Alicia Vikander revela aborto espontâneo: Experiência dolorosa. Relembre as famosas que são exemplos de superação
A situação, sempre muito difícil, cria uma rede de apoio entre mulheres que passaram pelo mesmo problema
25/Jul/2022
Da Redação

Passar por um aborto nunca é fácil! Alicie Vikander, vencedora do Oscar de melhor atriz em 2016, revelou que viveu momentos escuros antes de engravidar do primeiro filho com o ator Michael Fassbender. Nós agora temos o nosso bebê, mas demorou um tempinho. [O aborto] foi extremo, uma experiência muito dolorosa e, óbvio, me fez me lembrar a produção desse filme. Esse filme tem um outro significado hoje, disse ao The Sunday Times. A seguir, veja outras famosas que também superaram a fase complicada.

Luana Piovani perdeu um bebê quando tinha 27 anos de idade e, até hoje, relembra com dor desse momento. A mulher vem com essa carga desde pequena, de que precisa gerar e parir. Me senti incapaz quando tive o aborto espontâneo. É uma dor dilacerante, mas ela passa. Levei uns quatro anos para isso. Sempre quando uma mulher passa por isso, paro tudo que estou fazendo para dar apoio, disse a atriz, em entrevista para uma emissora de televisão portuguesa.

Outro exemplo é Meghan Markle. A esposa de príncipe Harry publicou um artigo no The New York Times para revelar que, em julho de 2020, ela sofreu um aborto espontâneo. A mamãe de Archie Harrison e Lilibeth Diana relatou o momento em que sentiu a perda de seu segundo filho: Era uma manhã de julho que começou normal como qualquer outro dia. (...) Depois de trocar a fralda, senti uma câimbra forte. Eu me joguei no chão com ele em meus braços, cantarolando uma canção de ninar para nos manter calmos, a melodia alegre em forte contraste com a minha sensação de que algo não estava certo. Eu sabia, enquanto agarrava meu primeiro filho, que estava perdendo meu segundo filho. Ela ainda detalhou que Harry ficou ao seu lado no hospital: Horas depois, eu estava deitada em uma cama de hospital, segurando a mão de meu marido. Senti a umidade de sua palma e beijei seus dedos, molhados com nossas lágrimas. Olhando para as paredes brancas e frias, meus olhos ficaram vidrados. Tentei imaginar como nos curaríamos. Eu me lembrei de um momento no ano passado quando Harry e eu estávamos terminando uma longa turnê na África do Sul. Eu estava exausta. Eu estava amamentando nosso filho pequeno e tentando manter uma expressão corajosa aos olhos do público. Sentada em uma cama de hospital, vendo o meu marido de coração partido enquanto ele tentava segurar os pedaços do meu, percebi que a única maneira de começar a cura é primeiro perguntando: Você está bem? Perder um filho significa carregar uma dor quase insuportável, vivida por muitos, mas mencionada por poucos. Veja o relato completo aqui.

Em 2015, mais precisamente no dia 26 de agosto daquele ano, Halsey sofreu um aborto espontâneo em seu quarto de hotel. No entanto, já no dia seguinte, a cantora foi obrigada a fazer um show - apesar do ocorrido. Em conversa para a Rolling Stone, ela contou: - Foi a performance mais raivosa que eu já fiz. Aquele foi um momento em minha vida em que pensei: Não me sinto humana mais! Após ter contado que sempre teve muita vontade em ser mãe durante a mesma entrevista, Halsey, diagnosticada com endometriose, não deixará a doença ditar o seu futuro e resolveu congelar óvulos: - Ter uma reserva de ovário é importante para mim, porque sou afortunada o suficiente para ter isso como opção, mas preciso ser agressiva quando o assunto é proteger a minha fertilidade e também, me proteger.

Mariana Rios havia anunciado sua primeira gravidez há apenas dez dias quando dividiu com os internautas a notícia de que havia perdido o bebê, fruto de seu relacionamento na época com Lucas Kalil. No Instagram, a atriz postou uma mensagem tocante falando sobre a dor de sua perda, mas inspirando outras mulheres que passaram pela mesma situação a seguir em frente. Meu filho, te recebi dentro de mim com todo meu amor. Seu coração que batia acelerado e forte, de repente parou. Você precisou partir e não me sinto no direito de questionar a decisão de Deus. Apenas aceito e confio que tudo que acontece é para o nosso bem. Só quem passou por isso é capaz de mensurar a dor que estou sentindo. Você foi muito amado a cada segundo em que aqui esteve e sempre será.Te espero de coração aberto se desejar voltar sentindo-se preparado.

