-
Divulgação Apesar da fama de bom moço, Byun Baekhyun, nascido dia 6 de maio de 19992, um dos integrantes do grupo de K-Pop EXO se envolveu em uma baita polêmica após dar uma declaração para uma fã: - Muitas pessoas dizem que são depressivas. Se eu puder expressar meus pensamentos, eu não sei o motivo das pessoas serem depressivas, ou ter insônia, para ser honesto. Não estou criticando. Eu sei que não posso te forçar a ter apenas bons pensamentos, mas existem pessoas ao seu redor. Você tem amigos, você tem a mim e aos membros do grupo. Espero que todos sempre tenham um sorriso em seus rostos quando olham para nós. A fã não encarou o discurso do astro positivamente e revelou desconforto em relação à conversa. Mais tarde, por meio de suas redes sociais, o astro, nascido em 6 de maio de 1992, pediu desculpas pelo ocorrido: Para ser honesto, eu tenho ficado com medo da depressão ultimamente e estava em um estado hiper sensível. Então no show eu conversei bastante com aquela fã e fiquei preocupado. Eu fiquei com medo de repente. Era para que eu fizesse aquela fã feliz e aquele evento era para ser cheio de alegria, e de repente eu senti o peso do que ela me disse. Meu coração ficou em disparada quando a fã ia embora, e eu não pude falar com ela de novo. Eu queria confortá-la com apenas uma palavra a mais, então naquele momento, eu queria rapidamente dizer alguma coisa e sentia que minhas palavras pudessem ajudar. Eu acho que estava perdido. Confira outras polêmicas do mundo do K-pop a seguir!
-
Divulgação Vale dizer que assuntos envolvendo namoros no K-pop sempre dão o que falar. Uma fofoca que parou a Coreia do Sul foi o escândalo envolvendo a atriz Han So-Hee, o ator Ryu Jun-Yeol e a atriz e cantora Hyeri - que faz parte do grupo de K-Pop Girl's Day. Após Jun-Yeol e Hyeri anunciarem o fim de seu namoro após passarem oito anos juntos, surgiram boatos de que o famoso estaria se envolvendo com So-Hee. Logo, foi confirmado que eles estavam vivendo um romance e diversos flagras de dates vazaram na web. O problema é que a relação surgiu pouco tempo após o término dele com a ex-namorada, o que fez internautas suspeitarem de uma possível traição. Hyeri chegou a postar um Stories com uma possível indireta, o que irritou a atual do artista, que respondeu disparando que nunca se relacionaria com um homem comprometido. A este ponto, os três estavam no centro de um enorme bafafá e o ator permaneceu em silêncio o tempo todo. Diante da repercussão negativa, a integrante do Girl's Day escreveu um posicionamento pedindo desculpas pela publicação e explicando que apesar de terem encerrado o namoro no começo de 2023, apenas anunciaram no final do ano e ainda estavam se conversando - o que deu a entender que ela estava se referindo que eles poderiam voltar. Mais uma vez, So-Hee usou as redes sociais para desabafar, ms optou por deixar críticas à Hyeri e frisar que apenas começou a sair com Jun-Yeol quando ele já estava solteiro. Após dar muito o que falar, ela anunciou que seu romance com o famoso havia chegado ao fim apenas duas semanas desde sua confirmação e sua agência divulgou um comunicado informando que a atriz fez com que ela e o público sofressem devido aos seus sentimentos pessoais. A maneira como ela se comunicava não estava certa. Ela está arrependida. Ela receberá qualquer crítica. Além disso, nossa responsabilidade é grande por não podermos cuidar da nossa atriz como sua agência. A empresa falhou em seu papel de ninho. Portais sul-coreanos chegaram a noticiar que a empresa teria pedido que So-Hee excluísse o post que fez em seu blog com o meme de Nicole Kidman após o divórcio de Tom Cruise, que ele havia compartilhado apenas horas após colocar um ponto final no relacionamento com Jun Yeol. Porém, internautas estão muito confusos com a situação e bombardeando So-Hee com críticas, o que a levou a ser uma das personalidades mais polêmicas do momento e ter sua imagem manchada.
