-
Preta Gil foi diagnosticada com câncer em 2023 e, após passar um ano inteiro fazendo procedimentos e quimioterapia, conseguiu entrar em remissão. Infelizmente, em agosto de 2024, ela revelou que o câncer havia voltado em quatro lugares diferentes. Com isso, iniciou uma nova fase do tratamento, que contou com uma cirurgia de 21 horas para retirada de tumores. Durante os 55 dias que ficou internada, a famosa recebeu o carinho de amigos e familiares. Desde então, a artista segue com tratamentos, tem planos de ir ao exterior em busca de novos métodos e chegou a passar por duas novas internações. A seguir, veja o que sabemos sobre a recuperação da cantora após cirurgia.
Divulgação-TV Globo
1
-
No dia 27 de dezembro, quando Preta ainda estava na UTI, Francisco Gil, filho da cantora, surgiu segurando a mão dela para dar uma atualização de seu estado de saúde. Na legenda, ele escreveu: Colado com ela nesse processo todo e vendo, de perto, uma aula de vida. É muita força, resiliência... e evoluindo a cada dia. Ela está bem! Agora, mais uma parte difícil: ir embora depois dessa semana toda de hospital juntos. Tem sido assim durante todo esse processo... mas é justamente ela quem mais me incentiva a ir, fazer meu trabalho, cantar... e voltar. Porque ela sabe que estou sempre com ela e que sempre vou correr pra esse colo. Lutando juntos! Francisco ainda agradeceu a equipe médica que tem cuidado da mãe: Só dá pra ir embora por conta dessa rede, todos os médicos e enfermeiros que sobem e descem esse elevador aí também! A importância de ser tão amada e amar é ter essa proteção e essa dedicação toda.
2
-
Nas primeiras horas de 2025, Preta usou as redes sociais para dar uma notícia boa. Após passar o Ano Novo com a família no hospital, a cantora contou que deixou a UTI e foi para o quarto: Amores, nesse fim de ano, venho dar a notícia de que saí da UTI! Meu coração está cheio de alegria por ter ao meu lado pessoas tão especiais, que me enchem de amor todos os dias e me fazem querer viver cada dia mais. Na virada, ela esteve acompanhada pelo pai, Gilberto Gil, e a irmã, Bela Gil, além de outros membros da família.
3
-
No dia 6 de janeiro, ela apareceu nas redes para atualizar pessoalmente os seguidores sobre sua recuperação. Ao postar o clique acima, ela escreveu: Amores, passando aqui para deixar vocês calmos! Eu sigo aqui minha batalha. Um dia de cada vez, com fé e a cada dia me fortalecendo mais! Obrigada por todas as orações e energias positivas, eu sinto elas todos os dias. Paz e amor no coração de todos, amo vocês! Já, já eu tô de volta!
4
-
No dia 7 de janeiro, ainda internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, a cantora compartilhou uma foto direto da cama para dar bom dia aos seguidores, que estão acompanhando todo o caso através de suas redes sociais.
5
-
No dia 8 de janeiro, a cantora deu novos sinais de melhora após o procedimento. Nos Stories de Gominho, seu amigo pessoal, ela apareceu em pé enquanto olhava São Paulo pela janela do hospital. Na legenda, o influenciador escreveu: Dia a dia nós aqui. Já em suas próprias redes, Preta compartilhou uma reflexão no dia 9 de janeiro que dizia: Você é a soma de todas as escolhas corajosas e da fé que nunca te abandonou, mesmo nos dias mais desafiadores. Suas conquistas, mesmo que pequenas, sã a prova de que vale a pena acreditar em si mesmo. Você tem superado coisas que um dia achou que não conseguiria.
6
-
Internada, a cantora mostrou, no dia 30 de janeiro, que recebeu a visita de pessoas queridas no hospital. Através dos Stories do Instagram, a artista compartilhou um vídeo em que surge perguntando a Gominho, David Brazil e mais amigos sobre quais são os seus planos para o Carnaval 2025. Em seguida, ela também exibe um registro da irmã Bela Gil com o sobrinho Nino no colo. O menino é filho da culinarista e apresentadora com João Paulo Demasi. Ao publicar a imagem, Preta se derreteu: Amores meus.