Kimberly Van Der Beek, esposa de James Van Der Beek, tem uma triste história com abortos espontâneos. Num espaço de nove anos, Kimberly sofreu cinco perdas gestacionais, sendo a mais recente delas em junho de 2020, pouco depois de quase perder a própria vida ao enfrentar um aborto espontâneo em novembro de 2019. No Instagram, James falou sobre a situação e também deixou uma mensagem para as famílias que também passaram por essa perda: Depois de sofrer um aborto brutal e muito público em novembro passado, ficamos muito felizes ao saber que estávamos grávidos. Desta vez, mantivemos as notícias para nós mesmos. Mas no final de semana passado, mais uma vez, com 17 semanas... a alma que estávamos entusiasmados em receber no mundo teve lições para nossa família que não incluíam se juntar a nós em um corpo físico vivo. E a todas as famílias que se foram por isso... vocês não estão sozinhas.

Flavia Viana, por exemplo, que está em um relacionamento com Marcelo Ié Ié, manteve a gravidez em segredo, até o momento em que ocorreu o aborto espontâneo e ela teve que passar por uma cirurgia. Depois de uns dias, ela mesma se pronunciou sobre o assunto: - Mesmo sem entender as vontades de Deus, eu confio nelas, sempre foi assim. Isso não quer dizer que eu não fique triste, não tem como. É devastador, você faz planos, sonhar com uma coisa tão linda e de repente... Mas eu tenho certeza que Deus sabe o que tira e o traz. Eu sou grata por ter sido escolhida para ser mãe deste bebê nestas dez semanas, foi o tempo que ele veio em forma de anjinho. Ela sofreu ainda mais um aborto depois disso antes de conseguir engravidar e ter Gabriel, seu segundo filho.

Renee Morrison, esposa de Matthew Morrison, ator que interpretou Will Schuester na série Glee, sofreu um aborto espontâneo de seu segundo filho. A mãe de James Makai Morrison, o primeiro filho do casal, divulgou em seu Instagram três vídeos emocionantes e sem edição, falando sobre a perda: - Eu e o Matthew estamos tentando engravidar há um tempo e chamar o nosso próximo filho. Estou tentando chamar o nosso próximo filho que eu sei que está esperando por nós. Eu só quero que a gente dê um passo para trás e que a gente pare de sentir medo e vergonha. Renee descobriu que estava grávida com quatro semanas e começou o ciclo do aborto quando alcançou a sexta semana. Diferente da sua primeira gestação, que manteve em segredo, nesta, a atriz disse que se sentiu inspirada em compartilhar a notícia: - Ao longo de toda a minha maternidade, eu me conectei muito mais com as pessoas. Renee ainda comentou que a prática da meditação está ajudando bastante a superar esse processo. Que triste toda a situação, né?

Taís Araújo também faz parte do grupo de mulheres que teve que enfrentar esse tipo de perda. Em uma entrevista para a Vogue Brasil, a atriz contou sua experiência: - Já passei por duas situações de abortos espontâneos e foram muito tristes. Eu tenho profundo respeito por mulheres que passam por essa dor, por perdas em gestação avançada ou não avançada porque toda perda é uma perda, cada mulher é uma mulher e cada uma entende as perdas de maneiras diferentes porque são pessoas diferentes, desejos diferentes, tamanhos diferentes.

Shay Mitchell, conhecida por ter integrado o elenco de Pretty Little Liars, dividiu sua história meses depois. Por meio de uma retrospectiva que estava fazendo, ela publicou a foto de um ultrassom junto com um emoji de coração partido. Depois, declarou em texto: Ter tantas pessoas me seguindo no Instagram e lendo os meus posts é incrivelmente inspirador. O amor e o apoio que tanto de vocês demostram me animam mesmo durante os meus dias mais escuros, incluindo este que aconteceu ano passado depois de eu sofrer um aborto e perder a criança das minhas expectativas e dos meus sonhos. Depois, ela anunciou sua primeira gravidez, já com a gestação avançada!

