-
Quantas vezes você já não ouviu alguém dizer: Hmmm, essa pessoa já não é mais jovem para usar tal tipo de roupa. E esse comportamento? Não é coisa para alguém dessa idade. Isso se chama etarismo e pode ser classificado como discriminação. Mas não são apenas os anônimos que sofrem com os estereótipos impostos em meros números, as famosas também. Eliana é apenas uma das celebridades que já passaram por isso. O preconceito com os mais velhos é um discurso recorrente, às vezes até levado como piada, mas a prática é considerada crime. […] Seria tão bom e necessário garantir que as mulheres fossem avaliadas com base nas suas habilidades e experiência, nunca, jamais, pela sua idade ou aparência física, disse Eliana certa vez na internet. Nascida em 22 de novembro de 1973, ela não deixa os haters passarem sem uma boa resposta. A seguir, veja outras celebridades que falaram sobre o assunto.
AgNews
1
-
Alessandra Negrini, nascida em 29 de agosto de 1970, não gosta de ficar se justificando, mas abriu um exceção quando se indignou com alguns comentários deixados em suas redes sociais: Acho um saco a pessoa chegar e falar sempre que eu estou bem aos 52 anos, que não pareço a idade que tenho… Engraçado é que não vejo ninguém fazer esse tipo de cobrança aos homens. Só para as mulheres que escuto comentários do tipo: nossa, como você está linda aos 52 anos… É um pensamento de uma sociedade antiga, uma coisa chata.
AgNews
2
-
Nascida em 7 de junho de 1974 , Flavia Alessandra colocou a boca no trombone quando completou 49 anos de idade: É triste constatar que, aos 49 anos de idade, uma mulher já é julgada como velha enquanto os homens da mesma idade são vistos como galãs, exaltados nas mesmas circunstâncias. Meu desejo é que esse tipo de comentário não exista. Eu gostaria que as mulheres pudessem viver sem tantas críticas e que os homens se tornassem mais conscientes em relação às suas palavras. Além disso, é fundamental que nós, mulheres, tenhamos um pacto de paz, apoiando umas às outras. Se não houver apoio, que pelo menos não haja julgamento, escreveu no Instagram.
AgNews
3
-
Samara Felippo é conhecida por não ter papas na língua quando o assunto é envelhecimento. Nascida em 6 de outubro de 1978, a atriz está sempre falando sobre a beleza em todas as fases da vida e a liberdade que a mulher tem o direito de ter na hora de expressar ou se vestir: Falar que a mulher de quarenta se veste de uma maneira que ela não pode? Você está velha para isso, Não tem mais idade para isso, Olha para sua idade... É um lugar muito cansativo. Meus cabelos brancos, que todos viram, foi uma grande militância e revolta de não poder ter cabelos brancos enquanto homens grisalhos são chamados de sexy e charmosos. Eu adoro meus cabelos brancos. Eu sou taxada de velha, desabafou na web.
Divulgação
4
-
Astrid Fontenelle, nascida em 1 de abril de 1961, questionou o etarismo durante o programa Saia Justa: Por que a chegada da velhice na vida de uma mulher deve ser escondida, maquiada, retocada e tingida enquanto os homens exibem com orgulho os seus fios grisalhos e a suposta sabedoria adquirida com o tempo?
Divulgação-TV Globo
5
-
Madonna, nascida em 16 de agosto de 1958, já contou no talk shows de Jimmy Fallon que recebe comentários maldosos nas redes sociais por usar roupas decotadas. A cantora já leu mensagens como: ridícula, não sabe envelhecer, não aceita a idade e se veste como uma adolescente. Em entrevista à Vogue, ela então desabafou: As pessoas sempre tentaram me silenciar por um motivo ou outro, seja porque não sou bonita o suficiente, não canto bem o suficiente, não sou talentosa o suficiente, não sou casada o suficiente e agora é que não sou jovem o suficiente. Então eles continuam tentando encontrar um gancho para pendurar sua carne sobre eu estar vivo. Agora estou lutando contra o preconceito de idade, agora estou sendo punido por fazer mais de 60 anos.
Divulgação
6
-
Em agosto de 2023, Jennifer Lopez publicou alguns cliques nas redes sociais em que aparece com lingerie azul transparente. Não demorou muito para ela receber comentários assim: Por que ela tem que estar sempre pelada? Ou então: Ela está muito velha para ficar mostrando tanta pele. Em entrevista à People, a cantora, nascida em 24 de julho de 1969, disparou: Beleza não tem data de validade. Trabalho em um negócio em que a juventude é glorificada e as pessoas tentam descartar, especialmente as mulheres, em um determinado momento. É tipo: Oh, acabou; sem outros filmes para você. Nós não queremos mais sua música. Acredito que você pode ser e se sentir incrível e sexy em qualquer idade. Eu realmente não gosto da frase você está bem para os 40, ou você está bem para os 30, você está bem para os 50. Que tal apenas você está bonita?
Divulgação
7