Relembre as maiores polêmicas da vida de Madonna
Além da música, a Rainha do Pop também é conhecida por suas polêmicas
16/Ago/2024
Da Redação
Madonna, nascida em 16 de agosto de 1958, já se envolveu em algumas polêmicas para lá de surpreendentes em sua carreira e vida pessoal. A cantora, por exemplo, ganhou destaque na mídia em julho de 2020 ao postar um vídeo em seu Instagram defendendo o uso da hidroxicloroquina como tratamento para o coronavírus. No vídeo, o medicamento é indicado pela médica Stella Immanuel, que já se envolveu em polêmicas médicas por sugerir a existência de DNA alienígena e esperma demoníaco. O conteúdo foi censurado pelo próprio Instagram sob a mensagem de informação falsa. Vale lembrar que a eficácia da hidroxicloroquina no tratamento para a Covid-19 ainda não foi comprovada. Mas essa não foi a única vez que ela virou alvo de polêmicas na mídia! Relembre outros momentos da carreira da Rainha do Pop nesta galeria!
Em 2018, ela irritou algumas pessoas ao dizer, em entrevista à Vogue Itália que, atualmente, todo mundo soa igual - ela ainda criticou o fato de que as canções norte-americanas parecem sair da mesma fórmula e que contém muitos convidados especiais.
Madonna, apesar de dar show de fofura quando o assunto são seus filhos, também já precisou enfrentar algumas questões relacionadas às gêmeas Stella e Estere, que foram adotadas pela cantora em 2017. Ao jornal britânico Mail on Sunday, o pai biológico das crianças, Adam Mwale, diz ter ficado surpreso quando soube que não veria mais as filhas: - Me disseram no começo que Estere e Stella iriam morar uma temporada fora do país com uma mulher rica, que iria dar para elas educação, mas que depois elas retornariam para mim, para viver comigo e ajudar toda a minha família. Agora me falam que a adoção é permanente! Isso não pode ser verdade. Não quero que seja verdade. Sou o pai delas e sempre serei. O pedido de adoção foi feito em 25 de janeiro de 2017 e, de acordo com o TMZ, o processo havia sido acelerado porque se tratava de uma celebridade. A mãe biológica das garotas morreu durante o parto e foi ele mesmo quem levou as meninas para o orfanato, por indicação do hospital. Mwale ainda contou que regularmente pedalava durante quatro horas para ver as filhas e trabalhava para pagar a educação e também para comprar vestidos e presentes. Ele ainda negou que tivesse abandonado as gêmeas, como a corte havia dito durante o processo. Que situação, hein? Desde que o pai das garotas falou publicamente sobre a adoção, Madonna não se pronunciou sobre o caso.
Madonna esteve envolvida em um processo judicial, mas desta vez ela não foi o alvo da polêmica! De acordo com o The Wrap, a Rainha do Pop processou a casa de leilões Gotta Have It! Collectibles e sua ex-amiga Darlene Lutz alegando que eles indevidamente pegaram itens pessoais seus para serem leiloados. Entre esses objetos pessoais, estão joias, roupas, acessórios e até duas calcinhas usadas por ela! Além disso, há uma série de correspondências pessoais, incluindo uma carta de seu ex-namorado, o rapper Tupac Shakur, escrita no período em que ele estava na prisão. De acordo com o advogado de Madonna, os itens foram pegos em 2004, quando a cantora estava tentando vender uma de suas residências. Em julho de 2017, Madonna conseguiu uma ordem impedindo o leilão de vender parte desses objetos, mas, em comunicado ao The Wrap, representantes de Lutz e da Gotta Have It alegaram que as acusações da cantora são completamente sem fundamentos e sem méritos. A cantora perdeu o processo em 2019.
Sua participação e seu discurso na Marcha das Mulheres, que aconteceu logo após a posse do presidente Donald Trump, realmente não agradou muita gente. Depois de ter suas músicas banidas de uma rádio no Texas, a rainha do pop recebeu duras críticas de Cyndi Lauper. Durante o programa Watch What Happens, a estrela dos anos 1980 alfinetou Madonna, dizendo que muitas partes de seu discurso eram problemáticas. - Eu não acho que o discurso serviu ao nosso propósito, porque a raiva não é melhor do que a clareza e humanidade. Quando você compartilha sua própria história ajuda, pois é isso que abre a mente das pessoas, disse a cantora. Mas não foi só a Cyndi que criticou a loira, já que o atual presidente dos Estados Unidos resolveu dar sua opinião sobre Madonna, que revelou pensar em explodir a Casa Branca. - Honestamente eu acho ela nojenta. Acredito que ela tenha se manchado ao falar isso e também manchado toda uma causa, disse Trump ao canal Fox News. Além disso, o presidente completou sua entrevista dizendo que as falas de Madonna foram completamente vergonhosas para o país. Climão atrás de climão, não é mesmo?