Pink abriu o coração em uma entrevista ao jornal USA Today e comentou abertamente de uma triste fase da sua vida quando sofreu um aborto espontâneo aos 17 anos de idade. A cantora assumiu que só conseguiu se recuperar deste terrível trauma com muita terapia: - Eu sempre tive esse corpo de atleta muito forte (...). E eu ia ter aquele filho, mas quando isso acontece com uma mulher ou uma menina, você sente que seu corpo odeia você e que seu corpo está quebrado e não está fazendo o que deveria fazer. Eu tive vários abortos desde então, então eu acho que é importante falar sobre o que você tem vergonha, quem você realmente é e o doloroso problema. Apesar da sequência de problemas, Pink não desistiu e continuou insistindo para conseguir ter a sua própria família. Hoje ela tem Willow e Jameson, frutos de seu relacionamento com Carey Hart.

Já Carrie Underwood também mostrou toda a sua força após perder três bebês. Pois é... ela sofreu três abortos espontâneos em menos de dois anos e, segundo contou para a revista People, a cantora começou a se questionar se estava fazendo alguma coisa de errado e enquanto estava tentando entender a situação ela rezava, já que é muito religiosa. Carrie revelou que procura nunca reclamar da vida, mas os abortos mudaram um pouco isso e ela chegou a pensar: - Eu estou meio que desistindo dessa ideia. Se isso não era para acontecer, então eu preciso aceitar e saber que um dia eu entenderei o porquê>. Casada com Mike Fisher, hoje ela é mãe de dois meninos, Jacob e Isaiah.

Fernanda Machado sofreu um aborto espontâneo quando estava grávida de oito semanas - quase dois meses - de seu segundo filho com o empresário Robert Riskin, e aproveitou a postagem para mandar uma mensagem de apoio às mulheres que também já passaram por isso. A atriz publicou uma montagem em que aparece ao lado de um teste de gravidez indicando positivo e escreveu: Oito semanas atrás, nós estávamos celebrando a alegria de uma vida nova crescendo dentro de mim... Tive a alegria de viver seis semanas intensas, com esse bebezinho na minha barriga. Eu tenho certeza que essa sementinha de luz, que estava dentro de mim, veio pra me proteger e me ensinar muito, nesse curto período de tempo. Infelizmente, eu tive que aceitar e entender que esse bebezinho já estava pronto para se tornar luz, para se tornar energia pura... Ela ainda aproveitou para mandar um recado para as mulheres, que precisam de apoio nesse momento difícil: Sei que o tempo vai curar as feridas que ficaram... Mas nunca vou esquecer desse meu bebezinho, que não tive a chance de segurar no colo... Aproveito pra mandar muito amor pra todas as mulheres, que como eu, viveram essa perda... Pouco se fala abertamente sobre esse assunto, mas é sempre bom saber que não estamos sozinhas, uma em cada quatro mulheres já sofreu uma perda gestacional. Se você também infelizmente sofreu uma perda gestacional, saiba que você não está sozinha.

Hilaria Baldwin, esposa de Alec Baldwin, havia revelado que estava grávida novamente, mas causou um pouco de polêmica ao afirmar que provavelmente estava sofrendo um aborto. Após críticas, ela se defendeu e, depois, confirmou que realmente havia perdido o bebê: Não houve batimentos cardíacos hoje no meu exame, então acabou... Mas eu tenho alguns batimentos cardíacos muito fortes e incríveis aqui. Estou cercada por esse amor e me sinto muito feliz. Obrigada a todos por ouvir, apoiar e por compartilhar suas próprias histórias pessoais. Somos mais fortes juntas. Espero que essa conversa continue a crescer e que possamos nos unir através dos belos e desafiadores momentos da vida. Muito amor e apreço por todos vocês, contou. Ela é mãe de Leonardo, Carmen, Romeo, Rafael, Eduardo e Lucia, todos de seu casamento com Alec.

Mônica Martelli, em entrevista ao canal de Gabriela Pugliesi, também compartilhou sua história: - Não foi fácil. Perdi três, aborto espontâneo, má formação. Depois que perdi a terceira, foi aí que escrevi a peça. Minha mãe falava que lá na frente eu ia entender isso. Já estava sentindo pressão. Estava com 34 anos, casada com o pai da Julia, tinha um desejo, eu estava com vontade, estava com um cara que estava apaixonada, a gente em uma fase excelente. Mas aí perdi, aí escrevi a peça e depois fui entender. Eu tinha que viver o sucesso de Os Homens São de Marte antes. Aos 40 eu não estava conseguindo engravidar. Fui ao médico falando em fazer tratamento. Avisei que ia para Nova York e que a gente ia fazer isso quando voltasse. Eu voltei grávida. Foi então que Mônica teve sua filha, Júlia Marques, fruto do relacionamento que teve com Jerry Marques. O casamento chegou ao fim em 2012.