7
-
No dia 4 de fevereiro, Dia Mundial de Combate ao Câncer, ela gravou um vídeo para falar sobre o estigmas envolvendo a doença: Um dia muito importante para a gente falar e disseminar informação, que é o mais importante. Um dos grandes problemas que a gente enfrenta no combate ao câncer é o estigma. Esse estigma é algo que foi criado e passado de geração em geração, e até hoje faz com que muita gente não se cuide, não busque ajuda, e tenha preconceito com a doença. Isso faz com que cada vez mais pessoas morram em decorrência do câncer e percam a luta contra o câncer por mil questões. A maior delas é o diagnóstico tardio. Eu mesma fiz isso no começo, quando comecei a ter os primeiros sintomas. Ao continuar, ela relembrou como foi difícil aceitar que algo estava errado: Eu fui jogando a culpa em diversas coisas: no cansaço, estresse, é isso, é aqui. Não, muitas vezes já é a doença se manifestando, e a gente perde a chance de iniciar um tratamento precoce. Eu ainda tive sorte no meu primeiro diagnóstico de ter um tratamento precoce, e agora também. Isso me ajudou a fazer a cirurgia de extensão e tirar cinco tumores, e me preparar para uma nova etapa, porque ainda não acabou. Nesse dia, acho importante falar sobre a conscientização e de que forma podemos evitar o câncer. Todo mundo sabe que o estilo de vida conta muito.
8
-
No dia 6 de fevereiro, Preta revelou que passou por um novo procedimento cirúrgico em 5 de fevereiro: Eu sei que vocês ficam preocupados, mas está tudo bem. Ontem eu fiz um procedimento cirúrgico para suturar os pontos que tinham aberto no bumbum, em uma das cirurgias, né? Enfim, hoje já estou bem, com dor, mas bem, medicada, maquiada e estou aqui.
9
-
No dia 10 de janeiro de 2025, Bela Gil visitou a irmã e compartilhou uma foto do encontro. Na legenda, ela ainda escreveu: Que seja um grande dia depois. Te amo Preta Gil. Flora Gil repostou registro em seus stories e se derreteu: Muito, mas muito amor envolvido..
10
-
Preta Gil recebeu alta hospitalar no dia 11 de fevereiro após ter ficado quase dois meses internada para novos procedimentos. Fora do hospital, a artista celebrou nas redes sociais: Finalmente estou de alta, depois de 55 dias internada no hospital após minha cirurgia!!! Foram quase dois meses lutando e sem nunca deixar de acreditar!!! Agora inicio uma nova vida em casa e mais fortalecida!!! Obrigada Deus, meus Orixás e minhas Santinhas amadas!!! Obrigada aos médicos que me operaram, todos os profissionais que cuidaram de mim e trabalharam tão bem na minha reabilitação!!! Obrigada a minha família, minha rede de apoio, a todos que puderam estar comigo, cuidar de mim e aos que me mandaram tanto amor, fé e energias positivas!!! Eu venci mais essa e a luta continua!!!. Quando finalmente estava deitada em sua cama para dormir, falou um pouco sobre a festa realizada pelos amigos para recebê-la: - No hospital estava tudo no esquema. Tem a dor, como controla a dor? No hospital era só tomar um remédio na veia que melhorava [a dor]. Tudo isso requer paciência e a vinda pra casa é uma etapa muito importante. E agora começa uma nova etapa de reabilitação, de preparação pro meu corpo ficar bom pra nova jornada de quimioterapia. Então, não acabou. É só uma fase. É um momento importante que venci. E também comentou que estava iniciando uma etapa de preparação para uma nova jornada de quimioterapia: - E agora vem uma outra etapa. Ainda continuo lutando bravamente. Estou muito feliz de ter vindo pra casa, mesmo ainda com dreno, com a sonda, é importante a gente sair do hospital, viver o dia a dia em casa e ir melhorando aos poucos. Eu e meus médicos achamos que era a hora certa de vir pra casa e continuar o tratamento e a reabilitação aqui. Vim pra casa com enfermeiros, então a luta continua.
