-
Depois de passar por semanas e semanas de gestação, chega a hora do parto - e muitas mulheres preferem que ele aconteça da maneira mais natural possível. Gisele Bündchen é defensora ferrenha da Amazônia, da natureza, e, também, do parto humanizado. Seus dois filhos, frutos do casamento com Tom Brady, Benjamin e Vivian, nasceram em casa, na banheira. Em 2013, ela falou sobre a experiência no programa Parto pelo Mundo, do canal GNT: Foram os momentos mais intensos da minha vida. Transformei aquele momento de dor na esperança de que iria conhecer o meu bebê, que a cada contração estava mais perto do momento que tanto esperava. Sabia que aquela sensação era finita e que existia um motivo maior por trás daquela experiência. Eu estava prestes a receber o maior presente da minha vida. A parteira que a acompanhou disse que sempre leva equipamentos de emergência à casa das parturientes, e que havia um hospital há menos de 20 minutos da casa da modelo, caso necessário. Com a terceira gravidez confirmada, será que a modelo optará pelo mesmo tipo de parto? Confira, a seguir, mais famosas que optaram por partos naturais!
1
-
Wanessa Camargo teve o segundo filho, João Francisco, em um parto natural. O primeiro, José Marcus, nasceu de cesárea, e ela afirmou que a demora da recuperação não a agradou. Sobre o segundo, ela falou com a revista Trip: Foi muito cansativo, mas faria tudo de novo 10 mil vezes. Ouvi muita história bobona pra me dar medo, mas meu médico me tranquilizou em relação a esses mitos todos. Foi aquele parto de novela mesmo, demorado, exaustivo, mas nunca pensei em desistir. No dia seguinte eu estava de pé, já andava e brincava com meu filho mais velho. Até o leite desceu mais rápido.
2
-
Kate Middleton, até por ser da realeza, é discreta e não divide detalhes de seus partos com a imprensa e o público. No entanto, sabemos que ela teve três partos normais, já que pelo menos isso o Palácio de Kensington divulga. O que chamou a atenção do mundo foi a rapidez com que a Duquesa de Cambridge deixou o hospital após o nascimento de Charlotte e Louis, sua segunda herdeira e o terceiro filho, respectivamente. Quando George, o primogênito, nasceu, ela também não ficou muito tempo no hospital não, apenas um dia, mas no segundo ela diminuiu as horas de estadia e, no terceiro, ficou só sete horas no local. Com certeza ela teve os cuidados de que precisava no palácio, mas isso não diminui a força e coragem de Middleton.
The Grosby Group
3
-
Bela Gil já era mãe de Flor quando deu à luz Nino, em uma banheira em sua casa. Ela fez um vídeo do parto humanizado que está disponível no YouTube, e, nele, deu pra ver que Flor acompanhou de perto o nascimento do irmãozinho. Quando anunciou o nascimento, Bela postou: Foi um lindo, rápido e intenso parto no aconchego do nosso lar. Obrigada família, minha parteira Cara e minha doula Angie, por todo o apoio, confiança e cuidado. Estou no céu!
4
-
Sophie Charlotte também teve seu Otto em parto humanizado em casa. Fruto de seu relacionamento com Daniel de Oliveira, ela falou sobre a experiência do nascimento dele com a revista TPM: É como correr uma maratona; uma hora a endorfina bate e tudo fica mais fácil. Ela contou também que teve o auxílio de uma enfermeira obstétrica que já havia realizado 789 partos antes do dela.
5
-
Isis Valverde chamou a atenção dos fãs ao deixar a maternidade apenas um dia após dar à luz Rael, seu primeiro filho. Embora ela não tenha dado detalhes sobre a experiência do parto normal, ela havia dito, pouco antes do nascimento, que estava querendo ter um parto humanizado, e estava se encontrando com uma doula, que a auxiliou.
AgNews
6
-
Carol Castro foi outra famosa que deu à luz sua filha, Nina, de maneira natural, sem anestesia e nem intervenção médica, em uma maternidade no Rio de Janeiro. Ela fez uma postagem no Instagram falando sobre o nascimento: Feliz e realizada por ter conseguido passar por esse renascimento com toda a luz e força, que nós, mulheres, possuímos. Gratidão máxima por essa oportunidade e por ter ao meu lado, um parceiro que me acompanhou durante todo o trabalho de parto... segurando minha mão, respirando e pulsando comigo... Muito feliz em ter dado esse presente de dia dos pais, pro pai que nasceu ali naquela sala, junto... Foi lindo, verdadeiro, mágico e transformador. Do jeito que sonhei. Na hora que ela quis. Respeitando a minha e a natureza dela...
7
-
Sheron Menezzes também teve parto humanizado em uma maternidade no Rio de Janeiro. Ela contou todo o processo do nascimento de Benjamin nas redes sociais: Demora, nossa como demora. Dói, dói muito! Mais 4 horas... Tanto tempo e só 8 cm de dilatação?! Lembra que é no tempo dele? Sim. Não tenho mais forças, minhas pernas bambeiam mas minha equipe me incentiva. Eu vou conseguir, nós vamos conseguir... ele para. (.) Precisa de mais 3 horinhas mas vem... devagar... e nós vamos com ele... subindo, descendo, deitando, agachando... sim! Agachando! É assim que ele quer. De cócoras. Então vamos... falta pouco, muito pouco pra te ter filhote... A força se triplica. De onde ela vem? Do amor, da vontade, do desejo, da espera, da dor! Ela vem! Força, muita força... E junto com ela vem a explosão! O amor em forma de um neném... um neném calmo, tranquilo, que não chorou, não berrou, e com os lindos e expressivos olhos abertos só observou.
8
-
Juliana Alves também dividiu os sabores do parto com seus seguidores. Ela teve Yolanda na maternidade, em uma sala silenciosa, com banheira, pouca luz e acessórios como bola de pilates. O vídeo do parto emocionou milhares de seguidores - e ela, na legenda de um clique do momento, dividiu: Quando eu já tinha a dilatação necessária pra minha filha sair, eu achava que não teria mais condições de suportar a dor das contrações e continuar a usar a força pra conduzi-la. Nessa hora, minha mão direita agarrava a blusa do Ernani [marido de Juliana], a esquerda agarrava uma barra e a mente agarrava o amor pela vida dela e o desejo de trazê-la ao mundo... E é esse amor que faz você finalmente entender tudo...
9
-
Hoje ela é mãe de dois, mas quando teve a primeira experiência do parto, Monica Benini postou um vídeo de seu parto humanizado, da onde nasceu Otto, que aconteceu em uma banheira inflável na sala de sua casa com Junior Lima. Sobre o momento, ela contou: A fase expulsiva de um trabalho de parto é o momento em que nosso poder feminino se eleva ao máximo, e eu me permiti ser inundada por aquela força. As contrações eram muito, muito, muito intensas, e eu só pensava que, a cada uma delas, nosso bebê estava um pouquinho mais perto de nós. Assim seguiram-se mais 7 horas. As três horas mais intensas de dor do meu trabalho de parto foram lavadas pela água morna que caía do chuveiro. Sentada em uma bola de pilates, eu deixava a água acariciar minha lombar enquanto, em silêncio, exercitava a respiração mais concentrada que já fiz em minha vida. O silêncio, e eu já imaginava isso, foi um santo remédio naquele momento. Eu escolhi passar por esse momento sem absolutamente nada de anestesia ou analgesia porque queria o viver por inteiro, sentia que era capaz e porque todas as minhas escolhas, desde o início, sempre foram pautadas pelo zelo máximo ao meu bebê.
10