Relembre a trajetória do reinado de Elizabeth II
Confira a história da monarca mais longeva da monarquia britânica
08/Set/2022
Da Redação

A Rainha Elizabeth II morreu aos 96 anos de idade nesta quinta-feira, dia 8, no Castelo de Balmoral, na Escócia. A informação foi dada pelo Palácio de Buckingham, em nota oficial: A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã. Sem sombra de dúvidas, a Rainha Elizabeth II sempre foi um dos principais nomes entre os comandantes mundiais, tendo uma brilhante trajetória na monarquia britânica - e a mais longeva da história. Em 2022, ela comemorou o Jubileu de Platina, o qual marcou seus 70 anos no trono, com muitos momentos a serem lembrados. Mas também enfrentou problemas de saúde que preocuparam a família real e o mundo. A seguir, relembre a trajetória do reinado de Elizabeth II!

A princesa Elizabeth Alexandra Mary, terceira na linha de sucessão ao trono, nasceu em 21 de abril de 1926 em Londres, na Inglaterra. Ela recebeu esse nome devido à sua mãe, Rainha Elizabeth, sua bisavó paterna, a Rainha Alexandra, e sua avó paterna, a Rainha Mary. Quando nasceu, Elizabeth não era a herdeira natural do trono britânico. O monarca era seu tio, Edward VII, que abdicou do trono, dando lugar ao irmão, pai de Elizabeth. Ela, como primogênita de Elizabeth e George VII, passou a ser a herdeira natural. E foi a primeira das crianças da família real a ser batizada na capela do Palácio de Buckingham, quando usou um vestido de renda que havia sido usado pela Rainha Elizabeth I. Em 1937, ela vai para a coroação de seus pais, o rei George VI e a Rainha Elizabeth, sendo a primeira mulher que, como herdeira presuntiva, vê seus pais coroados.

Em 1939, quando começa a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth se muda, junto com sua irmã, para o Castelo Real de Windsor. Foi nesse período que Elizabeth conheceu o príncipe Philip da Grécia, seu futuro marido. Em 1942, o rei George VI nomeia Elizabeth coronel honorário do 500º Regimento de Guardas de Granadeiros, do Exército Real, e esse também é o ano em que ela faz sua estreia pública oficial com uma revista do 500º Regimento de Guardas de Granadeiros no Palácio de Windsor. Já em 1944, Elizabeth é nomeada membro do Conselho Privado e do Conselho de Estado, podendo assumir as funções do rei durante sua ausência do país.

Em 10 de julho de 1947, o rei George VI e a Rainha Elizabeth anunciam o noivado de Elizabeth com o príncipe Philip, um tenente da Marinha britânica. E em 20 de novembro de 1947 ela se casa com Philip. Depois de receber a cidadania britânica e renunciar ao título grego, Philip se torna Sua Alteza Real o príncipe Philip, Duque de Edimburgo, e Elizabeth adquire o título de Duquesa de Edimburgo.

Em 6 de fevereiro de 1952, o Rei George VI morre de câncer de pulmão e Elizabeth ascende ao trono.

Já em 11 de abril daquele ano, a rainha decreta que ela e seus descendentes continuarão a usar o sobrenome Windsor, adotado pela primeira vez pela família real britânica durante a Primeira Guerra Mundial.

Ela e o duque tiveram filhos: Charles, príncipe de Gales (14 de novembro de 1948), Anne, princesa real (15 de agosto de 1950), Andrew, duque de York (19 de fevereiro de 1960) e Edward, conde de Wessex (10 de março de 1964).

A segurança da rainha também foi assunto durante todos esses anos. Em 1981, um fato assutou a nação: um adolescente, Marcus Simon Sarjeant, atira contra a rainha seis vezes enquanto ela participa de um desfile em Londres. Ele é preso e acusado de traição. Já em 1982, um homem consegue penetrar na segurança do Palácio de Buckingham e chega ao quarto da rainha, onde ela estava.

Um dos momentos de maior destaque de todos esses anos de reinado rolou por conta do envolimento amoroso de seu filho, Príncipe Charles. Ele e Lady Diana Spencer se casaram no dia 29 de julho de 1981, na Catedral de São Paulo, em Londres. Mas a relação foi turbulenta e em dezembro de 1995, após intensa cobertura da mídia sobre o afastamento e os casos extraconjugais do príncipe e da princesa de Gales, a rainha pede que eles se divorciem. Em 1997, Diana acaba morrendo precocemente em um acidente automolístico, quando a rainha se dirigiu à nação ao vivo e na televisão para expressar sua dor pela morte da princesa Diana. Um grande marco na história. Hoje, no entanto, seu filho - e herdeiro ao trono real - é casado com Camilla Parker Bowles. Ela foi apontada como amante de Charles quando ele ainda estava com Diana, e em fevereiro de 2005 aconteceu o noivado do casal. Poucos meses depois, no dia 9 de abril eles se casaram.

