-
Montagem - Divulgação Entre muitas polêmicas, o Grammy é constantemente acusado de esnobar alguns artistas em sua premiação. E não são só os fãs que se pronunciam sobre não, viu? Muitos famosos não tem medo de se posicionar! Ao receber o Dr. Dre’s Global Impact Award no Grammy 2024, o cantor Jay-Z, marido da estrela Beyoncé, fez uma provacação sobre a cantora nunca ter ganhado um prêmio na categoria de Álbum do Ano: - Nós amamos todos vocês e nós queremos que vocês acertem, mas acertar obviamente é subjetivo. Porque, você sabe, música é baseada em opinião. Obviamente, eu não quero envergonhar essa jovem menina [disse ele, enquanto Beyoncé ouvia em pé], mas ela tem mais Grammys que todo mundo. E ela nunca ganhou o álbum do ano. Mesmo nas suas próprias métricas, isso não faz sentido. Pensem nisso, muitos Grammys e nenhum álbum do ano. Alguns de vocês irão para casa hoje e se sentirão como se tivessem sido roubados. Alguns de vocês poderão ter sido. Alguns de vocês não pertencem na categoria, declarou. Neste momento, a plateia começou a gritar, enquanto Jay-Z continuou: - Quando eu fico nervoso, eu conto a verdade. Fora isso, nós temos que continua aparecendo. Esqueçam o Grammy por um segundo. Na vida, você tem que continuar aparecendo, apenas continue aparecendo. Esqueçam o Grammy. Continuem aparecendo até que eles te deem os elogios que você merece. Até eles te chamem de genial, até que eles te chamem de o maior de todos os tempos, finalizou o artista mandando um recado para os artistas pretos. A seguir, confira mais artistas apontados como esnobados da premiação.
-
Divulgação Mesmo tendo vencido o prêmio para Melhor Performance Pop Solo e Gravação do Ano pelo sucesso Flowers, Miley Cyrus também era apontada por uma das esnobados do evento. Isso pois, mesmo com mais de 20 anos de carreira, essa foi a primeira vez que Miley foi reconhecida pelo Grammy Awards.
-
Divulgação Outra esnobada do Grammy 2024 foi Lana Del Rey, que, apesar de receber cinco indicações, como Álbum do Ano, Canção do Ano e Melhor Performance de Música Alternativa, a artista não levou nenhuma estatueta para casa. No total, Lana já recebeu 11 nomeações, entretanto, nunca foi premiada no Grammy. Vale notar que a canção A&W, indicada como Canção do Ano, foi uma das mais aclamadas no ano de 2023, deixando muitos fãs revoltados por não levar o prêmio.
-
Divulgação Concorrendo em quatro categorias no Grammy 2023, quarteto sueco formado por Björn Ulvaeus, Agnetha Fältskog, Anni-Frid Lyngstad e Benny Andersson, ABBA não levaram nenhum prêmio. Mesmo com grandes hits, o grupo nunca tinha recebido uma indicação até 2023. Vale destacar que o ABBA foi a banda que mais vendeu discos nos anos 1970.
-
Reuters Ao ser indicado na categoria pop no Grammy 2021 pelo seu álbum Changes, Justin Bieber declarou: Changes era e é um álbum de R&B. Ele não é reconhecido como um álbum de R&B e isso é bem estranho para mim. Cresci admirando a música R&B e quis fazer um projeto que abraçasse essa sonoridade. Ele não ser colocado nesta categoria é estranho, considerando os acordes, as melodias, o estilo vocal e a bateria hip-hop que foram escolhidas, disse o cantor na ocasião.
-
Divulgação Marcada como uma das artistas femininas com mais indicações na história do evento, Katy Perry segue sem vencer nenhuma estatueta da premiação. Sua primeira indicação foi em Melhor Performance Pop Vocal Feminina por I Kissed a Girl, em 2009. Já em 2015, concorreu por Prism na categoria de Melhor Álbum Vocal Pop.
-
Divulgação Apesar de ser o responsável por um dos álbuns de maior sucesso de 2020, o After Hours, The Weeknd não foi indicado em nenhuma categoria do Grammy 2021. Na época, ele publicou: O Grammy continua corrupto. Vocês devem transparência a mim, aos meus fãs e à indústria. Desde então, o cantor decidiu não submeter mais nenhum lançamento à premiação.
-
Divulgação Também em 2020, Kanye West publicou um vídeo onde aparece urinando em um de seus gramofones de ouro. Apesar de já ter levado 24 Grammys para casa ao longo de toda sua carreira, o artista resolveu criticar a indústria musical e os termos das gravadoras. O artista ainda publicou páginas de contratos com gravadoras, alegando que eles seriam injustos e escravizam os artistas O contrato de gravação padrão é uma armadilha para nunca recuperá-lo, e há todos esses custos escondidos como as taxas de distribuição, que muitas gravadoras colocam em seus contratos para ganhar ainda mais dinheiro em cima do nosso trabalho, mesmo sem tentar, escreveu na ocasião.
-
Divulgação Outro que criticou a premiação foi Tyler, The Creator. Após vencer o prêmio de Melhor Álbum de Rap por IGOR no Grammy 2020, o cantor falou sobre como as categorias de rap e de música urbana costumam ser as únicas nas quais artistas negros são reconhecidos: - Por um lado, sou muito grato que algo que eu fiz pôde ser reconhecido em um mundo como esse. Mas, ao mesmo tempo, é ruim que quando nós, e digo caras que se parecem comigo, fazem algo que transcende gêneros, sempre nos colocam na categoria de rap ou música urbana. E eu não gosto dessa palavra urbana, é só um jeito politicamente correto de dizer a palavra com N pra mim [termo norte-americano considerado racista quando dito por uma pessoa não-preta]. Então, quando ouço isso penso: Por que nós não podemos estar no pop? Para mim, ser indicado na categoria de rap foi como um elogio e um tapa com as costas da mão. Tipo, Ah, meu priminho quer jogar, vamos dar um controle desligado para que ele c*** a b*** e se sinta bem, declarou.
-
Divulgação Considerado uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, Queen também nunca levou um troféu do Grammy para a casa. Apesar de todo sucesso comercial, o prêmio nunca chegou, além de só contarem com quatro indicações ao longo da história.