-
Ultimamente, muitas pessoas vêm questionando diversas formas de padrões de beleza que são impostos há anos pela sociedade, de acordo com uma série de características físicas. Um desses padrões, que antes era bastante comum, está relacionado aos cabelos das mulheres, já que muitas são influenciadas a não gostarem de seus fios cacheados ou crespos, tendo como bonito apenas um cabelo longo e liso, muitas vezes visto naquelas que eram tidas como ícones de beleza. Felizmente, de uns tempos para cá, muitas pessoas perceberam que não existe essa história de cabelo ruim ou bom e passaram pelo processo de transição capilar, período em que se submetem a cortes específicos e diversos tratamentos que visam a eliminação de qualquer tipo de química na raiz, com o objetivo de recuperar a forma natural de seus cabelos. E as celebridades também estão engrossando esse discurso de aceitação. Mel Maia, por exemplo, usou as redes sociais para mostrar as madeixas sem alisamento e expressou vontade de voltar com o cabelo natural: Ver meu cabelo assim dá tanta vontade de fazer transição. Quem já fez sabe como é ficar com o cabelo assim. No momento eu não posso fazer, mas em breve farei. Me deem alguns anos e vou vou voltar com meu cabelo natural. A seguir, veja quem mais fez - ou ainda está fazendo - a transição capilar!
Divulgação
1
-
A sertaneja Luiza mostrou os fios naturais e fez um alerta ao fãs: Isso aqui é um cabelo em transição. Vou falar uma coisa: Se você não tem certeza que quer fazer selagem, progressiva, qualquer coisa que alisa, nem comece. Porque depois para sair, meus anjos... É uma luta para sair depois. Esse estilo de cabelo se chama NEM: Nem liso e nem enrolado, cacheado. Recentemente, a cantora passou por uma baita processo de luto ao lidar com a morte da sua dupla, Maurílio, no fim de dezembro de 2021, e decidiu seguir carreira solo.
Divulgação
2
-
Tais Araújo resolveu mostrar e incentivar os seguidores a seguirem com a ideia da transição capilar e na legenda da publicação escreveu: Força meninas, transição capilar vale a pena!
Divulgação
3
-
Anteriormente, a atriz que tem um cabelo lindíssimo já passou por poucas e boas até chegar nesse resultado. Nas redes sociais, a atriz contou um pouquinho de sua trajetória: Logo depois que terminei Da Cor do Pecado, decidi fazer minha transição capilar. Isso tem 13 anos, na época nem sabia que tinha um nome. Meu desejo era deixar meu cabelo natural depois de tantos anos usando química. Eu nem me lembrava como ele era! Decidi compartilhar um pouco da minha história com vocês para que saibam que vale a pena esperar, que é difícil sim, mas é tão legal a gente se olhar no espelho e se reconhecer como realmente é e gostarmos de ser como somos. Mudar é legal também, vale tudo, só não vale ser quem você não é! Lisa, cacheada, crespa, careca... não importa! Seja quem você é e sinta-se bem como você quiser.
Montagem-Divulgação
4
-
Apesar desses padrões atingirem em sua maioria as mulheres, Whindersson Nunes provou que os homens também estão inclusos nesse processo de aceitação e, no Instagram, ele comemorou o fato de estar há oito meses sem passar qualquer produto químico no cabelo. Leãozinho! Oito meses sem química na juba!, escreveu na legenda da terceira foto acima, em que aparece fazendo graça em frente ao espelho enquanto exibe os cachos já mais definidos. Na montagem acima, Whindersson aparece primeiramente em um clique de outubro de 2019, com o cabelo bem liso, enquanto na segunda foto, o humorista aparece em dezembro de 2019, já quando passava pela transição.
Montagem-Divulgação
5
-
A cantora Iza afirmou, em 2020, que está realizando a transição há pelo menos quatro anos. De vez em quando ela compartilha com os seus seguidores o aspecto natural de seus cabelos - o que com certeza é inspirador para muita gente, não é?
Montagem-Divulgação
6
-
Outra atriz que resolveu apostar nos fios naturais durante o período de isolamento social foi Gabrielle Union. A estrela vive compartilhando as mudanças significativas em seus fios no Instagram.
Montagem-Divulgação
7
-
Bruna Marquezine também está passando pela transição. No
Twitter, a atriz deixou claro que esse processo foi por escolha própria, e que não tem nada a ver com algum novo personagem. Ela também mostrou, em seu
Stories do
Instagram,
o atual estado de seus cachos.