-
Divulgação HyunA sempre foi uma figura muito polêmica na indústria e já chegou a causar por conta de sua vida amorosa. Em janeiro de 2024, a cantora pegou a web de surpresa ao publicar uma foto romântica com Yong Jun-hyung, ex-integrante do HIGHLIGHT, anteriormente conhecido como BEAST. Posteriormente, os dois acabaram assumindo o namoro, mas receberam uma onda de hate. O problema é que o cantor era um dos homens envolvidos em uma polêmica que abalou a Coreia do Sul. Em 2019, diversos famosos foram investigados por ilegalmente filmarem vídeos sexuais de mulheres sem o seu consentimento e compartilhar as imagens com outros artistas em grupos de mensagens. Segundo informações da Billboard, Jun-hyung admitiu ter recebido os vídeos e participado de conversas inapropriadas. Na época, ele alegou: - Tratei isso como se não fosse grande coisa, sem pensar que era um crime e um ato ilegal. Embora eu soubesse o que estava acontecendo naquela época, achei que não era grande coisa e agi à vontade. Fui um espectador silencioso deste grave problema, onde várias outras vítimas podem ter surgido devido às minhas ações. Milhares de fãs ficaram profundamente decepcionados com o fato de uma cantora tão famosa como a HyunA ter assumido um relacionamento com o cantor e deixaram de segui-la nas redes. Muitas fan accounts também encerraram suas atividades.
-
Divulgação Os integrantes do BIGBANG vão na contramão da maioria dos idols coreanos, já que alguns dos meninos têm passagens pela polícia por porte de drogas. Um, inclusive, foi preso em 2019 após ser acusado de envolvimento em um esquema de prostituição, intermediando o contato entre garotas de programas e empresários. Além disso, o próprio grupo ainda foi acusado de apropriação cultural várias vezes e de plágio, quando a canção Lie, lançada em 2006, foi acusada de plagiar a música japonesa Sky High.
-
Divulgação Em 2018 HyunA e E’Dawn assumiram um relacionamento e, pouco depois, foi noticiado que a agência responsável pelos projetos profissionais de ambos, a Cube, estaria terminando seus contratos. Na época, alegou-se que HyunA e E’Dawn seriam desligados da empresa por quebra de confiança. Isso, é claro, deu o que falar e repercutiu não apenas na Coreia do Sul, mas no mundo todo. Logo após as polêmicas, os dois assinaram contratos exclusivos com a P Nation, empresa do PSY, porém no final de 2022, os dois anunciaram o fim do relacionamento.
-
Divulgação As coisas ficaram um pouco mais polêmicas para Seungri, membro do BIGBANG, depois do cantor ser acusado de mediação de prostituição. Ele foi sentenciado a um ano e seis meses de cadeia. Lee Seunghyeon foi obrigado a deixar o grupo musical em março de 2019 assim que o caso envolvendo a boate Burning Sun estourou.
-
Divulgação O grupo OnlyOneOf ganhou notoriedade nas redes sociais pela polêmica coreografia para a música libidO. A performance contava com muitos passos de conotação sexual, além de ter toques entre os membros na região íntima. Eita!
-
Divulgação Proibido ser feminista? Parece que sim! Irene, do Red Velvet se tornou vítima do machismo enraizado sul coreano. A cantora foi alvo do cancelamento virtual depois de revelar que estava lendo o livro Kim Ji Young Nascida em 1982, que foi best-seller muito criticado por grupos conservadores por retratar impactos da desigualdade de gênero na vida das mulheres.
-
Montagem-Divulgação Os astros Choi Jong-hoon, membro do F.T. Island e o DJ Jung Joon-young foram condenados a seis e cinco anos de prisão, respectivamente, por estupro coletivo de duas mulheres, em 2016. Além disso, Joon-young foi acusado de distribuir uma sex tape dele sem o consentimento da parceira.