Em seu livro de memórias, Becoming, Michelle Obama abriu o jogo sobre o aborto que sofreu, no começo de seu casamento com Barack Obama: Eu senti como se tivesse falhado porque eu não sabia como abortos eram comuns porque nós não falamos sobre eles. Ficamos com a nossa própria dor, pensando que de alguma forma estamos quebrados. Essa é uma das razões pelas quais acho importante conversar com as jovens mães sobre o fato de que os abortos acontecem. Eu acho que é a pior coisa que fazemos como mulheres, simplesmente não falar sobre nossos corpos. Depois, a ex-primeira dama dos Estados Unidos recorreu à fertilização in vitro e, eventualmente, se tornou mamãe de Sasha e Malia.

Quando foi entrevista pela revista Tatler, Nicole Kidman abriu o jogo sobre as dificuldades para se tornar mãe, há quase 30 anos. Hoje, mãe de quatro filhos, a atriz revelou que sua primeira gravidez, na época casada com Tom Cruise, foi ectópica - isto é, quando o óvulo fertilizado se aloja fora do útero: - Eu conheço o anseio. Aquela anseio. É um enorme e dolorido anseio. E a perda! A perda de um aborto espontâneo não é falada o suficiente. Isso é uma enorme tristeza para certas mulheres, desabafou a atriz.

Para o canal de Mariana Kupfer, Patrícia Abravanel abriu o jogo sobre os dois abortos espontâneos que sofreu, logo após dar à luz seu primeiro filho, Pedro: - Foi terrível. Fiz cesárea do Pedro, tive que esperar um ano, o médico recomendou. Esperei um ano e comecei a tentar [engravidar novamente]. E aí nada, nada. Quando veio, fiquei tão feliz. Duas semanas depois, tive o sangramento. Fiquei deprê, três dias sem sair de casa. Aí tive outro. Perdi dois antes da Jane. (...) Eu enlouqueci, praticamente enlouqueci. Aí fiquei mais ansiosa, vi que não era fácil ter filho. Gravidez é presente de Deus. Eu não fiz nada de errado para perder dois. De repente Deus estava me preparando para dar mais valor ainda. Ambos são frutos do casamento da apresentadora com Fábio Faria, com quem ainda tem o pequeno Senor, nascido em abril de 2019.

Quando estava grávida de Manuela, Eliana escreveu um depoimento para a revista Veja, e informou que, antes da gestação, havia perdido um bebê: Essa gravidez foi muito desejada desde sempre. O Adriano [Ricco, seu marido] ainda não era pai e eu, muito feliz por já ser mãe, sabia que se fosse para ter mais um, deveria ser logo, pois já tinha cruzado a linha dos 40, contou a apresentadora, que já é mãe do pequeno Arthur, de seu relacionamento com João Marcelo Bôscoli. E continuou: Então, no ano passado, conversamos, planejamos, engravidei e comemoramos muito. A alegria, porém, acabou no segundo mês. No início de novembro tive um aborto espontâneo. Além da família e dos muito íntimos, ninguém soube nem da euforia e nem da tristeza que vivemos; do desabar dos sonhos. Aliás, pouco se fala da dor e do luto de uma gravidez interrompida. A mulher ou o casal vive isso no silêncio, no choro contido. Dois dias após a curetagem -, um processo difícil, tanto físico como emocionalmente -, eu já estava no palco, ao vivo por horas, no comando do Teleton, a maratona televisiva em prol da AACD, da qual sou madrinha. Tentei sublimar a minha perda ajudando aquelas crianças com deficiência que tanto precisam e dando apoio àquelas mães tão especiais. Ninguém desconfiou de nada. Eu sorria por fora e chorava por dentro. Mas consegui cumprir o meu papel e fiquei realizada em poder colaborar.

Antes de engravidar de Blue Ivy, Beyoncé sofreu um aborto espontâneo, o que ela definiu como sendo a coisa mais triste que eu já tive que passar. Depois, em entrevista para Oprah Winfrey, ela explicou por que demorou para anunciar a gravidez de Blue: - Há muitos casais que passam por aquilo e isso foi uma grande parte da minha história. É uma das razões as quais eu não anunciei que estava grávida da segunda vez, porque você não sabe o que vai acontecer. E isso foi difícil, porque toda a minha família e meus amigos sabiam e nós celebramos. Foi difícil.

