-
The Grosby Group Hollywood está colapsando? Ao que parece, o universo cinematográfico entrou mesmo em crise com a greve dos atores e roteiristas. Contudo, após 118 dias, o protesto chegou ao fim na última quarta-feira, dia 8. De acordo com a revista Variety, os negociadores SAG-AFTRA aprovaram um acordo provisório que encerra a mais longa greve de atores contra os estúdios de cinema e TV da história de Hollywood, nos Estados Unidos. A seguir, entenda o motivo do protesto.
-
Reuters Desde o dia 2 de maio de 2023, milhares de roteiristas de Los Angeles, nos Estados Unidos, o berço do cinema, decidiram parar de trabalhar após grandes estúdios - como Netflix, Walt Disney, Warner Bros., Sony Pictures, Universal Studios, Amazon e Apple - se recusarem a negociar o reajuste salarial. Dois meses depois, em 14 de julho de 2023, o SAG-AFTRA, sindicato que representa mais de 160 mil atores, também anunciou greve. Com isso, as estrelas de Hollywood estavam proibidas de gravar, participar de coletivas e premières, realizar testes para futuros papéis, dar entrevistas... Além disso, séries e filmes que estavam sendo gravadas - ou em produção - foram interrompidas até ambas as partes chegarem em um acordo. Mas, como isso afetava o público de casa? É simples: sem roteiristas e sem atores, sem filmes e séries. Algo parecido já aconteceu em 2007, quando 12 mil roteiristas tomaram conta das ruas para protestar. A greve durou 100 dias e diversas produções ficaram atrasadas ou sofreram modificações. Porém esta é a primeira vez em 60 anos que atores se juntaram ao roteiristas. Um verdadeiro momento histórico na indústria cinematográfica!
-
Reuters Em 24 de outubro, quatro CEOs retornaram à sede da SAG-AFTRA com uma nova oferta na esperança de quebrar o impasse na greve dos atores, que completava 102 dias. Segundo informações da revista Variety, entre eles estavam Bob Iger da Disney, David Zaslav da Warner Bros. Discovery, Ted Sarandos da Netflix e Donna Langley da NBC Universal. Os empresários estavam ansiosos para chegaem a um acordo com os atores e salvarem as bilheterias do final de 2023 e início de 2024. Uma das obras afetadas foi a próxima edição Missão: Impossível, pois a Paramount anunciou que ela foi adiada de junho de 2024 para maio de 2025. O veículo ainda noticia que o clima entre os atores mudou após George Clooney e outros membros importantes fazerem um apelo para chegarem a um acordo. Em uma publicação no Instagram, a SAG-AFTRA escreveu: Ao assinalarmos o 100º dia da nossa greve, temos o prazer de confirmar que os executivos da empresa nos pediram para voltarmos à mesa. As negociações oficiais serão retomadas na terça-feira, 24 de outubro. É claro que a força e a solidariedade demonstradas pelos nossos membros enviaram uma mensagem inequívoca aos CEOs. Como já dissemos repetidamente, estamos prontos, dispostos e capazes de nos envolvermos a qualquer momento para nos reunirmos e trabalharmos em toda a mesa para alcançar um acordo que seja digno do seu sacrifício. Inclusive esta manhã, no momento em que nossa Convenção SAG-AFTRA semestral está em andamento. Nos próximos dias provavelmente haverá muito interesse e potencialmente ruído em torno de nossas conversas. Não acredite em nada que você ouvir até que venha de nós. A seguir, confira quais filmes e séries estão em pause e o motivo do protesto.
-
Divulgação Os tradicionais programas de talk shows não estavam entrando ao vivo até que o acordo entre os estúdios e roteiristas fosse feito. Até lá, reprises de Jimmy Kimmel Live, The Tonight Show Starring Jimmy Fallon e Late Night with Seth Meyers eram exibidos.
-
Divulgação As produções dos filmes Avatar 3 e 4, Caça-Fantasmas 4, Mufasa: O Rei Leão foram paralisadas. O que acarretou no adiamento dos lançamentos ou até cancelamentos.
-
Divulgação Muito além de gravações, as divulgações de alguns filmes também foram interrompidas no meio do percurso. O elenco de Barbie, por exemplo, estava viajando o mundo para promover o live-action e, assim que a greve de atores foi decretada, Margot Robbie e Ryan Gosling largaram tudo e foram para suas casas. Isso também aconteceu com Oppenheimer, Mansão Mal Assombrada, As Tartarugas Ninja: Caos Mutantes, A noite das Bruxas...
-
Reuters Até mesmo as premiações foram afetadas. O MTV Movie & TV Awards, por exemplo, não foi exibido ao vivo como tradicionalmente. Isso porque mais da metade da lista de convidados decidiu cancelar a presença como forma de fazer parte do protesto contra os baixos salários dos roteiristas. Até mesmo o tapete vermelho não aconteceu, já que a premiação foi pré-gravada. Drew Barrymore abandonou o posto de apresentadora, e, de acordo com o Deadline, como efeito dominó, atrizes e atores seguiram os passos da intérprete de As Panteras, como Jennifer Lopez, Jamie Lee Curtis, Halle Bailey, Riley Keough, Sarah Michelle Gellar, Anthony Ramos, Stephanie Hsu e Tiffany Haddish. Já o Emmy, que normalmente acontece em setembro, pode ser adiado. A Academia, inclusive, está estudando a possibilidade do evento acontecer em novembro ou até em janeiro de 2024.
-
Divulgação Na lista de causas do protesto estavam: reajuste dos salários; regulamentação do uso de Inteligência artificial; revisão dos contratos com as plataformas de streamings, como a Netflix, que dispensa roteiristas antes da finalização de projetos. Até mesmo atores que bem pagos estão apoiando a greve. Quer exemplos? Mark Ruffalo e Drew Barrymore.
-
Divulgação E quais produções serão afetadas? Bom, os moradores de Hawkins vão ter que esperar! Stranger Things decidiu interromper as gravações da quinta e última temporada. No Twitter, os criadores do Mundo Invertido, Matt Duffer e Ross Duffer, escreveram: Duffers aqui. A escrita não para quando as filmagens começam. Embora estejamos ansiosos para iniciar a produção com nosso incrível elenco e equipe, não é possível durante esta greve. Esperamos que um acordo justo seja alcançado em breve para que todos possamos voltar ao trabalho. Até então — estamos fora. Eita!
-
Divulgação De acordo com a revista norte-americana Variety, outras produções também foram afetadas, como a 20° temporada de Grey's Anatomy. Em 2007, a série também foi paralisada durante a greve de 100 dias e a quarta temporada ficou apenas com 17 episódios, sendo que seu formato é de 22. Outras séries que tiveram as gravações pausadas foram: Os Anéis de Poder, Cobra Kai, Abbott Elementary, Yellowjackets, Hacks, Big Mouth e Severance. Quanto aos filmes, de acordo com o Hollywood Reporter, a Marvel já está sentindo impacto em sua programação. A pré-produção de Blade está interrompida.