Ainda sobre esse assunto, o diretor da rádio HITS 105, Terry Thomas, explicou o motivo de escolher não tocar mais as canções da artista: - Banir todas as músicas e Madonna não é uma questão política, mas de patriotismo. É errado pagar direitos para uma artista que tem uma atitude não-americana. Se todas as rádios fizerem isso, vai mandar uma grande mensagem econômica para Madonna. Imagine só se essa moda pega?
A atriz e cantora Patti LuPone deu uma entrevista ao programa Watch What Happens e soltou o verbo ao falar de Madonna, colocando a cantora em uma baita saia justa! As duas estrelas já interpretaram a primeira-dama argentina, Eva Perón – Patti em um musical da Broadway, em 1979, e Madonna em 1996, em um filme adaptado. - Madonna é uma assassina de filmes. Ela não tem talento para atuar. Ela não deveria estar nos filmes ou no palco. Ela é ótima para o que ela faz, mas ela não é uma atriz!, disparou Patti. Eita!
Outra polêmica da vida da Rainha do pop é um documentário chamado Madonna and the Breakfast Club, feito pelo cineasta Guy Guido com imagens cedidas por seu ex-namorado, Dan Gilroy, e finalizado em 2018. De acordo com o site Page Six, o cantor queria que o filme focasse no período de 1979 a 1982, exatamente o tempo em que os dois namoraram. Porém o documentário, que remete a uma época em que a diva não era famosa, não para por aí, já que Dan quis colocar cartas pessoais, vídeos e fotografias íntimas dele com a cantora. E segundo Guy Guido, ambos concordaram em compartilhar os momentos do relacionamento com o mundo. - Tem algumas cenas íntimas, mas eles estão prontos para compartilhá-las. Especialmente Dan, que tem guardado isso por muito tempo. Existe uma cena de 20 minutos do casal se divertindo, conversando e filosofando sobre a vida, é bobo e romântico, disse ele ao site.
Antes da polêmica envolvendo o ex-namorado e os vídeos pessoais, Madonna viveu tempos turbulentos com seu ex-marido Guy Ritchie e seu filho Rocco Ritchie. A polêmica começou quando o menino foi passar as férias com o pai na Inglaterra e não quis mais voltar a viver com a mãe nos Estados Unidos. A confusão acarretou uma disputa judicial entre Madonna e o ex-marido cineasta pela guarda do filho adolescente, que acabou ficando com as relações ainda mais estremecidas com a mãe pop star. A briga rendeu diversas polêmicas, desde a cantora chorar ao fazer desabafos em seus shows e ingerir bebidas alcoólicas durante uma apresentação na Austrália, até o filho bloqueando o acesso da mãe a todas as suas redes sociais. Mas como depois do temporal sempre vem a calmaria, a estrela e o ex-marido chegaram a um acordo judicial e o filho perdoou a mãe.
Certa vez, durante um show da sua turnê Rebel Heart em Toronto, no Canadá, Madonna chocou ao fazer pole dance na performance da música Holy Water. A cantora usou como suporte algo parecido com uma cruz enquanto seus dançarinos dançavam em volta vestidos de freiras, apenas com roupas íntimas. E como se não fosse o bastante, Madonna ainda teve um de seus dançarinos simulando uma cena íntima nela enquanto ela estava deitada em uma mesa que reproduzia a Santa Ceia.
Vale citar que 14 faixas de Rebel Heart foram roubadas e vazadas na internet antes mesmo do lançamento do novo projeto. No Instagram, a cantora se pronunciou diversas vezes sobre o ocorrido, como quando publicou esta foto, para lá de polêmica, e deixou um recado para os seguidores: Há aqueles que querem calar a minha boca, mas eles não conseguem! Nós ainda vivemos em um mundo que discrimina as mulheres. Existem pessoas que são tão odiosas. Elas querem rixas que não existem entre mulheres fortes! Eu não desejo o mal em relação a nenhuma outra artista feminina e nunca desejei! O mundo é grande o suficiente para todos nós. Vou lutar pelos meus direitos como uma artista, um ser humano e uma mulher e não vou me desculpar nem defender meu não publicável, não terminado e ROUBADO trabalho.