Montagem-Divulgação
8
-
Maisa iniciou a sua transição de junho de 2018. Em abril de 2020, a apresentadora escreveu um texto emocionante sobre a relação complexa que teve com os seus fios ao longo dos anos. Olha só: Querido cabelo, estamos em 2020. Eu tenho quase 18 anos e não escrevo mais em diário, na verdade, você acredita que meu diário é uma página com 30 milhões de pessoas, várias fotos e vídeos? Pois é... que mundo doido. Tô aqui pra te pedir desculpas. A gente têm passado mais tempo juntos, sozinhos, e eu tenho percebido que você é muito legal! Que você nunca quis me machucar, que talvez, eu tenha colocado a culpa de muitas coisas em você (foi sem querer, eu juro). Me desculpe por reclamar tanto de você. Me desculpe por rir das piadinhas que faziam de você, ou por falar coisas piores; acho que cada vez que eu fazia isso, eu me machucava também. Me desculpe por querer você uma hora loiro, ora preto, ora curto, ora longo. Me desculpe por não entender que você não tem que estar do jeito que eu quero, o tempo todo. Me desculpe pelo tempo em que eu quis que você fosse diferente. Me desculpe por sempre te queimar. Me desculpe por esquecer te de hidratar. Me desculpe por ter achado que você era responsável por me fazer sentir bonita... Me desculpe por chorar escrevendo isso, mas é que eu não sei pedir desculpas sem chorar. Por último, eu queria dizer que você deve ter percebido que nos últimos anos a nossa relação mudou, né? Poxa, eu te quero de volta, do seu jeitinho, eu juro que eu vou tentar te amar do jeito que você merece. Eu mudei, você mudou e a gente continua unidos. Que lindo isso. Te aceito de volta, você aceita minhas desculpas?
Montagem-Divulgação
9
-
Ludmilla já teve diversos formatos de cabelos, em diferentes cores também. Mas por trás dos mega hair e das laces, a cantora está passando pela transição capilar. Apesar de ser discreta, a funkeira já exibiu em suas redes sociais os pequenos avanços que conseguiu durante esse processo. Estamos com você, Lud!
Montagem-Divulgação
10
-
Juliana Paes aproveitou a quarentena para deixar o cabelo natural. Em entrevista ao programa Encontro, a atriz revelou que, na verdade, sempre amou os seus cachos: - O meu cabelo sempre foi assim, é o meu natural, eu lavo e fico assim. Só que pelo trabalho, quando a gente chega, a primeira coisa é fazer uma escova. Acho que porque facilita o processo, o trabalho e, em personagens, facilita a continuidade. O cacho não se comporta igual todo dia. Então, é difícil dar continuidade. Mas já prometi para a turma que é fã, e está adorando esse cabelo, que o próximo personagem vou tentar emplacar esse cabelo natural. Isso aqui é a Juliana raiz, sem química, sem escova, sem nada.
Montagem-Divulgação
11
-
Em novembro de 2017, a atriz Lupita Nyong'o fez uma declaração poderosa sobre a transição capilar: Como deixei claro no passado, com todas as fibras do meu ser, abraço minha herança natural e, apesar de ter crescido pensando que pele clara e cabelos lisos e sedosos eram os padrões de beleza, agora sei que minha pele escura e meu cabelos crespo também são lindos. Ser destaque na capa de uma revista me preenche, pois é uma oportunidade de mostrar a outras pessoas de cabelos escuros e crespos, e particularmente nossos filhos, que elas são lindas do jeito que são. Na época, Lupita ainda fez uma crítica à revista Grazia, que fez uma edição para que seus fios parecessem mais lisos: Estou decepcionada que a @graziauk me convidou para aparecer na capa deles e depois editou e alisou meu cabelo para se encaixar na noção de como é o cabelo bonito. Se tivesse sido consultada, teria explicado que não posso apoiar ou tolerar a omissão do que é minha herança nativa com a intenção deles. Ainda há um longo caminho a percorrer para combater o preconceito inconsciente contra a pele das mulheres negras, cabelos estilo e textura.