11
-
No dia 16 de fevereiro foi exibida na TV Globo a entrevista concedida por Preta Gil ao Fantástico. A cantora, que havia passado a usar bolsa de colostomia definitiva e está sendo acompanhada em casa por uma equipe de profissionais da saúde, falou sobre a luta contra o câncer: - Eu acabei de ter alta hospital e foram quase dois meses de internação. Estou fragilizada, obviamente, com o corpo ainda muito debilitado, ainda com drenos, sondas, ainda invadida. [...] Os médicos diziam: Se você não andar três vezes por dia, a gente não vai te dar alta. E eu andava aquele hospital todo. Fui batalhando pela minha alta, pra que conseguisse sair de lá. Batalhando no sentido de ir melhorando, conversando com médicos. Vim pra casa de alta, mas com enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas me acompanhando. Tenho mil privilégios, sei que tenho, e isso faz toda diferença. Então não reclamo, não tenho como reclamar. Mas você não sofre? Sofro, sofro muito. Ao ser questionada, ela revela o que os médicos dizem sobre seu estado de saúde atual e falou que parte em Nova York em abril, em busca de novos medicamentos e dar início a uma nova etapa no tratamento: - Atualmente os médicos só sabem me parabenizar por passar por essa cirurgia. Não é todo corpo que aguenta. Eles são muito otimistas de que eu vou ficar bem pra próxima etapa. Não acabou ainda. Em abril, eu parto para Nova York para fazer um tratamento lá, com medicamentos novos, em fases finais de estudo. A artista deu mais detalhes sobre os cuidados médicos necessários e disse que pediu para ir a Salvador: - Tenho que tratar a ferida operatória, fazer minha fisioterapia, me recondicionar, me fortalecer. Quimioterapia não [farei], mas remédios do tratamento, paliativos pras dores que sinto, vitaminas [sim]. Pedi aos meus médicos que, quando eu tirar os pontos, eu possa ir a Salvador não para curtir Carnaval, mas para ficar em casa, dar um mergulho no mar, comer um acarajé, sentir gostinho de dendê na cidade, talvez fazer um próprio Ano Novo com meus amigos, ir a igrejas. Bahia cura total. Preciso ir à Bahia!
Divulgação-TV Globo
12
-
No dia 19 de fevereiro, Preta Gil contou que estava ansiosa para ver se conseguiria retirar o dreno do cóccix, revelando que o local doía bastante: - Fiz fisioterapia e estou esperando a hora da minha terapia. Dr. Fred vem aqui hoje, e talvez tire um dreno. Vou ficar muito feliz, porque é um dreno em um lugar que dói muito, no cóccix. [...] Não consigo sentar... Na verdade, não posso sentar mesmo, porque tem os pontos no bumbum. Então, fico sempre de ladinho.
13
-
Preta Gil curtiu o Carnaval de 2025 nem Salvador, Bahia, ao lado da família. Nas redes sociais, a atriz surgiu de maiô curtindo um belo mergulho no mar e revelou que havia recebido autorização dos médicos para entrar na água. Ela explicou em vídeo que a preocupação não era com a região da cirurgia de retirada dos tumores, mas sim com a cicatriz dos pontos que estão em seu bumbum: - Recebi autorização dos meus médicos para dar um mergulho. Não é por conta da cirurgia daqui [aponta para o tórax], é por conta dessa cirurgia daqui [mostra o bumbum]. Tem uma cicatriz no bumbum muito grande. Os pontos abriram, como já contei, e estão fechando. Ainda estão em fase de cicatrização, mas eu esperei muito por esse dia, dar um mergulho. Em seguida, falou sobre a emoção de finalmente mergulhar no mar: - Estava sonhando no hospital com esse píer especificamente. Chegou o dia de agradecer, dar um mergulho e receber esse axé de Iemanjá.
14
-
Preta Gil acabou sendo internada no Hospital Aliança Star, em Salvador, na Bahia, no dia 8 de março, após ter uma infecção urinária. O boletim médico emitido pela unidade de saúde informava: A paciente Preta Maria Gadelha Gil Moreira, Preta Gil, foi internada no dia 08 de março, em virtude de uma infecção urinária, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Aliança Star, para monitoramento e cuidados médicos. A cantora permanece estável, sob os cuidados do coordenador da UTI, Dr. Diogo Azevedo, do urologista, Dr. Frederico Mascarenhas, da equipe médica do Aliança Star e de seu médico particular, Dr. Roberto Kalil Filho. Na noite do dia 10 de março, a artista compartilhou uma mensagem nas redes sociais dizendo: Amores, fiquem tranquilos! Estou sendo bem cuidada e em breve estarei em casa. Amo vocês! No dia 13 de março, a famosa saiu da UTI do Hospital Aliança Star, em Salvador, e foi para o quarto, segundo informações da CNN. A alta hospitalar aconteceu no dia seguinte.