-
Divulgação No começo de 2022, os fãs de BTS levaram um baita susto. O motivo? Kim Seok-jin, também conhecido como Jin, estava com a carreira na corda bamba. Isso porque, segundo a legislação do país natal do grupo, todos os sul-coreanos são obrigados a servir nas Forças Armadas por um período de dois anos entre os 18 e 28 anos de idade. Sendo assim, o integrante mais velho, com 29 anos de idade, teria que pausar a carreira para se alistar no Exército. Eita! Mas calma. A lei permite a isenção dos deveres para atletas e músicos premiados internacionalmente. A Hybe, agência que cuida do BTS, inclusive, já está pressionando os legisladores para resolver a questão o mais rápido possível. Atualmente, Jin está cumprindo seus deveres para com o governo sul-coreano e deve retornar ao cenário musical no meio do ano de 2024.
-
Divulgação Essa, no entanto, não é a primeira vez que o BTS toma conta dos holofotes. Ataques de fãs de outros grupos de K-Pop são muito recorrentes e, às vezes, até dos próprios ARMY's. Isso porque muitos fãs do grupo já criaram polêmicas sobre a vida pessoal dos meninos. Em 2019, por exemplo, a Big Hit Entertainment precisou liberar um comunicado negando que Jungkook, o integrante mais novo, estava namorado! Além disso, já em 2020, JK também deu o que falar após ser noticiado que ele havia sido visto saindo com amigos em meio à pandemia do novo coronavírus. Na época, porém, a quarentena na Coreia do Sul já estava flexível, e a questão foi esclarecida.
-
Divulgação CL, líder do grupo 2NE1, causou o maior escândalo ao usar um trecho do livro sagrado islâmico em uma música e depois foi obrigada a tirar a frase da canção.
-
Divulgação Um detalhe no vídeo de More & More, do grupo Twice, também chamou a atenção depois que um artista americano chamado Davis McCarty alegou que o grupo havia plagiado sua obra de arte. A acusação chegou até a empresa responsável pelo grupo, JYP Entertainment, e um comunicado foi emitido, afirmando que havia sido feito um acordo com o artista. Vixe!
-
Divulgação A modelo Lee Ji-yeon e a K-idol Dahee, do grupo Glam, chantagearam o ator Lee Byung-hun por e-mail em uma tentativa de receber cerca de quatro milhões de dólares, aproximadamente 22 milhões de reais. As duas artistas ameaçaram divulgar um vídeo onde o ator bebe e faz comentários inapropriados para elas. O artista, porém, recorreu à Justiça e as duas admitiram o crime. Lee, que tinha um caso com o astro, foi condenada a uma ano e dois meses de prisão, enquanto Dahee, que afirmou precisar do dinheiro para pagar uma dívida com a Big Hit Entertainment, foi condenada a um ano.
-
Divulgação Shindong, do Super Junior, fez um comentário durante uma entrevista que foi bastante criticado. O cantor afirmou que mulheres devem ser magras e que são mais bonitas assim. Por ser um pouco acima do peso, rebateram a declaração de Shindong com um olha quem fala, mas ele alegou que a situação é diferente porque ele é homem. Que desagradável!
-
Montagem-Divulgação Yugyeom e BamBam, ambos do GOT7, também já protagonizaram polêmicas. Yugyeom apareceu em alguns vídeos com o rosto vermelho e com o comportamento um pouco alterado. Na época, ele tinha somente 18 anos de idade e não poderia consumir bebida alcoólica, já que o consumo de álcool na Coréia do Sul só é permitido a partir dos 20 anos. Os internautas, então, suspeitaram que Yugyeom estava infringindo a lei e dispararam críticas a ele nas redes sociais. Já BamBam apareceu em um outro vídeo usando um termo bem depreciativo contra afro-americanos. Tenso, né?
-
Divulgação Taeyeon, do Girls Generation, se envolveu em um bafafá envolvendo Alicia Keys. Em um programa de rádio, ela soltou a seguinte frase: - Para uma pessoa negra, ela é muito bonita. Depois da repercussão, a gravadora soltou um comunicado dizendo que ela deveria ser mais cuidadosa com as palavras, mas que não foi maldosa no que disse no programa. Polêmicas envolvendo racismo, inclusive, são recorrentes no K-pop.