Montagem-Divulgação-The Grosby Group
12
-
Brunna Gonçalves, esposa de Ludmilla, assumiu recentemente os cachos. No Instagran, a dançarina disse o seguinte: BRU, PORQUE VOCÊ USA LACE? - Porque eu adoro mudar e também foram elas que me ajudaram a vencer a minha transição capilar! Depois de DOIS ANOS escondendo o meu cabelo por baixo das laces, finalmente me sinto preparada e confortável de mostrar o meu cabelo natural! SIM, eu estou apaixonada pelos os meus cachinhos! Me sinto a mulher mais linda do mundo! E vocês, gostaram?
Montagem-Divulgação
13
-
A atriz Aline Dias foi outra que passou pela transição capilar. A estrela já deu uma entrevista para o
ESTRELANDO falando sobre o assunto -
e você pode ler aqui!
Montagem-Divulgação
14
-
Sheron Menezzes sempre foi conhecida por seus cachos, mas ela chegou a usar o cabelo mais liso no início da carreira. Em 2015, a atriz relatou o seguinte em entrevista ao Vídeo Show: - Foram anos para aprender a lidar bem com meu cabelo. Normalmente eu hidrato o cabelo uma vez por semana. Eu tenho os produtos que a minha cabeleireira me indicou, passo e seco com difusor. [...] Eu escovava sempre o cabelo. Agora ele não tem química, mas eu já tive. Em Caras e Bocas [2009], o cabelo da Milena estava curto porque eu gostei dessa ideia de cortar para tirar a química. Foi um processo de cortar para o cabelo tirar toda a química e voltar crespo.
Montagem-Divulgação
15
-
Em agosto de 2019, Erika Januza cortou o cabelo bem curtinho para passar por esse processo de transição: Meu desejo é, além de viver um novo momento, celebrar a diversidade capilar, digamos assim. Você pode ser linda de qualquer forma. Que isso venha de dentro de você. Para fazer a transição capilar, por exemplo, é legal cortar os cabelos e vê-los crescendo com nova força, novo formato. Ouse! Vamos juntos! Você pode se surpreender!
Montagem-Divulgação
16
-
Ariana Grande é conhecida por estar sempre com um imenso rabo de cavalo liso. Mas o cabelo natural da cantora, na verdade, é castanho e cacheado. Os fios de Ariana foram bastante prejudicados na época em que ela atuou em Brilhante Victória, já que ela precisava pintar constantemente o cabelo com um vermelho bem vivo. Quando a série teen chegou ao fim, Ariana precisou tomar uma decisão drástica para recuperar o cabelo. Foi assim que ela emplacou o famoso rabo de cavalo, inclusive! Apesar de ainda ter certa dificuldade, a artista está cada vez mais confortável com o processo para recuperar os seus fios naturais e, de vez em quando, mostra o seu cabelo livre de intervenções em seu Instagram.
Montagem-Divulgação
17
-
Apesar de nunca ter falado abertamente sobre o assunto, Selena Gomez indicou em suas redes sociais que estava voltando a assumir os cachos naturais. A cantora usou os fios lisos por bastante tempo, desde a época em que começou na Disney, quando era apenas uma criança. Que mudança, hein?
Montagem-Divulgação
18
-
Em fevereiro de 2018, Kéfera escreveu um texto para falar sobre a sua transição capilar: Compartilhando com vocês o que aconteceu hoje, depois de dez anos fazendo progressiva. Eu nem me reconheci quando me vi com esse cabelo no espelho! Esse é meu cabelo natural, que ainda tem progressiva da metade pra baixo, mas que usando os produtos certos e secando da forma correta, me deu esse resultado. Esse é meu cabelo depois da aula de dança. Depois de bater bastante ele e suar, ele ainda se manteve assim. Eu estou muito feliz e confusa ao mesmo tempo, porque eu estou muito acostumada (dez anos, né) a me ver de cabelo liso, ou então um baby liss, mas que obviamente não dá esse resultado. [...] Não precisei CORTAR o cabelo... ele encolheu porque cacheou, né, mas eu não meti tesoura nem nada... Foi seco com difusor, e na raiz uma mãozinha, literalmente... Não teve muito segredo. Mas já quero compartilhar com vocês aqui minhas primeiras vezes de cabelo natural... estou confusa, mas estou gostando e tentando me acostumar ao meu natural de novo... Espero que esse post sirva de inspiração e dê esperança as meninas que estão cogitando a transição.
Montagem-Divulgação
19