-
Os famosos nunca deixam de mostrar festas e a vida luxuosa que tem. Mas para falar sobre doenças e mostrarem que são pessoas como todos nós, precisa ter coragem. Shannen Doherty, nascida em 12 de abril de 1971, ficou conhecida por interpretar Brenda Walshe na série Barrados do Baile, nos anos 1990. Contudo, a atriz está passando por altos e baixos desde 2015 quando foi diagnosticada com câncer de mama no estágio quatro. Eu não quero nunca começar a agir como se estivesse morrendo. Quero continuar vivendo como se eu não tivesse uma lista para completar porque vou continuar lutando para ficar viva. Muitas pessoas quando são diagnosticadas com um estágio quatro consideram ser o fim da linha. Elas assumem que não podem trabalhar ou não estão mais em sua completa capacidade, mas isso não é verdade, disse em entrevista ao programa Good Morning America. Em 2023, ela usou as redes sociais para desabafar sobre o sistema de saúde norte-americano ao ter o convênio cancelado em meio ao tratamento da doença: Estou curiosa para saber como pessoas como eu, que trabalham desde os dez anos de idade e pagam dívidas para SAG [Screen Actors Guild], quando não podemos trabalhar por motivos de saúde, porque nosso sindicato nos abandona. Acho que podemos fazer melhor para todos os nossos membros e acho que você é a pessoa certa para fazer isso. O seguro de saúde não deve ser baseado na renda anual. É uma contribuição vitalícia. E para mim e muitos outros, que pagamos uma vida inteira de dívidas, para [os seguros] serem cancelados apenas porque não atendemos aos seus critérios atuais. Não está tudo bem. Veja os famosos que falaram abertamente sobre suas doenças:
Divulgação
1
-
Vera Viel revelou seu diagnóstico de um Sarcoma Sinovial, um tumor raro e maligno, em sua coxa esquerda no dia 10 de outubro. A esposa de Rodrigo Faro comentou no
Instagram sobre a doença:
Quero começar agradecendo a Deus por ter nos mostrado essa doença logo no início, usando pessoas que foram como anjos, e meu marido que insistiu para que eu fosse fazer uma ressonância. Eu tenho um Sarcoma Sinovial, um tumor raro e maligno na minha coxa esquerda. Estou pronta pra enfrentar essa batalha! Amanhã, dia 11 de outubro, farei uma cirurgia para retirá-lo e, depois, seguiremos com o tratamento junto a uma equipe médica incrível e muito abençoada.
AgNews
2
-
No dia, 30 de junho, Simony, que fez um longo tratamento contra o câncer, celebrou seu aniversário e falou, novamente, sobre as dificuldades que passou ao longo dos últimos dois anos com a doença: Que loucura é a vida, né? Há 2 anos, em 28 de julho de 2022, descobri um câncer. Tive que me desconstruir como mulher, olhar para o espelho e nem me reconhecer. Tive muito medo de morrer, porém, a minha fé era muito maior. Fiquei careca 2 vezes, fiz 33 radioterapias, fiquei em carne viva. Mas eu sempre tive uma vontade imensa de viver e vocês, minha família, meus amigos, cada um na sua religião, pediram por mim. Olha eu aqui hoje comemorando 48 anos com muito orgulho. Cada marca no rosto, cada cabelo branco tem muita história. Eu sou só gratidão. Primeiramente Deus, meus filhos, minha mãe, meus VERDADEIROS AMIGOS, meu médico maravilhoso e toda sua equipe. 48 anos e 2 ANOS QUE RENASCI. Literalmente me tornando quem sou hoje.
3
-
Preta Gil descobriu um câncer no intestino no começo de 2023 após passar mal e dar entrada na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. Logo depois do ocorrido, ainda não existiam informações sobre o que estava causando o mal-estar da cantora. Seis dias depois, no entanto, ela usou as redes sociais para informar aos fãs e seguidores que foi diagnosticada com a doença. A partir daí, a cantora compartilhou com os fãs todas as fases do tratamento.
