-
Divulgação Muito além da fama e de todo o glamour, certas famosas sentiram na pele algo que nunca deveriam sentir. Denunciar a violência doméstica não é fácil, mas necessário. Ana Hickmann, por exemplo, abriu um boletim de ocorrência contra o marido, Alexandre Correa, em 11 de novembro de 2023. Em entrevista ao Domingo Espetacular, a apresentadora contou que o empresário estava fora de si e agrediu após uma discussão, ameaçando ainda dar cabeçadas na esposa: Ele tentou me agarrar com força para eu não ligar [para a polícia] e eu comecei a gritar, pedindo socorro. Quando eu fui tentar fechar a porta da cozinha, ele empurrou com toda a força quando percebeu que eu não ia largar. Na hora, a porta fechou no meu cotovelo, mas o sangue estava tão quente que eu não senti dor. Assim como Hickmann, outras celebridades nacionais e internacionais também colocaram a boca no trombone. Por isso, no dia que a Lei Maria da Penha completa 18 anos, que tal relembrar outras famosos que denunciaram seus companheiros?
-
Divulgação - TV Globo Leticia Birkheuer usou suas redes sociais, em 31 de março de 2024, para compartilhar um vídeo denunciando o ex-marido. A modelo e atriz foi casada com o empresário Alexandre Furmanovich, com quem teve João Guilherme, e, de acordo com ela, mesmo após dez anos separados ela foi ameaçada gravemente em um restaurante. Na legenda do vídeo, a atriz que participou de Império, revelou que foi agredida durante seu casamento com o empresário. Além disso, contou um incidente mais recente, em que se sentiu ameaçada: Nesse momento, em respeito às milhares de mulheres vítimas de violência doméstica, preciso fazer esse relato. Nenhuma mulher deve ser agredida, violada ou ameaçada. Fui agredida durante o casamento. Mais de dez anos após estar separada, fui ameaçada de forma grave, injusta, dentro de um restaurante. A violência contra nós mulheres não para. Meu ex-marido, pai do meu filho gritava, em um restaurante, que só não quebraria minha cara porque estava na presença dele, de nosso filho, de uma criança. Fui agredida psicologicamente. Ameaçada. Atemorizada. Ele tentou e tenta me destruir. Continuando seu relato, Birkheuer explicou que mesmo com provas e a legislação ao seu lado, o pai de seu filho não se importou em te agredir psicologicamente. Há testemunhas. Há vídeos. Há uma segunda medida cautelar da Lei Maria da Penha em meu favor. Nada disso o deteve. Sinto-me insegura, vulnerável, o pai de meu filho é um empresário do setor de joias, dono de joalheria, e que se sente muito poderoso. Mas não posso baixar a cabeça. Busquei força e coragem na minha mãe, nas minhas tias, nas minhas avós, minhas amigas. Todas mulheres de fibra. Resta-me confiar nas autoridades públicas e lutar para que a mulher seja respeitada pelo simples fato de ser mulher. Se esse meu relato inibir um único ato de violência, terá significado expor um assunto que tanto me entristece e fragiliza.
-
Divulgação Em 2009, Rihanna sofreu agressão do então namorado Chris Brown. Na época, fotos do rosto da cantora completamente machucado circularam na internet e, de acordo com o Los Angeles Times, ela denunciou o artista. Brown se declarou culpado e foi condenado a cinco anos com liberdade condicional, um ano de terapia e seis meses de serviço comunitário. Tempos depois, Rihanna conversou com a Vanity Fair e admitiu que chegou a proteger Chris, mas se arrependeu: Depois de um tempo naquela situação, você percebe que você é o inimigo. Se você suporta o que está acontecendo, talvez esteja aceitando que merece esse tipo de coisa, e foi aí que eu finalmente tive que dizer, fui estúpida em pensar que poderia aguentar isso.
-
Divulgação Luana Piovani foi agredida por Dado Dolabella quando estava em uma boate no Rio de Janeiro, em 2008. Até mesmo a camareira da apresentadora se machucou durante a briga. Seis anos depois, o ator foi condenado a dois anos e nove meses de prisão em regime aberto. Ele me agrediu, sim, fisicamente. Tanto que ele foi processado. Só que na Esmê [a camareira], a agressão dela foi considerada grave. Ela ficou com os dois antebraços engessados. No meu caso, foi uma bifa gigante na fuça mesmo, na cara. E me machucou os braços, porque me apertou. Mas eu não deixei de trabalhar. Só fiquei usando um casaquinho para conter a vergonha dos braços. Aquela cena me fez ver que não quero isso pra mim. Ainda bem que aconteceu antes de eu me casar com ele. Fui salva aos 44 minutos do segundo tempo, desabafou em seu canal no Youtube.