Em 2013, para a revista You Gwyneth Paltrow também revelou a perda de seu terceiro filho: - Eu tive uma péssima experiência quando estava grávida do meu terceiro [filho]. Não deu certo e eu quase morri. Então, eu fiquei, tipo: terminamos por aqui ou devo voltar e tentar de novo?

Antes de sua primeira gravidez, que gerou Rafaella Justus, de seu casamento com Roberto Justus, Ticiane Pinheiro havia perdido um bebê. Ela estava já no quinto mês de gestação, quando ao realizar exames de rotina, descobriu que o coraçãozinho do pequeno havia parado de bater. Por meio de sua assessoria, ela informou, na época, que havia feito um parto normal e sem sedativos. No mesmo dia, mais tarde, já estava em casa: Estou muito triste e quero me preservar neste momento. Espero que as pessoas entendam e respeitem a minha dor. Não desisti do meu sonho e pretendo engravidar em breve, disse, em comunicado. Pouco tempo depois, veio Rafinha e, de seu casamento com César Tralli, nasceu Manuella, em 2019.

Luana Piovani, que é mãe de Bem, Liz e Dom, de seu casamento com Pedro Scooby, ficou grávida pela primeira vez em 2004, quando namorava o empresário Ricardo Mansur, mas sua gestação acabou sendo interrompida na sexta semana por conta de um aborto espontâneo. Em seu canal no YouTube, a atriz relembrou o momento: - Passei por um aborto espontâneo, e o mundo todo me deu pêsames sem eu pedir nada a ninguém. Foi um momento que eu queria ficar em silêncio, porque dentro de mim era muito barulho. As pessoas têm uma boa intenção, eu entendo, todos os artistas entendem. Fui recebendo pêsames a cada cindo passos que eu dava. Foi dificílimo. Piorou muito a minha situação.

Claudia Leitte também perdeu um bebê. Hoje, ela é mãe de dois meninos, Rafael e Davi, e em breve dará à luz Bela, todos de seu casamento com Márcio Pedreira. Porém, a cantora, ao falar sobre o fim de uma turnê, relembrou o período difícil de sua vida, em que sofreu um aborto: Meu mundo cor de rosa virou cenário e foi de fato um prenúncio do que me aconteceria alguns meses mais tarde. Engravidei pela primeira vez no ano passado em agosto. Havia sonhado com minha bebezinha. Mal pude conter a felicidade. Mas... ainda não era Bela... dessas coisas de Deus que a gente só entende depois. O show continuou. Recebi abraços fortalecedores. Em meio a muitos pensamentos inoportunos, meus fãs vinham ao camarim cheios de amor. Então, no tempo DELE, aconteceu de novo. Deus não joga dados. Bela significa: Prometida do Senhor.

Courteney Cox, a Monica de Friends, sofreu um aborto enquanto gravava a série, mais precisamente no período da história em que Rachel, vivida por Jennifer Aniston, estava dando à luz Emma, sua primeira filha: - Eu lembro de uma vez em que sofri um aborto e Rachel estava dando à luz. Foi, tipo, ao mesmo tempo. Meu Deus, que terrível ter que ser engraçada, declarou a NBC News.
-
Longe das novelas, Fernanda Machado recebe famosos em lançamento de livro
-
Assim como Ludmilla e Brunna Gonçalves, relembre as famosas que recorreram à reprodução a...
-
Thais Fersoza sofre acidente doméstico e desabafa: - Aquela dor que vem do útero
-
Ex-cunhados, João Guilherme e irmã de Bruna Marquezine marcam presença em show de João Lu...
-
Isis Valverde prestigia sessão de autógrafos de Marcus Buaiz e exalta o marido: - Muito inteligente
-
Brunna Gonçalves exibe barrigão de gravidez em passeio romântico com Ludmilla. Confira tudo que sabemos sobre a gestação do casal
-
Marieta Severo, Drica Moraes e mais famosos prestigiam estreia da peça Sonhei com Você
-
Longe das novelas, Fernanda Machado recebe famosos em lançamento de livro
-
Thais Fersoza sofre acidente doméstico e desabafa: - Aquela dor que vem do útero