-
Divulgação Nascido em 18 de dezembro de 1946, Steven Spielberg é responsável por diversos filmes e franquias de sucesso, que fazem parte da vida de muita gente. Que tal, então, relembrar algumas de suas grandes produções? Foi uma tarefa difícil, mas conseguimos separar as principais!
-
Divulgação Em 2023 chegou em todos os cinemas do Brasil mais uma produção incrível de Spielberg: Os Fabelmans. O filme que foi indicado ao Oscar no mesmo ano fala sobre o jovem Sammy Fabelman que aspira a se tornar um cineasta ao atingir a adolescência, mas logo descobre um segredo de família devastador e explora como o poder dos filmes pode ajudá-lo a ver a verdade. Vale lembrar que a trama acontece Crescendo no pós-Segunda Guerra Mundial.
-
Divulgação Lançado em 1982, ET: O Extraterrestre é um dos filmes mais marcantes do diretor. Estrelado por Henry Thomas e Drew Barrymore, a produção conta a história de um menino, Elliott, que acaba fazendo amizade com um ET inofensivo que está bem longe do seu planeta. Diversas cenas são inesquecíveis, como a da bicicleta na lua e a da despedida. Quem aí ficou nostalgico?
-
Divulgação Um filme que fez parte da infância de muita gente é Hook: A Volta do Capitão Gancho! Estrelado por Robin Williams, Dustin Hoffman e Julia Roberts, a produção dirigida por Spielberg mostra o Peter Pan já adulto e com família, tendo esquecido de sua vida na Terra do Nunca. Porém, quando seus filhos são sequestrados pelo Capitão Gancho, ele terá que participar de uma nova aventura.
-
Divulgação De 1975, Tubarão também traz Spielberg atrás das câmeras. Na história, uma equipe se junta para tentar caçar um grande tubarão que aterroriza uma praia durante as férias de verão. Caprichada nos efeitos especiais, a produção contou com três bonecos de tubarão extremamente reais. Cada um custou 250 mil dólares para fazer, ou seja, 830 mil reais.
-
Divulgação A começar pela franquia de Indiana Jones, que traz filmes como Os Caçadores da Arca Perdida, Indiana Jones e o Templo da Perdição e Indiana Jones e a Última Cruzada. Os três trazem Spielberg atrás das câmeras dirigindo a história do arqueólogo e aventureiro interpretado por Harrison Ford.
-
Divulgação Contatos Imediatos do Terceiro Grau foi escrito e dirigido por Spielberg! O filme, protagonizado por Richard Dreyfuss, conta a história da chegada de alienígenas na terra. Naves, encontros inesperados e, claro, muito mistério e efeitos especiais envolvem a trama de outro mundo.
-
Divulgação Em Poltergeist: O Fenômeno, o roteiro e a produção ficaram por conta de nosso querido diretor. Suspense de primeira, o filme conta a história de uma família que é aterrorizada pela presença de fenômenos paranormais. Para criar a história, Spielberg se baseou em dois grandes medos de sua infância: palhaços e árvores assustadoras que ficavam do lado de fora de sua janela.
-
Divulgação Mais focado em histórias de ficção-científica, em Guerra dos Mundos Spielberg dirigiu Tom Cruise em outra história de invasão alienígena. Porém, ao contrário de Contatos Imediatos do Terceiro Grau, essa invasão veio para dizimar a raça humana da terra criando caos e a destruição.
-
Divulgação De 1993, A Lista de Schindler ganhou o Oscar de Melhor Filme e de Melhor Diretor e conta a história verídica de Oskar Schindler, um alemão que ajuda todos os judeus possíveis durante a pior época do nazismo. O longa traz um elenco de primeira, com Liam Neeson, Ralph Fiennes e Ben Kingsley.
-
Divulgação Escrito por Spielberg e Chris Columbus, Os Goonies, de 1985, é um longa que também fez parte da nossa infância! A história gira em torno de um grupo de amigos que, em uma última aventura antes de serem obrigados a se mudar, seguem um mapa do tesouro para tentar achar ouros e pedra preciosas que podem ter pertencido ao pirata One-Eyed Willy. A direção ficou por conta de Richard Donner.
-
Divulgação A trilogia de De Volta para o Futuro não traz nem direção e nem roteiro de Spielberg. Porém, o cineasta é o executivo-produtor da franquia, ou seja, ele foi uma parte bem importante dos filmes, que não teriam sido possíveis sem ele. Na história, Marty McFly se junta ao cientista Doc Brown, que criou uma máquina do tempo! Ao longo dos filmes, eles viajam para o passado, para o futuro e até mesmo para a época do faroeste.
-
Divulgação A.I.: Inteligência Artificial, filme de 2001, foi dirigido por Spielberg e conta a história de um robô que sonha em eventualmente ganhar o amor de sua mãe humana. No elenco, há atores como Jude Law e Haley Joel Osment.
-
Divulgação Outra famosa franquia de Spielberg é Jurassic Park! Ele dirigiu o primeiro, Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros, de 1993, o segundo, O Mundo Perdido: Jurassic Park, de 1997, e foi o executivo-produtor de Jurassic Park III, de 2001, assim como em Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros, de 2015.
-
Divulgação Misturando desenho e atuação com atores, Uma Cilada Para Roger Rabbit traz Spielberg também como executivo-produtor, você sabia? A história mostra Roger Rabbit, que foi acusado injustamente de assassinato. A sua única esperança é um detetive humano que odeia desenhos!
-
Divulgação Com O Resgate do Soldado Ryan, Spielberg ganhou outro Oscar de Melhor Direção! O longa é estrelado por Tom Hanks e Matt Damon.
-
Divulgação Se você achava Spielberg só se dedica a filmes, se enganou! O cineasta já se aventurou em séries e desenhos. Uma de suas produções mais famosas é Taken, minissérie que conta a história de três famílias diferentes que experienciaram abduções alienígenas ao longo de 50 anos. O cineasta é o executivo-produtor da série, que traz Dakota Fanning no elenco.
-
Divulgação Munique, filme de 2005 de Spielberg, recebeu indicações de Melhor Filme e Melhor Direção. A história, verídica, relembra o terrível embate entre israelenses e palestinos durante as Olimpíadas de 1972 que aconteceram em Munique, na Alemanha.
-
Divulgação Em 2018, ele adaptou para as telonas o livro Jogador Nº 1, que arrecadou nada menos que 582 milhões de dólares em bilheteria ao redor do mundo. O filme conta a história de uma sociedade futurista onde o sortudo que vencer um jogo que é febre mundial pode virar nada menos que o dono do próprio jogo, ou seja, muito dinheiro e prestígio.