-
Divulgação Harry Potter conquistou uma legião de fãs com os livros e, posteriormente, os filmes da franquia. A primeira adaptação para os cinemas foi lançada em 2001 e, dez anos depois, em 2011, os fãs tiveram que dizer adeus ao bruxinho nas telonas com o longa Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2. E é claro que teríamos diversas curiosidades sobre o bruxinho nascido no dia 31 de julho, os atores e a história nesse meio tempo, não é? Por exemplo, para comemorar 20 anos da saga, a HBO Max reuniu o elenco no especial De Volta a Hogwarts. Nele, o diretor dos dois primeiros longas, Chris Columbus, revelou qual cena foi a mais difícil de ser filmada. Spoiler: tem um pomo de ouro envolvido! O jogo de Quadribol pode ter acontecido como em um passe de mágica para os telespectadores, mas na prática, foi um verdadeiro quebra-cabeça. Afinal, como transformar um esporte mágico em algo que parecesse real mesmo sendo inexistente? Para isso, ele precisou da ajuda da autora da saga, J.K. Rowling: A cena mais difícil de filmar foi o Quadribol. E o público tinha que entender as regras imediatamente. Então, J.K Rowling basicamente fez um livro de regras para nós, um livro de regras de Quadribol, explicando cada detalhe do jogo. Então Stuart Craig, nosso designer de produção, projetou o visual do arremesso e realmente criou um tom que parecia autêntico e real para um jogo que é completamente irreal. Baita desafio, hein! A seguir, veja mais fatos curiosos sobre a saga!
-
Divulgação Você deve se lembrar que Hermione Granger era a definição de nerd, né? Sempre mantendo suas notas super altas e sendo a queridinha dos professores. E, sabia que Emma Watson, nascida em 15 de abril de 1990, era igualzinha? Mesmo ao longo das extensas gravações de todos os filmes, a atriz nunca deixou de ser muito aplicada na escola. Ela e todos os outros atores que ainda estavam na idade escolar recebiam aulas particulares no set por cerca de cinco horas diárias, mas, a diferença é que ela sempre queria dar o melhor de si, enquanto os colegas aproveitavam e se divertiam. E claro que não podia deixar passar a oportunidade dos amigos de a zoarem, né? As piadinhas rolavam soltas, mas eles se divertiam.
-
Divulgação E não pense que aquela foi a única paixonite entre o elenco, viu! Nascida em 15 de abril de 1990, Emma Watson admitiu que era apaixonada por Tom Felton. Durante o especial da HBO Max, a atriz brincou com o assunto e até revelou o momento em que seu coração bateu mais forte pelo colega de elenco. Foi logo no primeiro filme, Harry Potter e a Pedra Filosofal, lançado em 2001, quando ela tinha 11 anos de idade e Tom 14 anos. Entrei na sala onde estávamos tendo uma dinâmica. A tarefa que foi dada era desenhar a imagem que você tem de Deus, e Tom havia desenhado uma garota com um boné virado para trás em um skate. E simplesmente não sei como dizer - eu simplesmente me apaixonei por ele. Eu costumava vir todos os dias e procurar o número dele na lista de chamada, era o número sete, e se o nome dele estava lá, era um dia muito emocionante. Ele tinha três anos a mais do que eu, então, a atitude dele ele era tipo: Você é como minha irmãzinha. Já imaginou ver Hermione e Draco juntos?
-
Divulgação No mesmo especial de 20 anos da saga, Daniel Radcliffe revelou algo para lá de inusitado. O ator tinha um crush> pela colega de trabalho, Helena Bonham Carter, intérprete da bruxa Bellatrix Lestrange, aliada do vilão Voldemort. Durante o documentário, Carter leva um recado escrito por Daniel quando ele era mais novo, que estava escrito: HBC [Helena Bonham Carter], foi um prazer ser teu colega de elenco e suporte, uma vez que acabava sempre segurando o teu café. Com vergonha, o artista, que é 23 anos mais novo que Helena, admitiu a paixonite e disparou: Eu te amo e gostaria de ter nascido dez anos antes, então poderia ter tido uma oportunidade. Fofos, né?!
-
Divulgação Para se familiarizar com os astros principais, o diretor Alfonso Cuarón fez com que cada um escrevesse uma carta sobre seus personagens, do ponto de vista da primeira pessoa. Emma Watson, que nasceu no dia 15 de abril de 1990, no verdadeiro estilo Hermione Granger, exagerou um pouco e escreveu uma carta de 16 páginas. Daniel Radcliffe, como Harry, escreveu um resumo simples de uma página. Já Rupert Grint, como Ron, nunca entregou o que foi proposto. Já era esperado, né?
-
Divulgação Alan Rickman, intérprete do Professor Snape, foi escolhido a dedo por J.K. Rowling. A autora, inclusive, deu instruções muito específicas sobre o personagem complexo para o ator. Rowling até mesmo forneceu informações vitais sobre a história de Snape e os motivos de suas escolhas, o que só foi revelado no final do livro.
-
Divulgação Rupert Grint, que interpretou Ron Weasley, tem um caso tão grave de aracnofobia que até hoje não assistiu à cena em que Ron e Harry estão no buraco de Aragogue. Naquela cena, o olhar assustado e a postura desconfortável não eram da atuação, mas do próprio Rupert, que realmente estava aterrorizado ao pensar nas aranhas.
-
Divulgação Stanislav Ianevski, que viveu Viktor Krum, só teve duas falas, totalizando 20 palavras, em todas as cenas de Harry Potter e o Cálice de Fogo.
-
Montagem-Divulgação Quando Harry e Arthur Weasley entram na cabine telefônica para viajar até o Ministério da Magia, a ordem dos números 6-2-4-4-2, digitados pelo pai de Ron, forma a palavra magic, que é magia em português. Não é muito legal?
-
Divulgação Inicialmente, Daniel Radcliffe, que viveu Harry Potter, recebia 125 mil libras esterlinas de salário, aproximadamente 978 mil reais. O sindicato dos atores Equity, então, interveio e negociou novos termos, o que fez com que o pagamento de Daniel aumentasse para dois milhões de libras esterlinas, equivalente a mais de 15 milhões de reais.
-
Divulgação Jason Isaacs, o Lucius Malfoy, considerou não retornar para o filme Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1, já que seu personagem estava preso desde o fim de A Ordem da Fênix. Por isso, ele teria muito pouco - se é que tivesse -, tempo de cena no longa. Em um encontro com J.K. Rowling, então, Jason implorou para que ela o tirasse da prisão. Então ela disse Você está fora. Capítulo um, o que imediatamente o convenceu a voltar para os filmes restantes da franquia.
-
Divulgação Robert Knox, que viveu Marcus Belby em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, foi tragicamente esfaqueado até a morte em 24 de maio de 2008, alguns dias depois do término das filmagens do longa.
-
Divulgação Daniel Radcliffe quebrou oito varinhas durante a franquia, mas não em cenas difíceis de batalha - e sim porque ele as usava como baquetas! Uma comédia, não acha?