-
Divulgação Feliz aniversário! James Cameron completa 69 anos de idade neste dia 16 de agosto. Responsável por Titanic, ele realizou 12 expedições e mergulhos aos destroços do verdadeiro navio, ficando mais tempo lá do que os próprios passageiros da embarcação. Além de dirigir, ele também editou, produziu e roteirizou o filme. Confira mais desses momentos que você não fazia ideia!
-
Divulgação Por 12 anos, o filme teve a maior bilheteria de todos os tempos, sendo destronado por Avatar, lançado em 2009, também dirigido por James Cameron. Apesar disso, Titanic é uma das superproduções que mais ganhou Oscars na história, empatando com Ben-Hur e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, cada um deles com onze estatuetas.
-
Divulgação No dia 15 de abril de 1912, um dos maiores acidentes de navio ganhou as manchetes: o RMS Titanic colidiu com um iceberg e afundou matando milhares pessoas. Mais tarde, em 1997, a história ganhou uma versão cinematográfica dirigida por James Cameron, cineasta canadense. A produção é uma história de ficção do naufrágio real do navio britânico operado pela White Star Line e construído pelos estaleiros da Harland and Wolff, em Belfast. O Titanic foi pensado para ser o navio mais luxuoso e seguro de sua época, gerando lendas que era supostamente inafundável. A embarcação partiu em sua viagem inaugural do Reino Unido com destino ao Estados Unidos, em 10 de abril de 1912. Entretanto, ele naufragou na madrugada do dia seguinte, com mais de 1.500 pessoas a bordo, tornando-se um dos maiores desastres marítimos em tempos de paz de toda a história. Até hoje, o filme segue sendo um dos mais famosos do mundo. Além do mais, quem não se apaixonaria pelo inesquecível Jack e não gostaria de um amor que nem o dele e de Rose, interpretados respectivamente por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, não é mesmo?
-
Divulgação Para Kate Winslet também não foi tão simples conseguir o papel de Rose. Ela precisou disputar com Madonna, Sharon Stone, Nicole Kidman, Gwyneth Paltrow, Winona Ryder e Uma Thurman. Winslet insistiu tanto que chegou a mandar flores para Cameron com recados assinados como sendo da sua Rose. Quando finalmente conseguiu fazer parte do elenco, Kate decidiu fazer suas cenas na água sem roupa térmica, acreditando que tornaria sua performance mais real, resultando numa pneumonia para a artista.
-
Divulgação Falando em Oscar, mesmo com tantas vitórias na premiação, o filme não levou nenhuma estatueta de atuação e DiCaprio sequer foi indicado, gerando certa polêmica. O ator não era o favorito do estúdio para o papel de Jack, que queriam Matthew McConaughey, que chegou até a fazer testes de câmera com Kate Winslet. Atores como Tom Cruise, Brad Pitt, Christian Bale e Macaulay Culkin também participaram dos testes para o personagem.
-
Divulgação A icônica cena de Jack gritando Eu sou o rei do mundo foi totalmente improvisada por DiCaprio.
-
Divulgação A trilha sonora ficou sob a responsabilidade do compositor James Horner, mas sabia que ele e o diretor não estavam em bons termos? Os dois haviam brigado durante a realização do filme Aliens, O Resgate, mas o roteirista decidiu dar uma segunda chance ao colega após assistir Coração Valente, que foi todo musicado por Horner. E um bônus: na verdade, Cameron não gosta de usar trilha sonora em suas produções, mas ele se rendeu a My Heart Will Go On quando a ouviu na voz de Céline Dion.
-
Divulgação As cenas do navio afundando foram rodadas em uma tomada só, e foram utilizados mais de 120 mil litros de água. Para tornar a história o mais real possível, Cameron decidiu fazer com que a cena do acidente durasse exatamente o mesmo tempo que a colisão do navio com o iceberg aconteceu de verdade: 37 segundos.
-
Divulgação Durante as gravações, boa parte da equipe da produção precisou ir para o hospital após uma sopa de frutos do mar ser adulterada com uma droga chamada PCP (pó de anjo) que causa alucinações. Muitos suspeitaram de se tratar de uma pegadinha, ou até mesmo uma sabotagem, mas até hoje nada foi confirmado. Além disso, os atores não saíram ilesos dos sets! Jason Barry, que vivia o Tommy, e Leo, se machucaram na cena em que seus personagens usam um banco de madeira para quebrar a grade que mantinha os passageiros da terceira classe presos em seus corredores. Barry acertou seu queixo com o artefato, enquanto o protagonista machucou o ombro.
-
Divulgação Você já tentou contar quantas vezes os personagens principais chamam pelo outro? Se prestarmos muita atenção, dá para ver que são muitas! Especificamente, Rose chama Jack 80 vezes, isso sem contar as vezes que ela se direciona a ele como Senhor Dawson. Já o personagem de Leo DiCaprio chama a amada 50 vezes.
