que a ideologia que acreditava não é a que está sendo pregada.

O último episódio da segunda temporada também foi bem marcante. As Marthas se unem e ajudam June, com Nichole/Holly no colo, a escapar. Há um momento emocionante e de cumplicidade, em que Serena aceita a situação e a libera para ir embora com a criança, por entender que Gilead não é o melhor lugar para criar a menina. De repente, June se encontra com Emily e ambas percebem que o comandante Lawrence está ajudando as duas a escapar em um furgão. Porém, June desiste de última hora, cogitando resgatar Hannah, e deixa Emily fugir para o Canadá com Nichole/Holly com a promessa de que ela entregue a menina a Luke.

A segunda temporada ainda apresentou um novo comandante, Joseph Lawrence, interpretado por Bradley Whitford. Quando Emily retorna à Gilead, ela é designada a ser sua aia. Lá, percebe situações estranhas, como uma Esposa fora de controle e o fato de ele não querer tocá-la e, por isso, não realizar o ritual para tentar engravidá-la. E é na casa dele que Emily faz um ato impensado: ela dá uma facada em Tia Lydia e a derruba da escada.
-
Maria de Fátima disfarça para Ivan, que estranha o fato de Raquel estar dormindo. Confira o que vai rolar nesta segunda-feira em Vale Tudo
-
Abel questiona Samuel sobre seu interesse em Leo. Saiba o que vai acontecer em Dona de Mim nesta segunda-feira
-
Conheça as novelas que, assim como A Viagem, são campeãs de reprises!
-
Juliano se desespera ao encontrar Beatriz no lugar de Clarice na clínica. Saiba o que vai acontecer nesta segunda-feira em Garota Do Momento
-
Mesma pessoa! Relembre os momentos em que Déa Lucia provou ser igual a Dona Hermínia de Minha Mãe é uma Peça