-
No universo dos famosos, há diversos artistas que falam abertamente sobre o Transtorno do Espectro Autista e buscam trazer visibilidade para o assunto, seja por terem sido diagnosticados com TEA, ou porque possuem um parente no espectro. Letícia Sabatella, nascida em 8 de março de 1971, por exemplo, revelou ter sido diagnosticada com TEA. Em entrevista ao podcast Papagaio Falante, em 2023, a artista disse que a descoberta era recente e que logo procurou ajuda de especialistas para entender sobre seu diagnóstico. No dia 18 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Orgulho Autista. Por isso, o ESTRELANDO reuniu alguns artistas que foram diagnosticados ou possuem alguém com TEA na família.
Divulgação-TV Globo
1
-
Outro apresentador que possui diversas falas sobre a experiência de ser pai de crianças com TEA é
Manoel Soares, que está sempre se derretendo pelos pequenos Izael e Ezequiel.
2
-
Enquanto entrevistava Amanda Ramalho, o apresentador do programa The Noite, Danilo Gentili, revelou que foi diagnosticado com autismo na fase adulta. A jornalista comentava sobre o diagnóstico tardio de autismo que recebeu, quando Danilo resolveu compartilhar também: - Sabia que eu também fui [diagnosticado]? Tem um ano e pouco e eu fiz teste e me diagnosticaram dentro do espectro autista. Me falaram que eu precisaria fazer outros exames de acompanhamento para ver qual era o nível, mas eu não quis. Se eu sou autista, não quero saber, já sou assim e já era.
Divulgação
3
-
Marcos Mion é pai de um menino autista e sempre publica conteúdos com o filho Romeo, além de buscar levar informações para os seguidores e agora, à frente do Caldeirão, aos telespectadores. Romeo chegou, inclusive, a fazer uma apresentação de dança especial para o programa de Natal do pai, em 2023, emocionando.
Divulgação-TV Globo
4
-
Felipe Araújo já chegou a reunir a família para participar de campanhas de conscientização acerca do tema. O cantor é pai de Miguel, que foi diagnosticado com TEA em 2021.
5
-
Jéssica Sodré, que interpretou Lady Daiane em Senhora do destino, concedeu uma entrevista à colunista Patrícia Kogut e contou sobre as dificuldades de enfrentar a fama sendo uma pessoa no espectro autista: - Em algum momento da vida, achei que não cabia mais nesse lugar de fazer televisão. O que acontecia [no passado, quando era muito assediada por espectadores da novela] era um processo traumático para mim. Há alguns anos, entendi por que foi assim. Tenho diagnóstico de autismo e TDAH [Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade]. Isso muda a forma como a gente se relaciona no mundo. Eu não entendia as pessoas nem o modo como elas agiam. Era como uma incapacidade de perceber as nuances. Por isso, eu estava há bastante tempo sem procurar nenhum meio de fazer testes. Mas há uns dois anos, investiguei e tive o diagnóstico. Agora que me entendo, acredito que estou pronta para voltar ao mercado. No set, nunca me senti mal. Ser dirigida, por exemplo, era normal. Faço teatro desde os dez anos. Essa posição é confortável para mim. O momento do set é maravilhoso. Fazia isso mil vezes e amava. Foi com a parte relacional que tive mais problemas. Imagina uma pessoa com algum tipo de fobia social sofrer com assédio nas ruas... Eu pegava ônibus porque morava em Nilópolis, ia tendo que lidar com pessoas com diferentes tipos de comportamento.
Divulgação
6
-
A atriz Daryl Hannah foi diagnosticada com autismo quando criança e lutou enquanto crescia contra a timidez debilitante, como ela defini. Em entrevista à revista People, ela detalhou: - Nunca me senti confortável em ser o centro das atenções. Isso sempre me assustou. Agora sou adulto, aprendi algumas coisas que realmente teriam tornado minha vida mais fácil se eu os conhecesse há 20 anos.
Divulgação
7
-
Robert De Niro revelou ao mundo, por meio de um comunicado, que seu filho Elliot - nascido em 1998 - tem autismo. Segundo informações da People, ele informou: - Grace e eu temos um filho com autismo e nós acreditamos que é fundamental que todas as questões relacionadas com as causas do autismo sejam discutidas abertamente e examinadas.
Divulgação
8
-
Em 1979, Sylvester Stallone se tornou pai de Seargeoh Stallone, diagnosticado com autismo aos três anos de idade. Desde que recebeu o diagnóstico, o ator decidiu manter o filho longe dos holofotes. No ano de 1985, o astro estabeleceu ao lado da ex-esposa Sasha Czack um fundo de pesquisa administrado pela Sociedade Nacional para Crianças e Adultos com Autismo e revelou à revista People: - Sasha faz a guerra difícil nas trincheiras. Eu uso meus filmes para fazer estreias que arrecadam dinheiro para o fundo.
Divulgação
9
-
À revista Rolling Stone, Courtney Love também já se abriu sobre o diagnóstico de TEA: - Quando falo sobre ser introvertida, fui diagnosticada como autista. Em tenra idade, eu não falava. Então eu simplesmente floresci. Minha primeira visita a um psiquiatra foi quando eu tinha uns três anos. Terapia observacional. TM para pequenos. Você escolhe, eu estive lá.
Divulgação
10