-
Divulgação Impossível não sentir saudades da infância ao assistir alguns desenhos e programas infantis, não é mesmo? TV Colosso, por exemplo, completou 30 anos em 2023! O programa substituiu o Xou da Xuxa, que foi ao ar pela primeira vez em 1993. A atração trazia pessoas vestidas como cachorros e os animais comandavam uma emissora de televisão! A principal era a Priscilla, mas também havia o buldogue Borges, que colocava os desenhos animados. O programa terminava sempre na hora do almoço e, por isso, um chef de cozinha avisava com sotaque francês que a comida já estava na mesa! Para completar essa nostalgia confira, a seguir, mais produções que marcaram a infância de muita gente!
-
Divulgação O desenho ThunderCats fez um verdadeiro sucesso e contava as aventuras de um grupo de felinos sobreviventes do planeta Thundera. O primeiro episódio contou como foi a destruição de Thundera, forçando os personagens a fugir e durante a trama, eles vão ser atacados por inimigos, vão aparecer diferentes naves e o que mais chama a atenção no desenho é a espada que possui o Olho Místico de Thundera. Aos mais saudosistas, os ThunderCats vão voltar em sua versão clássica na HBO Max.
-
Divulgação - Não é a mamãe! Como não pensar nisso automaticamente, ao falar de Família Dinossauros? Com o Baby à frente da atração, o público seguia de perto as aventuras de uma família de dinossauros que viviam no mundo moderno, morando em casas, usando eletrodomésticos e fazendo tarefas diárias.
-
Divulgação O programa infantil Glub Glub, da TV Cultura, estreou em 1991 marcando 29 anos desde a sua estreia! A animação contava com os rostos de Gisela Arantes e Carlos Mariano, misturando a realidade e a ficção no programa que ficou no ar durante oito anos.
-
Divulgação Em 1983, foi ao ar o primeiro episódio do programa infantil Balão Mágico, da TV Globo, que contou com o elenco mirim Simony, Tob, Jairzinho e Mike. A atração intercalava apresentações musicais com o quarteto infantil e convidados, além da exibição de desenhos, como Pernalonga, Os Flintstones, Zé Colméia, Flash Gordon e Popeye. As crianças ainda formaram uma banda, Turma do Balão Mágico, e juntas lançaram seis álbuns que venderam 13 milhões de cópias!
-
Divulgação Quem não se lembra do programa Xou da Xuxa? A atração foi a primeira da apresentadora Xuxa na Globo e estreou no dia 30 de junho de 1986. Ele marcou uma geração e até hoje é relembrado por milhões de jovens no Brasil e no mundo. Xuxa chegava em uma nave cor-de-rosa, que despertava nas crianças o sonho de voar ao lado dela. Outro símbolo da época era o beijinho da Xuxa, feito com batom, que deixava a marquinha da apresentadora. Nessa época a imprensa lhe deu o nome de Rainha dos Baixinhos. Ao todo, foram dois mil programas no Brasil, exibidos em seis anos e sete meses. Apenas neste período Xuxa colecionou 139 discos de ouro, 52 de platina e dez de diamante, além de terem sido vendidas 18 milhões de cópias. O terceiro disco foi o responsável pelo primeiro recorde fonográfico da apresentadora: ela entrou no Guinness Book Brasil após vender três milhões e 500 mil cópias com o Xou da Xuxa 3. O disco trazia os hits que marcaram a época como: Ilariê, Arco-Íris, Abecedário da Xuxa e Brincar de Índio. O disco firmou-se como o álbum mais expressivo em vendas do mercado latino-americano.
-
Divulgação Como não mencionar Castelo Rá-Tim-Bum, não é mesmo? O programa trazia Nino, uma criança de 300 anos de idade que só queria ser normal e fazer amigos. Além de Pedro, Biba e Zequinha, ainda acompanhávamos tia Rosana e Dr. Victor e personagens que de vez em quando faziam a felicidade dos fãs: Etevaldo, Caipora e o Bongô. Educativa, a atração nos ensinava coisas importantes, além de lições básicas, como lavar as mãos antes de comer.
-
Divulgação Será que você lembra desse professor? Para quem não sabe, o estereotipado Professor Tibúrcio, de Rá-Tim-Bum, foi interpretado pelo diretor, jornalista, apresentador de televisão, escritor e roteirista brasileiro, Marcelo Tas. Sim, é ele! Tas também participou de Castelo Rá-Tim-Bum, interpretando o personagem Telekid, que tinha o bordão famoso Porque sim não é resposta.
-
Divulgação Não poderíamos deixar de citar a novela mais famosa entre as crianças da época, Chiquititas! A atração foi uma telenovela argentina criada em 1995, e um dos grandes sucessos infantis dos anos 90, que ganhou duas versões no Brasil, além de uma no México, em Portugal e na Romênia. Aqui no Brasil, revelou nomes como Fernanda Souza, Débora Fallabela, Flávia Monteiro, Fernanda Pontes, os irmãos Sthefany e Kayky Brito, Bruno Gagliasso, Jonatas Faro e Marcos Pasquim.
-
Divulgação X-Tudo também foi um programa de televisão infantil exibido originalmente pela TV Cultura a partir de 1992 e produzido pelo SESI. Seu formato se prestava a transmitir informações de uma maneira clara e rápida, colaborando para a boa qualidade dos programas destinados ao público infantil da emissora neste período. Sua primeira edição contava com a apresentação do ator Gerson de Abreu e do boneco X, que abordavam assuntos cotidianos e curiosidades em geral. Havia também um quadro de curiosidades cientificas e um outro quadro de sugestões de leitura. Com o decorrer do tempo, o programa teve seu elenco alterado e a entrevistadora mirim Fernanda Souza fez parte do elenco por um tempo também. Quem lembra?
-
Divulgação Quem não se lembra do famoso programa da Eliana chamado Sessão Desenho? O programa foi ao ar pelo SBT no ano de 1992 e era exibido todas as manhãs, sendo comandado pela apresentadora Eliana. Foi nesta mesma época que ela conquistou o público brasileiro, principalmente as crianças. Por conta do programa ser de baixo custo, Eliana só era exibida da cintura para cima e só literalmente anunciava qual seria o próximo desenho. Foi aí que surgiu a ideia de usar seus dedos para lançar seu primeiro hit, Os Dedinhos, música que lançou seu primeiro álbum de estúdio de mesmo nome, que vendeu pouco mais de 300 mil cópias.