-
Divulgação Whitney Houston era dona de uma voz potente, mas ninguém sabia o que ela passava em casa. Em 2009, a cantora concedeu uma entrevista reveladora para Oprah e contou que sofria com então marido Bobby Brown. Ele cuspiu na minha cara e a minha filha assistiu. Passava por mim e me empurrava contra a parede.
-
Divulgação Em 2018, Joelma disse no programa Altas Horas que a violência doméstica, infelizmente, era algo habitual na sua rotina desde pequena: Eu tive uma infância em que a violência dentro da minha casa era muito grande. Meu pai era alcóolatra, batia na minha mãe e em todo mundo. Quando cresceu, sofreu o mesmo nas mãos do ex-marido. Em entrevista à Marie Claire, a cantora afirmou que Ximbinha perdia o controle sob efeito do álcool e ela temia até pelos filhos. Em 2015, o casal se separou. Ele me bateu no rosto e fiquei com o olho inchado. Não sei te dizer nem porquê aquilo aconteceu. Na mesma hora falei que não queria mais. Me tranquei num quarto de hotel em Belém e fiquei três dias sem sair. Eu estava com medo e teria muita vergonha se vissem meu rosto coberto por hematomas.[...] O medo coloca uma barreira na sua frente. E muitas vezes te prende na violência. Acontece que eu precisava ser feliz. Precisava escolher um lado. Escolhi a mim, disparou.
-
Divulgação Tina Turner já se apresentou nos palcos com os olhos roxos e lábios inchados por conta das agressões que sofria do então marido Ike Turner. Em 1961, ela tentou se separar, mas Ike a acertou na cabeça com o esticador de sapato. Após 18 anos de relacionamento abusivo, a artista conseguiu se divorciar, mas teve que abrir mão do patrimônio conquistado com Ike.
-
Divulgação Luiza Brunet participou do Conversa com Bial e falou sobre os abusos que sofreu do ex-parceiro Lírio Parissoto. Em 2016, a modelo foi chutada várias vezes e ficou com as costelas quebradas e os olhos roxos. Dei publicidade ao caso para que outras mulheres vítimas de violência tomem coragem e não se calem.
-
Divulgação No programa Papo de Segunda, Pocah desabafou sobre o período difícil que passou com um ex-namorado quando estava grávida da filha. Em diversos momentos, fui agredida, queria ir embora e ele dizia que estava sendo usado pelo diabo e que aquilo era o testemunho da nossa vida, que a gente iria contar isso como uma vitória.
-
Divulgação Gretchen afirmou em seu canal do Youtube que o terceiro marido apontou um revólver em seu pescoço. Eu era agredida todos os dias. Agredida de verdade. Eu era espancada. Eu apanhava por qualquer motivo. Eu apanhava porque sorria, apanhava porque ficava triste, eu apanhava porque tomava banho com as minhas irmãs quando elas iam na minha casa. E ele não tinha nenhum problema com bebida. Ele me batia porque era psicopata. Mas, quando passava a crise, vinha chorando, passava mal do coração, dizia que tinha problema e que não vivia sem mim, que se eu saísse [de casa] ele morria. Eu vivia em uma gaiola de ouro, porque ele realmente tinha muito dinheiro No programa Encontro, a cantora contou como saiu da situação: Para eu terminar esse relacionamento, eu tive que fugir. Fugir literalmente de casa.
-
Divulgação Em setembro de 2021, o caso de Duda Reis tomou conta da internet após a atriz revelar que Nego do Borel a agredia. Hoje, Nego do Borel foi indiciado por violência doméstica contra mim. Acho que vocês precisam saber, principalmente quem duvida da palavra da mulher e sempre a coloca em questão, disse nas redes sociais.
-
Divulgação Quase na mesma época que a polêmica de Ana Hickmann veio à tona, Patrícia Ramos também denunciou o ex-marido Diogo Vitório por violência doméstica física, moral, psicológica e patrimonial, além de estelionato com falsidade ideológica, furto mediante fraude e perseguição. Eita!