Os relacionamentos dos filhos trouxeram como frutos vários netos para a Rainha Elizabeth II. Ela tem os seguintes herdeiros: do príncipe Charles e da princesa Diana, príncipe William e príncipe Harry. Da princesa Anne e Mark Phillips, Peter Phillips e Zara Phillips. Do príncipe Andrew e Sarah Ferguson, a princesa Beatrice e a princesa Eugenie. Do príncipe Edward e Sophie Rhys-Jones, lady Louise Windsor e James Windsor, visconde de Savern.

Por falar em William, ele hoje é casado com Kate Middleton. Para que a relação fosse aceita, em 21 de abril de 2011, no aniversário de 85 anos de idade da rainha, o palácio emitiu o consentimento oficial da monarca, chamado de Instrumento de Consentimento, para o casamento do príncipe William com Kate. Por lei, a Lei de Casamentos Reais de 1772, o monarca deve consentir com a maioria das uniões conjugais reais.

A vida de Elizabeth II também é cheia de bisnetos. De Zara Phillips Tindall, ela tem Mia Grace, Lena Elizabeth e Lucas Philip. Do príncipe William e Kate Middleton, vieram George Alexander Louis, Charlotte Elizabeth Diana e Louis Arthur Charles. De Peter Phillips, a rainha tem Savannah e Isla. Do príncipe Harry e Meghan Markle, vieram Archie Harrison e Lilibet ‘Lili’ Diana Mountbatten-Windsor. Da princesa Eugenie, ela tem August Philip Hawke Brooksbank. Já da princesa Beatrice, veio Sienna Elizabeth Mapelli Mozzi.

Foi em 9 de setembro de 2015 que ela se tornou a monarca reinante mais longeva da história britânica. Lembrando que seu título oficial sempre foi Elizabeth II, pela Graça de Deus, do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte e Rainha de seus outros Reinos e Territórios, Chefe da Commonwealth e Defensora da Fé. Os monarcas do Reino Unido também são chefes da Igreja Anglicana e das forças armadas britânicas. Elizabeth II foi a sexta mulher a ascender ao trono britânico e a monarca que passou mais tempo reinando. Em setembro de 2015, ela quebrou o recorde imposto por sua tataravó, a rainha Vitória, de 63 anos e 216 dias com a coroa. A linha de sucessão ao trono britânico começa por Charles, o primogênito da rainha.

O casamento de Príncipe Harry e Meghan Markle, em 19 maio de 2018, também deu o que falar. Os dois ficaram sob os holofotes desde que assumiram o relacionamento e, em 18 de janeiro de 2020, o Palácio de Buckingham anunciou que o duque e a duquesa de Sussex não são mais membros ativos da família real. Como parte do acordo, o casal teve que renunciar a seus deveres reais, incluindo compromissos militares, e deixar de representar a rainha. O casal também reembolsou os fundos do Sovereign Grant que gastaram pouco antes do anúncio para reformar sua residência oficial em Frogmore Cottage do dinheiro do contribuinte britânico. Hoje, eles vivem na Califórnia, nos Estados Unidos.

Em 9 de abril de 2021, o duque de Edimburgo, príncipe Philip, marido de Elizabeth II há mais de sete décadas, morre aos 99 anos de idade.

Depois disso, a saúde da rainha começou a também dar sinais de fraqueza. Em 21 de outubro de 2021, de acordo com um porta-voz do Palácio de Buckingham, a rainha passou a noite no hospital e foi submetida a exames preliminares. Ela estava de bom humor e descansando no Castelo de Windsor. Na noite anterior, ela relutantemente aceitou o conselho médico para cancelar uma viagem à Irlanda do Norte nos próximos dias e foi obrigada a descansar. Em 26 de outubro de 2021, em comunicado divulgado pela Royal Communications, foi anunciado que a Rainha Elizabeth II não compareceria à recepção noturna da COP26. Em 20 de fevereiro de 2022, ela testou positivo para o coronavírus, apresentando sintomas leves de resfriado. E em 8 de setembro de 2022 a saúde da Rainha Elizabeth II causa preocupação, fazendo com que ela fique sob supervisão médica - e recebendo sua família na Escócia para companhá-la de perto. Ela chegou a Balmoral no dia 21 de julho, para passar as férias de verão e, na última terça-feira, dia 6, recebeu a nova primeira-ministra Liz Truss. Nas fotos do encontro, aliás, foi possível ver que a rainha tinha hematomas nas mãos. E no meio disso tudo, entre os dias 1º de novembro e 6 de fevereiro de 2022, a rainha Elizabeth II se torna a primeira monarca britânica a reinar durante 70 anos, ampliando seu recorde como a monarca com o reinado mais longo da história britânica. As celebrações do Jubileu de Platina ocorreram durante todo o ano.
-
Fernanda Paes Leme e mais celebridades prestam apoio a Robson Nunes e Micheli Machado após casal perder bebê
-
Na reta final da gestação, Micheli Machado perde bebê que esperava com Robson Nunes
-
Após polêmica com Duda Guerra, Angélica faz reflexão sobre ser mãe de três: Sei bem dos desafios do dia a dia
-
Novos papais! Lucas Rangel e Lucas Bley anunciam a espera do primeiro filho: Essa é a notícia mais maravilhosa
-
Após ferimento no olho, Pocah se pronuncia e tranquiliza fãs: Grata por não ter acontecido o pior