-
Divulgação Winona Ryder é uma atriz norte-americana que firmou seu estrelato em 1988 por seu papel como Lydia em Beetlejuice: Os Fantasmas Se Divertem, do infame diretor Tim Burton. Desde então, a artista entrou para a seleta lista das atrizes mais cobiçadas de Hollywood. Além disso, recentemente, a famosa conseguiu atrair o público da nova geração com o seu trabalho na série Stranger Things, como Joyce Byers. A seguir, confira mais fatos sobre a trajetória da famosa!
-
Divulgação Nascida na cidade de Minnesota, nos Estados Unidos, em outubro de 1971, Winona possui um nome de muito peso. Para quem não sabe, o nome completo da atriz, Winona Laura Horowitz, é uma homenagem à musicista e autora Laura Huxley, amiga próxima dos pais de Winona e esposa do aclamado escritor Aldous Huxley. Já seu nome artíticos, Winona Ryder, vem do amor do pai da famosa pelo cantor de soul e rock Mitch Ryder!
-
Divulgação Outro clássico dos anos 80 estrelado por Winona foi o filme adolescente Heathers, muito aclamado pela crítica. Na produção, a atriz deu vida a Veronica Sawyer, uma personagem complexa e rebelde.
-
Divulgação Decidindo seu caminho artístico logo aos 12 anos de idade, foi aos 15 anos que Winona estreou no cinema com o longa-metragem Lucas, de 1986, um drama no qual interpretou o papel de Rina. Vale notar que, quando criança, Winona era vista como um menino afeminado e até mesmo chegou a sofrer bullying na escola. Quando ficou famosa com o filme Beetlejuice, qual estrelou em 1988, pensou que isso mudaria. No entanto, em 2017, em entrevista à revista Marie Claire, declarou: Lembro-me de pensar: Oh, é um filme conhecido, isso vai melhorar as coisas na escola. Mas só piorou, eles passaram a me chamar de bruxa.
-
Divulgação Abrindo os anos 90 com estilo, a famosa estrelou ao lado de Johnny Depp - com quem namorou durante quatro anos e, mesmo com uma separação difícil, Winona tem boas lembranças do ex-namorado. Vivendo um de seus papéis mais memoráveis, a atriz solidificou seu status como atriz preferida para papéis não convencionais em Edward Mãos de Tesoura.
-
Montagem - Divulgação Sobre seus relacionamentos, a famosa também namorou o ator Matt Damon, no final dos anos 1990 e início do ano 2000. Os dois se conheceram por uma amiga em comum, a atriz Gwyneth Paltrow, e se separaram na primavera de 2000.
-
Divulgação Ainda em 1990, a atriz estrelou ao lado da cantora Cher e da jovem Christina Ricci em Minha Mãe é Uma Sereia. Winona Ryder foi indicada ao Globo de Ouro por seu papel como Charlotte Flax, uma adolescente cansada de lidar com as extravagâncias de sua mãe solteira.
-
Divulgação Acredita que Winona fez colaborações com os aclamados diretores de cinema Francis Ford Coppola e Martin Scorsese? As colaborações resultaram em produções como Drácula de Bram Stoker, de 1992, e A Época da Inocência, em 1993 - que rendeu uma indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro!
-
Divulgação Um ano depois, em 1994, a famosa se consagrou mais uma vez ao estrelar a icônico adaptação do clássico romance de Louisa May Alcott, Adoráveis Mulheres. Mais uma vez indicada ao Oscar, Winona recebeu inúmeros elogios da crítica com seu papel como Jo March.
-
Divulgação Continuando seu estrelato nos anos 90, Winona Ryder fez outros dois filmes de sucesso: A Casa dos Espíritos, no qual contracenou com Meryl Streep, Jeremy Irons, Glenn Close e Antonio Banderas, e Caindo na Real, com Ben Stiller e Renée Zellweger. Ainda mais, em 1999, estreiou Garota Interrompida, um thriller psicológico onde brilhou ao lado de Angelina Jolie, onde ainda recebeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante.
-
Divulgação Em dezembro de 2001, ela foi presa por roubar mais de 25 mil reais em mercadorias de uma loja de departamentos sofisticada, em Beverly Hills, nos Estados Unidos. Durante o julgamento, Winona Ryder foi acusada de crime de roubo, vandalismo e porte de substâncias ilegais. A atriz afirmou que foi um mal-entendido e só fazia um ensaio para um papel, carregando os itens sem a intenção de roubá-los. Ela acabou condenada por crime de vandalismo, mas foi absolvida da acusação de roubo. A atriz acabou recebendo três anos de liberdade condicional, serviço comunitário e multas, além de aconselhamento para problemas psicológicos. Mais tarde, em 2016, a atriz falou à revista Porter sobre o julgamento: Não vou entrar em detalhes sobre o que aconteceu, mas não foi o que as pessoas pensam. E não foi o crime do século!
-
Divulgação Importante notar que a famosa sempre advocou com sua luta contra a ansiedade e a depressão. Quando adolescente, sofreu com ataques de pânico e sentimento de isolamento. Já atualmente, ela discute as suas próprias dificuldades para ajudar a reduzir o estigma que envolve essas questões: Muitas pessoas tiveram a sensação de que eu desapareci nos anos 2000. Mas apareci em outro lugar! Simplesmente não estava aos olhos do público, declarou à revista Porter.
-
Divulgação Em 2016, o papel de Winona Ryder como Joyce Byers na série da Netflix, Stranger Things, colocou a atriz de volta ao centro dos holofotes. Através de sua atuação como uma mãe determinada a encontrar seu filho desaparecido, conseguiu o prêmio Screen Actors Guild e uma indicação ao Globo de Ouro. Na série, ela está cercada por adolescentes e gosta de orientar seus jovens colegas: Sempre digo a eles: O trabalho é a recompensa! Quando eu tinha essa idade, era muito difícil aproveitar os frutos do meu trabalho informou a Variety. Atualmente, a produção está filmando a última temporada da trama e promete agitar as emoções dos fãs.
-
Montagem - Divulgação Antes de estrelar no aclamado Stranger Things, vale destacar quatro filmes da carreira da atriz: A Scanner Darkly - O Homem Duplo, de 2006, 10 Mandamentos Muito Loucos, de 2007, A Vida Íntima de Pippa Lee, de 2009, e o famoso Cisne Negro, em 2010. Atualmente, a celebridade espera a estreia da sequência de Beetlejuice, em 2024.