Divulgação-TV Globo
4
-
O cantor Beto Barbosa participou do Encontro no dia 31 de maio de 2023 e decidiu abrir o coração sobre os momentos difíceis que enfrentou durante o tratamento contra o câncer. Aos 68 anos de idade na época, o artista deixou um alerta para os fãs sobre a doença que o acometeu na região da próstata, descoberto em 2018. - As pessoas devem se cuidar mais e fazer exames preventivos, porque parece estar virando uma gripe e uma febre. Quando descobre antes é mais fácil de curar. Na sequência, o cantor também falou sobre a importância do apoio que recebeu da esposa, Gisele Melo. - Gisele ficou comigo nos momentos mais difíceis da minha vida: quando tive um câncer e já estava ali com quase todo o corpo partindo, porque só tinha cinco por cento chance de viver, Gisele nunca saiu do meu lado. Foi a pessoa que ficou dois anos dentro do hospital, dormindo no sofá e eu ali sofrendo com várias cirurgias, quimioterapia.
Divulgação-TV Globo
5
-
Fabiana Justus compartilhou com o mundo seu diagnóstico de leucemia mieloide aguda no dia 25 de janeiro de 2024. Desde então, ela vem usando suas redes sociais para compartilhar detalhes de seu tratamento contra o câncer.
6
-
Michael J. Fox que ficou conhecido por conta de seus filmes da trilogia de De Volta para o Futuro acabou descobrindo em meados de 1991, quando tinha apenas 29 anos de idade, que enfrentaria longos anos com a doença de Parkinson. E depois disso, o ator já fez questão de várias vezes em falar sobre o assunto e até abriu um fundo de arrecadação para estudos sobre a doença e também virou o grande porta-voz do Parkinson.
Divulgação
7
-
Diagnosticada com lúpus e transtorno de bipolaridade, Selena Gomez abriu o coração ao falar sobre ansiedade, depressão e psicose em seu documentário My Mind & Me. Segundo informações do The Mirror, a cantora teve a intenção de educar os jovens sobre a importância de priorizar sua saúde mental ao explicar o motivo de ter decidido expor suas lutas e relacionamento tumultuado com a fama na produção. Acho que alguém realmente me perguntou se eu sentia que tinha feito demais. E não vou mentir, talvez houve alguns momentos que foram assustadores para revelar. Mas, ao mesmo tempo, se você tirar alguma coisa disso, espero que as pessoas entendam que meu propósito aqui é a conexão. Eu me usei como um sacrifício para que as pessoas tivessem conversas difíceis. Mas também vou rastejar para um buraco agora por alguns meses, para que ninguém me veja por um tempo. Eu fiz demais. A artista se tornou conhecida pelo público quando tinha apenas dez anos de idade após participar da série infantil Barney e Seus Amigos. Em 2007, ela se tornou um fenômeno ao interpretar a protagonista Alex Russo em Os Feiticeiros de Waverly Place.
Divulgação
8
-
Bruce Willis se afastou dos holofotes e anunciou a aposentadoria após ser diagnosticado com afasia. Agora, seu caso foi reavaliado e não há tratamento. No dia 16 de fevereiro de 2023,
Emma Heming Willis, esposa do astro, escreveu um texto nas redes sociais para contar sobre o diagnóstico:
Nossa família queria começar expressando a mais profunda gratidão pela incrível manifestação de amor, apoio e histórias maravilhosas que todos recebemos desde que compartilhamos o diagnóstico original de Bruce. Nesse espírito, queríamos dar a você uma atualização sobre nosso amado marido, pai e amigo, pois agora temos uma compreensão mais profunda do que ele está passando. Desde que anunciamos o diagnóstico de afasia de Bruce na primavera de 2022, a condição de Bruce progrediu e agora temos um diagnóstico mais específico: demência frontotemporal (conhecida como FTD). Infelizmente, os problemas de comunicação são apenas um sintoma da doença que Bruce enfrenta. Embora isso seja doloroso, é um alívio finalmente ter um diagnóstico claro..
Divulgação
9
-
Em maio de 2023, aos 65 anos de idade, Dolph Lundgren desabafou sobre o tratamento contra o câncer que vem fazendo desde 2015. Conhecido por ter interpretado He-Man nos cinemas e participado do quarto filme da franquia Rock, o ator chegou até a receber o diagnóstico terminal em 2020, quando os médicos disseram que ele tinha de dois a três anos de vida por conta dos tumores no rim: O doutor me disse: Você deveria dar um tempo no trabalho e passar mais tempo com a família. Então eu perguntei a ele: Quando tempo você acha que eu ainda tenho?. Ele disse dois ou três anos, mas podia sentir na voz dele que achava que era ainda menos do que isso, disse em entrevista ao programa In Depth with Graham Bensinger. Contudo, ao procurar outra opinião médica, o astro iniciou um novo tratamento que reduziu em 90% o tamanho dos tumores, ganhando mais alguns anos de vida: Passei o ano de 2022, basicamente, observando esses remédios fazerem o seu efeito. Finalmente as coisas começaram a melhorar, os tumores diminuíram em 90%. Agora estou no processo de retirar o que sobrou deles do meu corpo... A expectativa é que, depois disso, eu estarei livre do câncer.
