-
Divulgação O Halloween é uma ótima oportunidade para juntar a galera para maratonar filmes de terror, não é mesmo? O gênero cinematográfico é conhecido por deixar alguns aterrorizados e outros com os olhos grudados na tela. Há quem goste, há quem odeie. Contudo, algo é certo: a maioria dos roteiros seguem uma fórmula, que são os famosos clichês. Bora conferir os 11 que mais aparecem nas histórias de terror?
-
Montagem - Divulgação Com certeza, você já assistiu a algum filme que se passa em mansões mal-assombradas. É aquela típica história que começa com a família se mudando para uma nova cidade e precisando se hospedar numa casa grande e estranha, ou até mesmo hotéis, mansões e casas velhas. E claro, não demora muito para que alguns fenômenos paranormais comecem a surgir, deixando os personagens de cabelos em pé. É o caso, por exemplo, de Horror em Amityville, Beetlejuice, Psicose, O Iluminado e Invocação do Mal.
-
Montagem - Divulgação Quantas vezes algum personagem estava fugindo de psicopatas assassinos e quando pegaram o celular para pedirem ajuda… o aparelho estava sem sinal? Dá até raiva quando isso acontece. Em Pânico, Jogos Mortais e A Bruxa de Blair, você pode encontrar tais cenas.
-
Divulgação Se você já gritou para algum personagem: Não desça aí!, então já se deparou com o clichê do porão escuro. Normalmente, o protagonista sempre precisa pegar algo no cômodo mais bizarro da casa e leva consigo uma lanterna que - do nada - para de funcionar. É agonizante, não é mesmo? E claro, quando descem no porão, dão de cara com algum ser sobrenatural, como é o caso de It- A coisa.
-
Montagem - Divulgação Espelhos parecem ser verdadeiros ímãs para fantasmas! Basta a pessoa sair do banho e limpar o vapor do espelho para dar de cara uma segunda pessoa lhe observando - e, normalmente, nunca é alguém bonzinho te esperando.
-
Montagem - Divulgação Assim como os espelhos, as banheiras - quase sempre - aparecem em filmes de terror. Seja a água mudando de cor, a temperatura aumentando ou então algum ser maligno puxando o protagonista para o fundo da banheira na tentativa de afogá-lo, a cena é clássica! Quer um exemplo? Em A Hora do Pesadelo, Freddy Krueger aparece na banheira para atacar Nancy Thompson enquanto ela está distraída.
-
Montagem - Divulgação Falando em A Hora do Pesadelo, um clichê certeiro nas histórias é a presença do grupinho de adolescentes que sempre se dão mal. Normalmente, o vilão vai atrás de um por um, sem dó, nem piedade, assim como em Pânico.
-
Montagem - Divulgação Sem contar que os jovens mais descolados sempre morrem primeiro. Já percebeu que os casais que adoram fazer sexo são as primeiras vítimas, enquanto os nerds acabam sobrevivendo?
-
Montagem - Divulgação Quem já assistiu ao filme O Chamado já deve ter percebido que luzes e televisões piscando não são bons sinais. Sempre que algum ser maligno está por perto, os aparelhos eletrônicos começam a dar defeito. É quase um aviso!
-
Montagem - Divulgação Por que os personagens insistem em nadar em lagos escuros e sombrios? Assim que dão o primeiro mergulho, tudo parece bem, mas, em questão de segundos, alguém surge dos confins das águas para puxar a perna do protagonista, afogá-lo, estrangulá-lo… É o caso de Jason Voorhees, em Sexta-Feira 13.
-
Divulgação Quando o filme faz sucesso, não só a sequência é garantida, como também o terceiro, quarto, quinto filme. Sendo assim, o vilão não pode morrer no primeiro longa, senão perde a graça. Em Halloween, por exemplo, Michael Myers parece ter sete vidas, pois o psicopata assassino parece não cansar ou se abalar até o 13º filme da franquia.
-
Montagem - Divulgação E claro, como não mencionar as finals girls? Elas são as únicas mulheres do grupo que sobrevivem após enfrentarem os seres malignos. Normalmente é aquela garota virgem e pura, capaz de derrotar o mal com sua esperteza. As mais conhecidas no universo do terror são Sidney Prescott, de Pânico, e Laurie Strode, de Halloween.