AgNews
15
-
A oncologista de Tony Bellotto e Preta Gil, que foram diagnosticados com tipos diferentes de câncer, concedeu uma entrevista para o jornal O Globo falando sobre o tratamento de cada um deles. Sobre a filha de Gilberto Gil, a médica Fernanda Caparelli disse: - A Preta está em recuperação de uma cirurgia de grande porte e os próximos passos vão depender dos exames de acompanhamento. Em meados de abril, Preta deverá voltar ao Memorial Sloan Kettering Cancer Center, hospital de referência no tratamento oncológico nos Estados Unidos, para mostrar os resultados da cirurgia. E ainda destacou a importância de a cantora ter quebrado o tabu do uso da bolsa de colostomia para outros pacientes entenderem a importância do tratamento: - Ela tem uma postura que está fazendo um grande bem para muitas e muitas pessoas. Tenho pacientes que dizem: Se eu tivesse visto a maneira como ela lida com isso, eu teria tido menos vergonha, me aceitaria mais. A Preta desmistificou o que é uma ostomia [cirurgia em que é criado um percurso de saída alternativo para as fezes ou a urina]. Isso é um ganho do ponto de vista populacional enorme. Ela é um grande exemplo de vida plena.
AgNews
16
-
Quando participou do Domingão com Huck no dia 30 de março, Preta Gil falou sobre sua saúde: - Só Deus sabe, e meus amigos íntimos, o que tem por baixo dessa roupa e por dentro dessa alma. Eu tenho muita gratidão de poder estar passando por tudo isso que eu estou passando, que não é fácil, mas com apoio da minha família, dos meus amigos, dos médicos, podendo me tratar com dignidade. Ela declarou que vai para fora do Brasil procurar técnicas diferentes de tratamento contra o câncer, relembrando que no Brasil já fez quimioterapia, radioterapia até cirurgias: - Eu agora entro numa fase difícil, complicada, porque aqui no Brasil a gente já fez tudo o que podia. Então agora as minhas chances de cura estão fora do Brasil. É para lá que eu vou. Voltar pra cá curada, e poder voltar a fazer o que eu amo, que é vir aqui cantar, que é vir aqui ser jurada, que é poder brincar com minha neta, com os meus sobrinhos, enfim, meu filho, ver meu filho, ver esse ser incrível que ele é. Tem muita coisa pra fazer aqui nessa vida, então eu me recuso a aceitar que se findou pra mim agora. Acho que ainda tenho aí uma caminhada. E finalizou explicando que consegue se manter bem psicologicamnete graças ao acompanhamento médico especializado em saúde mental, assim como os remédios que está tomando: - Só consegui entrar realmente porque estou metabloqueada, tomo um remédio que bloqueia um pouco das minhas emoções porque é duro aguentar tudo o que estou passando, mas é o que você falou: é amor, é amizade, família, o melhor lugar do mundo é aqui e agora.
Divulgação-TV Globo
17
-
No dia 1º de abril, Preta Gil precisou ser internada novamente no Rio de Janeiro. Segundo informações do jornal Metrópoles, a cantora deu entrada no hospital para realizar novos exames e tomar medicamentos que só podiam ser ministrados no local. A artista foi transferida de UTI aérea para o Hospital Sírio-Libanês em São Paulo e, conforme noticiado por Leo Dias, a equipe da filha de Gilberto Gil informou: Neste momento, ela está bem, estável e sendo bem assistida pela equipe clínica do hospital. Preta chegou a São Paulo e está sendo avaliada pelos médicos. Ela segue com o tratamento que já vinha realizando no Rio de Janeiro.
AgNews
18
-
Preta Gil recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês no dia 16 de abril. Através das redes sociais, a cantora compartilhou cliques em que surgia descansando em sua casa. Em nota enviada à colunista Fábia Oliveira, a equipe da cantora informou: Ela teve alta hoje e está bem, está em casa já.
19