-
Divulgação Na icônica cena em que Jack desenha Rose, as mãos não são de Leo, mas sim do próprio James Cameron! E os desenhos também foram feitos pelo diretor. Na pós-produção, o cineasta, que é canhoto, usou um recurso de espelho na edição para que a cena ficasse ainda mais crível do ponto de vista do ator, que é destro.
-
Divulgação O famoso astrônomo americano Neil deGrasse Tyson mandou um e-mail para o diretor, alegando que, naquela época do ano e naquele ponto do Atlântico em 1912, quando Rose está deitada em um pedaço de madeira olhando para as estrelas, não são aquelas estrelas que ela deveria estar vendo. Cameron, então, desafiou Neil a mapear corretamente a posição das estrelas e, quando recebeu o material, refilmou a cena, inserindo as estrelas corretas na versão 3D do filme, lançada em 2012.
-
Divulgação Outra cena que precisou ser gravada sem possibilidades para erros foi a que o salão é tomado por água. Todo o cenário e os acessórios ficaram arruinados depois das filmagens e o custo para substituí-los caso houvesse erros seria alto demais. Mais de 300 mil litros de água foram usados e até a escadaria ficou destruída.
-
Divulgação O mais discutido quando o assunto é Titanic, no entanto, é porque Rose não deixou Jack subir na porta com ela para que os dois pudessem sobreviver. Os Caçadores de Mitos testaram a hipótese e descobriram que a porta era sim forte o suficiente para suportar o peso dos dois, caso o colete salva-vidas de Rose fosse colocado por baixo dela, como uma boia. James Cameron, diretor e produtor do longa, participou do episódio e esclareceu que Jack teria que morrer por razões temáticas, mas assumiu que poderia ter usado uma porta menor para não abrir espaço para discussões.
-
Divulgação Se você chorou com o casal de velhinhos que ficou abraçado enquanto o navio afundava saiba que eles não eram um casal qualquer. Os dois representavam Ida e Isidor Straus, donos da famosa loja de departamento Macy's. Ela teve uma vaga oferecida em um dos botes salva-vidas, mas quis ficar ao lado do amado, afirmando: Como vivemos juntos, devemos morrer juntos.
-
Divulgação Tempo é algo bastante observado e aplicado no longa. Por exemplo, depois que Rose, já velhinha, aparece reencontrando com Jack na escada do navio, o relógio atrás dos dois marca duas horas e 20 minutos, mesma hora que o Titanic afundou na realidade. Aliás, todas as cenas que se passam em 1912 - ou seja, todas com Jack e Rose ainda jovens - somam duas horas e 40 minutos, o exato tempo que a embarcação levou entre a colisão até afundar de vez.
-
Divulgação Kate Winslet realmente mostrou os seios para Leonardo DiCaprio! Mas não na cena em que ele a desenha. Logo que eles foram apresentados, a atriz já sabia que teria que ficar nua na frente do colega e tratou de levantar a blusa, mostrando tudo, para já quebrar o gelo! E nem adiantou muito, já que na hora DiCaprio errou a fala e pediu para ela deitar na cama... no sofá! James Cameron gostou tanto do erro que o deixou no longa.
-
Divulgação Muitas das cenas do filme foram improvisadas, como Rose agradecendo Jack por salvá-la, e quando ela recorda o local onde eles se conheceram quando o navio começa a afundar. Mas a cena mais curiosa que não estava no script é a que Rose cospe em Cal. No roteiro, ela o fura com um enfeite de cabelo, mas Kate sugeriu a mudança, que foi aprovada por James Cameron -, mas ficou como surpresa para Billy Zane, intérprete de Cal, que teve sua reação real capturada pelas câmeras.
-
Divulgação Você é do time que gosta da longa duração de Titanic? Ou acha que o filme podia ser mais curto? O produto final conta com três horas e 14 minutos de duração, mas o primeiro corte bruto tinha pouco mais de 36 horas! Imagina só? Mas sabia que nem mesmo a Fox queria um filme tão longo? O diretor aceitou as únicas três condições impostas por Peter Chernin, presidente da emissora na época: o orçamento não poderia ultrapassar os 110 milhões de dólares; o lançamento deveria acontecer dia 4 de julho de 1997 e a duração máxima seria de três horas. Porém, James Cameron não cumpriu nenhuma das ordens: gastou 200 milhões de dólares para produzir, estourou 14 minutos a mais do tempo estipulado e estreou dia 19 de dezembro de 1997.
-
Divulgação Por fim, você sabia que por pouco Lindsay Lohan não foi escalada para o filme? Pois é, a atriz era a principal escolha para viver Cora Cartmell, a garotinha da terceira classe que dança com Jack durante a festa em que Rose comparece. Mas como Lindsay tinha cabelos ruivos, os produtores temiam que pudesse ocorrer confusões quanto a seu parentesco, já que Rose e sua mãe também eram ruivas. Sendo assim, Alexandra Owens foi escolhida.