Divulgação
10
-
Aos 44 anos de idade, Suzana Alves falou nas redes sociais sobre o seu
diagnostico de TDAH e emocionou os fãs:
Sigo aliviada e feliz por me aceitar.
AgNews
11
-
Quando Rafael Cardoso precisou fazer uma cirurgia de emergência após descobrir uma evolução no seu diagnóstico de miocardiopatia hipertrófica congênita, doença cardíaca que leva o músculo do coração a engrossar e dificulta o bombeamento de sangue, ele compartilhou os detalhes com seus fãs. Infelizmente, a cardiopatia do ator evoluiu para uma condição que poderia causar morte súbita, o que fez com que ele implantasse um desfibrilador cardíaco com o objetivo de evitar essa fatalidade. A boa notícia é que o procedimento foi um sucesso e Rafael ficou poucos dias no hospital - mas o susto foi tão grande que ele chegou a falar sobre o episódio em suas redes sociais: - Queria só agradecer a todo mundo que mandou tanta mensagem, tanto carinho, tanto amor... O que é bom demais quando a gente fica com medo de morrer mesmo, né? (risos) Receber tanto carinho assim é muito bom. Obrigado, gratidão a todo mundo que mandou uma palavra, um amorzinho, um axé. E já já estou 200% e novo de novo. O artista ainda abriu o coração em entrevista ao jornal O Globo: - Eu nunca senti nada, fazia muita atividade física. Jogava futebol três vezes por semana, nadava, fazia crossfit, corria. Também tinha uma rotina de trabalho intensa. Quando peguei o resultado dos exames vi que era uma bomba-relógio que poderia explodir a qualquer momento. [...] É importante dizer que a vida vai seguir normal, em breve quero voltar a fazer o que eu gosto, que é acordar às cinco da manhã, correr na praia e dar um mergulho ao nascer do sol. É uma tecnologia que pode prevenir uma morte súbita, então temos mais é que usar.
Divulgação-TV Globo
12
-
Carla Diaz usou as redes sociais no dia 3 de dezembro de 2020 para revelar aos fãs e seguidores que o nódulo na tireoide que descobriu em julho deste ano era maligno. Aos 30 anos de idade, a atriz afirmou que teve um câncer e encarar a descoberta foi um momento delicado na sua vida: - Vim falar de um assunto muito sério que aconteceu comigo. Espero que vocês me entendam que eu não tenha compartilhado antes, mas tem coisas na vida que a gente precisa vivenciar, assimilar tudo, pra depois dividir. E foi assim comigo. Descobri um tempo atrás um nódulo na tireoide, depois de muitos exames descobrimos que ele era maligno, ou seja, eu estava com câncer na tireoide. Descobrir que está com câncer é assustador, é horrível, é muito delicado, disse. Ela ainda explicou que decidiu fazer um registro de tudo o que aconteceu para ajudar quem está passando pela mesma situação: Eu precisei desse tempo fechada no meu casulo pra resolver isso logo, assimilar tudo, mas pensando nas pessoas que gostam de mim, se preocupam comigo e que estão vivenciando a mesma coisa que eu vivenciei, resolvi registrar todo meu processo, desde a descoberta do nódulo até o dia da cirurgia, que foi a cura. E tive a ideia de fazer um documentário informativo sobre o câncer da tireoide. Eu espero que minha experiência sirva de alguma coisa para alguém, nem que seja para acalmar o coração de uma pessoa que esteja passando pelo que eu passei. . Por fim, a atriz comemorou que já está curada e pontuou que não foram momentos fáceis que teve que enfrentar nos últimos meses: Sei que não é fácil. Enfim, é isso, só pra avisar estou curada, graças a Deus. Não foi fácil. Eu sei que não foi fácil, quantas noites fiquei sem dormir, mas passou!
Divulgação-TV Globo
13