-
Considerada uma das novelas mais marcantes da teledramaturgia brasileira, Irmãos Coragem foi uma superprodução para os anos 1970. Glória Menezes, nascida em 19 de outubro de 1934, foi a responsável por viver Maria de Lara. Calma, sensata e educada, formou-se professora no Rio de Janeiro. Apresenta distúrbios de comportamento que a fazem mudar de personalidade, transformando-se na vulgar Diana. Tempos depois, assume uma terceira personalidade, a da equilibrada Márcia. Assim como o marido na vida real, Tarcísio Meira, Gloria, é um medalhão da teledramaturgia, tendo feito uma porção de papeis que marcaram a história da televisão brasileira. Seu trabalho mais recente em folhetins foi em Totalmente Demais. A seguir, relembre o elenco da novela da Globo.
Montagem-Divulgação-TV Globo
1
-
A trama, escrita por Janete Clair, contava a história de amor entre João, interpretado por Tarcísio Meira, o mais velho dos irmãos Coragem, e a personagem vivida por Glória Menezes, a filha do Coronel Barros, que comandava a cidade de Coroado. João Coragem, aliás, marcou a carreira de Tarcísio Meira, que morreu aos 85 anos de idade no dia 12 de agosto de 2021 em decorrência da Covid-19. Na trama, João é filho de Sinhana e Sebastião, e irmão de Jerônimo e Duda, ele tem seu próprio garimpo e é um dos principais opositores de Pedro Barros, papel de Gilberto Martinho, para quem é obrigado a vender suas pedras. Não gosta de violência, e prefere acreditar na lei. Além da história de amor, vira líder de um grupo de garimpeiros justiceiro.
Montagem-Divulgação-TV Globo
2
-
No folhetim, Cláudio Marzo vivia Duda Coragem. Filho de Sinhana, papel de Zilka Sallaberry, e Sebastião, vivido por Antônio Vitor, o ator nascido em 26 de setembro de 1940 era irmão de João, interpretado por Tarcísio Meira, e Jerônimo, a quem Cláudio Cavalcanti deu vida. Jogador do Flamengo, ele se casa com Ritinha, papel de Regina Duarte. O ator morreu em 2015.
Montagem-Divulgação-TV Globo
3
-
Agora temos que falar de Jerônimo, papel de Cláudio Cavalcanti e o terceiro dos filhos centrais da trama. Garimpeiro honesto, ele entra para a política para lutar contra o poder de Pedro Barros. É apaixonado por Potira, papel de Lúcia Alves, irmã de criação. Após fazer muitos papeis de peso nas novelas, ele nos deixou em setembro de 2013.
Montagem-Divulgação-TV Globo
4
-
Nascida em 5 de fevereiro de 1947, Regina Duarte interpretou a filha do Dr. Maciel, papel de Ênio Santos, uma jovem ingênua e romântica, namorada de infância de Duda. Ela tinha 12 anos de idade quando ele deixou a cidade. Após essa novela, Regina ganhou o título de namoradinha do Brasil e seu trabalho mais recente em novelas foi em Tempo de Amar, além de uma participação especial no folhetim Verão 90.
Montagem-Divulgação-TV Globo
5
-
Já Emiliano Queiroz viveu o jagunço de Pedro Barros chamado Juca Cipó, que tem problemas mentais. Vingativo, sádico e capaz de matar por mil cruzeiros ou por nada, ele faz maldades sem ter consciência de seus atos. O ator esteve no elenco de Espelho da Vida, em 2018, e em 2022 participou da novela Além da Ilusão, como o Padre Romeu.
Montagem-Divulgação-TV Globo
6
-
Suzana Faini fez parte da trama vivendo Iracema. Infelizmente, a atriz nos deixou em 25 de abril de 2022 aos 89 anos de idade, sendo que a causa da morte não foi revelada.
Montagem-Divulgação-TV Globo
7