-
Divulgação Não há quem não tenha escutado o nome da italiana Sophia Loren quando o assunto é moda e estilo. A atriz , nascida no dia 20 de setembro de 1934, foi descoberta aos 18 anos de idade pelo diretor Carlo Ponti, que se tornaria seu marido anos depois, com quem teve dois filhos, Carlo Jr. e Edoardo. Sophia ficou conhecida por eternizar um estilo de figurino nos cinemas e virou um ícone da moda por sua elegância e beleza. A seguir, confira as melhores dicas que ela pôde nos ensinar!
-
Divulgação A Lenda da Estátua Nua foi um dos primeiros filmes da extensa carreira de Sophia Loren. O longa de 1957, não poderia ser nada além que um catálogo de roupas da moda da época, as pin ups da década de 50. Diferente de hoje, estava na moda que os seios ficassem menos arredondados, diferente de hoje em dia. Além do sutiã com outro formato, era muito comum blusas e vestidos de abotoar com gola v. Para passar a impressão de cinturinha fina e quadris largos, o cinto era um acessório indispensável no guarda-roupa das mulheres.
-
Divulgação Como esquecer as lindas maquiagens de Sophia Loren em Lenda dos Desaparecidos, gravado no mesmo ano de A Lenda da Estátua Nua? Exatamente, é impossível. Nessa clássica fotografia, Sophia esbanja olhos com delineador estilo gatinho, lábios vermelhos (apesar do preto e branco) e sobrancelhas finas e arqueadas. Perceba o poder que os grandes brincos de argola dão para o look. Elementos simples e absolutamente belos.
-
Divulgação Essa é uma cena do mesmo longa, que Sophia contracenou com Alan Ladd. Perceba que os lenços em volta da cabeça também eram muito usados na época. Isso porque, na década de 50, os penteados das mulheres eram extremamente elaborados e cobertos de laquê para não sair do lugar. Usar o lenço em volta do cabelo tornou-se um costume para proteger as madeixas do vento. Está aí uma super dica! Depois do lenço, é só colocar aquele batom vermelho e óculos de sol poderosos!
-
Divulgação Já em 1960, enquanto um lado dos Estados Unidos vestia botas com franja, coletes coloridos, bandanas na cabeça e pregava a paz e amor mundial, no outro as bonequinhas de luxo ostentavam grandes chapéus, luvas chiques, colares e brincos de pérola ou brilhantes, criando conjuntos de roupas que combinavam da cabeça aos pés. Puro luxo!
-
Divulgação Sophia Loren inclusive era uma grande fãs de chapéus! A atriz dizia que eram peças que chamavam a atenção e não tinha medo nem dos modelos mais exagerados, como esse que usou no filme Prêt-à-Porter, que abordava o mundo da moda.
-
Divulgação A atriz era um dos maiores ícone de beleza da década de 50 e suas fotos e filmes são uma verdadeira mostra das tendências e padrões de beleza da época. Ela geralmente estava com uma silhueta de cintura marcada, cabelos bem volumosos e estruturados e sempre com bastante feminilidade.
-
Divulgação Os cintos e roupas com amarrações ajudavam a afinar a silhueta e dar o ar de pin-up tão desejado na época.
-
Divulgação Os vestidos rodados, com cintura marcada e comprimento midi foram peças que fizeram parte do guarda-roupa da diva e ajudavam a animar os looks com cores e estampas.
-
Divulgação Aos 28 anos de idade, Sophia Loren ditava a moda da década de 60. Veja que em O Condenado de Altona, ao lado de Robert Wagner, o estilo e maquiagem da atriz permanecia o mesmo, mas aos poucos, as roupas deixavam o perfeccionismo das pin-ups para trás e muitas vezes as mulheres usavam calças e blusas estilosas.
-
Divulgação Dá para perceber que independentemente do filme em que ela estivesse atuando, a maquiagem tradicional acompanhava Sophia Loren, com mais ou menos intensidade, dependendo do papel.
-
Divulgação A maquiagem é uma das marcas registradas de Sophia Loren. A italiana aparecia sempre com os lábios vermelhos e bochechas rosadas, mas o mais marcante na make eram as regiões dos olhos, com um forte delineado de gatinho e cílios bem marcados, além das famosas sobrancelhas arqueadas.
-
Divulgação As sobrancelhas ficaram finíssimas na década de 70 e 80. No filme Dois Velhos Mais Rabugentos, de 1995, no qual Sophia Loren atuou com 61 anos de idade, aparecem resquícios da moda da sobrancelha arqueada.
-
Divulgação Repare na diferença do cabelo de Sophia Loren em Felizes Para Sempre de 1967, comparado com o início da sua carreira, dez anos antes. Apesar de o corte pertencer à personagem do longa, nessa época, cortes repicados e com muito movimento estavam entre as tendências da moda. Ou seja, para um estilo mais clássico, cortes acima do ombro e com ondas leves são perfeitos. Caso contrário, para um look mais despojado - e prático, cá entre nós - é melhor optar por um corte em camadas e com muitas pontas.
-
Divulgação Veja esse casacão de pele que fez parte do figurino de A Queda do Império Romano, de 1964, que Sophia Loren protagonizou. Peças mais pomposas e volumosas também começaram a colorir as ruas.
-
Divulgação Sophia Loren não tinha medo de deixar seu lado mais perua aparecer e se produzia mesmo! A atriz estava sempre bem maquiada, com os cabelos arrumados em penteados e muitas vezes usava peças que chamavam bastante atenção e joias. Um verdadeiro luxo!
-
Divulgação Peças como este casaco com estampa de onça, que influenciou muito o gosto das mulheres da época por peças refinadas e que chamassem atenção.
-
Divulgação A musa do cinema conseguia equilibrar bem em seus looks características femininas e românticas com uma sensualidade de matar. As peças leves, rodadas e de cintura marcada eram combinadas com uma make forte e Sophia Loren também não tinha medo de apostar em um bom decote, ou então, deixar mais pele à mostra quando fosse necessário.
-
Divulgação Em Voz Humana, de 2014, Loren demonstrou que não há idade para se manter sempre bela, usando maquiagem e penteados modernos que combinam mais com a sua idade atual.
-
Divulgação Sophia Loren é a prova de que é possível envelhecer com estilo e sem mudar de estilo para algo que é supostamente mais adequado. A atriz segue com a maquiagem que tanto usou durante a vida toda, com os cabelos volumosos e acessórios finos, como estes lenço e par de brincos. Uma rainha, não é mesmo?