Enquanto se apresentava no Brit Awards, Madonna foi puxada por vários degraus e caiu de costas no chão, sendo prontamente socorrida por seus dançarinos. Mesmo assim, ela seguiu com a sua apresentação. Após falar que o acidente lhe causou algumas lesões, a cantora amenizou o impacto da queda, usando como justificativa a sua boa forma. De acordo com a Billboard, Madonna contou que se não estivesse em plena boa forma, as consequências de seu tombo teriam sido ainda mais graves: - Se eu não estive em boa forma... Eu já teria ido! Eu atribuo o fato de estar bem, pois estou em boa forma... Ainda faço muitos exercícios aeróbicos e dança. Comecei a fazer ioga de novo. Também faço treinamentos e pulo corda..
Madonna também foi alvo de muitas polêmicas nas redes sociais, mas por parte de seus seguidores que polemizaram uma simples foto de Madonna ao lado dos filhos. Na imagem, a cantora superflexível está com cada pé em cima de uma perna de um dos seus filhos adotivos, Mercy e David. #AmorDeMãe... Como eu vou passar o dia de hoje. Mercy e David dão a melhor massagem nos pés! - colocou a mamãe babona na legenda, que recebeu muitos elogios de seus seguidores por considerarem a imagem fofa, mas também outros milhares de comentários de outras pessoas insinuando que a cantora teria sido racista. A cantora no entanto, não se pronunciou sobre o acontecimento e tudo não passou de uma foto de amor entre mães e filhos no final.
A cantora também sempre falou em nome das minorias, mas muitas vezes foi mal compreendida, sendo chamada de polêmica após declarações, atitudes e performances. Em 1984, a Material Girl chegou a declarar: Quero dominar o mundo.
Aliás, a cantora nunca teve medo de polemizar, embora algumas celebridades sempre queiram se manter afastadas de assuntos que podem causar muito alvoroço na imprensa e nas redes sociais. Em 2012, por exemplo, em um show em Moscou, na Rússia, Madonna manifestou apoio à banda Pussy Riot durante um discurso sobre direito à liberdade de expressão e apelou pela libertação das três integrantes do grupo que haviam sido presas.
Em 1990, Madonna anunciou a Era Sexual e chamou muita atenção quando passou a usar sutiãs em forma de cone na turnê Blonde Ambition Tour.
Sem pensar duas vezes, a cantora já atacou colegas da música como Mariah Carey. Em entrevista dada a uma rádio, Madonna declarou: - Preferia morrer do que ser Mariah Carey.
As farpas não param por aí. Madonna já chegou a declarar que considera Lady Gaga redutiva. Além disso, fez uma performance para Express Yourself, colocando partes de Born This Way, para mostrar a todos que existe muita semelhança entre as duas músicas, enquanto falava - Ela não é eu.
Madonna também ganhou inimigos de outros países. Uma vez, durante um show em Porto Rico na turnê Girlie Show em 1993, a cantora chegou a desrespeitar a bandeira do país. Por isso, recebeu uma condenação oficial do congresso nacional.
Outro clipe polêmico é o de Like a Prayer, em que cruzes são queimadas. O Papa inclusive impediu que Madonna entrasse no Vaticano em 2005. O vídeo acabou conquistando o primeiro lugar em uma lista da MTV que elegeu 100 vídeos que quebraram regras.
Quem também não escapou das críticas da cantora, foi John McCain. Em um vídeo-montagem que foi transmitido na abertura da turnê Stick & Sweet Tour, ela comparou o então candidato à presidência com Adolf Hitler.
A Rainha do Pop também polemizou no clipe What It Feels Like For a Girl, que chama a atenção por contar a história de uma menina que foi abusada sexualmente e que busca por vingança. O vídeo chegou a ser banido em alguns canais como MTV e VH1.
Uma cena que entrou para a história foi o beijo que aconteceu entre Madonna e Britney Spears durante a performance de Like a Virgin no Video Music Awards, da MTV, em 2003. Na época, Britney namorava Justin Timberlake e, no momento do beijo, a câmera mostra a reação do cantor, que ficou muito surpreso, assim como os telespectadores e os convidados que estavam na plateia.
-
Está com saudades de Teen Wolf? Veja por onde anda o elenco da série
-
Confira os cantores e os grupos que foram revelados por Simon Cowell
-
Muito além de Teen Wolf! Confira a carreira de Holland Roden
-
Mavi e Luma ficam frente a frente. Confira o que vai rolar nesta segunda-feira em Mania de Você
-
Conheça a história real do crime que inspirou a série Monstros - Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais
-
Parceria por trás de Tudo por um Popstar 2: elenco comenta admiração por Thalita Rebouças
-
Osmar recebe o prêmio de Lindomar. Saiba o que vai acontecer em Volta Por Cima nesta segunda-feira