-
Onde tem Kanye West, tem polêmica! E sua aparição no Grammy 2025 com Bianca Censori deu o que falar no red carpet, já que o casal chegou para a premiação e roubou a cena quando Censori tirou o casaco pesado e revelou estar completamente nua por baixo. Mas essa não é a única polêmica de Kanye, não. A seguir, confira outras problemas do artista.
1
-
Não é novidade que, ultimamente, o rapper só tem aparecido na mídia para soltar bombas, comentários racistas, teorias absurdas e fofocas sobre a família da ex- esposa, Kim Kardashian. Suas falas e atitudes são tão contraditórias e estranhas que até mesmo os fãs do artista andam se perguntando: O que aconteceu com ele?. Em junho de 2024, West foi processado por assédio sexual por uma ex-funcionária, Lauren Pisciotta, que afirma que o rapper americano enviava mensagens e vídeos se masturbando. Ele, por sua vez, acusou a mulher de fazer chantagem e extorsão.
Divulgação
2
-
Em outubro de 2024, o processo de Lauren ganhou mais notoriedade do público. No documento do relato da ex-funcionária, conseguido pelo Daily Mail, ela conta que Kanye mandava mensagens para as trabalhadoras pedindo para que elas o vissem fazendo sexo com a mãe delas. De acordo com Pisciotta, ele enviou perguntas do estilo para que ela aprovasse o que ele queria pedir à Bianca Censori, que também trabalhou para West antes do relacionamento.
Divulgação
3
-
Kanye também já foi criticado por vestir sua filha North West, fruto do ex-casamento com Kim Kardashian, com roupas que lembram as vestimentas do grupo supremacista
Klu Klux Klan. As imagens que
começaram a circular no
Reddit mostram a primogênita vestindo um casaco da nova coleção dele da
Yeezy, que é branco com capuz e deixa apenas os olhos de fora. Vale lembrar que os
designs teatrais, exagerados e absolutamente estranhos de Kanye para sua coleção
Yeezy existem desde o início da linha.
4
-
Até para viajar ele enfrenta problemas. Segundo Jason Clare, Ministro da Educação, o rapper teve o visto australiano ameaçado por conta das falas antissemitas. Em entrevista ao canal Nine Network, ele falou sobre a intenção de West de visitar Melbourne e o fato de que o país já recusou antes a entrada de pessoas com pensamentos antissemitas. Acho que, se ele se candidatar, terá que passar pelo mesmo processo e responder às mesmas perguntas. Ao que parece, Ye, como também é conhecido, está pensando em turistar pelo local para conhecer a família de Bianca Censori.
Divulgação
5
-
De acordo com o TMZ, o artista foi acusado de partir para cima de uma fotógrafa e quebrar o celular da moça. Tudo aconteceu quando Kanye estava indo para o jogo de basquete da filha, North West, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Quando viu que tinha alguém lhe seguindo, ele saiu do carro para tirar satisfações com a fotógrafa, pegou o celular de sua mão e jogou na rua. A mulher fez um boletim de ocorrência contra West. Por volta das quatro horas da tarde, as autoridade do condado de Ventura foram acionadas e receberam vídeos da briga. Eita!
Divulgação
6
-
Em outubro de 2022, a coisa desandou de vez quando West usou uma camiseta com a frase White Lives Matter e fez comentários antissemitas, desencadeando manifestações e rompimentos de parcerias de grandes marcas. Bora relembrar? Tudo começou quando Kanye disse no Twitter que seria um nível de ameaça três aos judeus, se referindo ao termo DEFCON (estado de alerta usado pelas Forças Armadas Americanas). Pensa que acabou? Nananinanão. Na mesma semana, ele causou mais confusão ao afirmar que George Floyd não morreu asfixiado. Em 2020, o homem foi vítima de violência policia em Minneapolis, Estados Unidos, contudo, segundo Kayne, a morte foi por conta de fentanil, remédio controlado usado para a anestesia. Eu assisti ao documentário de George Floyd que Candace Owens lançou. Uma das coisas que seus dois colegas de quarto disseram foi que eles queriam um cara alto com eu, e no dia em que ele morreu, ele fez uma oração por oito minutos. Eles [os colegas de quarto] injetaram fentanil nele. Se você olhar, o joelho do cara [policial] nem estava no pescoço dele assim.
Divulgação
7
-
Se West achava que poderia sair por aí colocando a boca no trombone, sem sofrer as consequências, achou errado. Logo depois que as falas antissemitas se propagaram na web, não demorou muito para a marca Balenciaga anunciar o fim da parceria com o rapper. Diante das declarações, a grife espanhola enviou um comunicado à revista WWD, dizendo que se afastaria do artista. Balenciaga não tem mais nenhum relacionamento ou planos para futuros projetos relacionados ao artista. Inclusive, a Adidas também rompeu o contrato e até alguns shows do rapper foram cancelados. Por conta disso, segundo o Page Six, Kanye corre o risco de passar por uma crise financeira. Sem as parcerias, o cantor terá que se manter com cinco milhões de reais por mês provenientes apenas dos royalties de suas músicas já lançadas.
Divulgação
8
-
E o prejuízo não acaba... Para a infelicidade dele, até mesmo a sua estátua de cera foi retirada do famoso Madame Tussauds. Segundo o The Guardian, um porta-voz do local falou sobre o assunto em nota à imprensa e deixou bem claro que o museu não apoia o antissemitismo e discursos de ódio: Os comentários e ações recentes de Ye foram inaceitáveis, odiosos e perigosos, e violam os valores da empresa de diversidade e inclusão, respeito mútuo e justiça. A figura de Ye foi retirada do andar da atração para o nosso arquivo. Cada perfil ganha seu lugar no Madame Tussauds London e ouvimos nossos convidados e o público sobre quem eles esperam ver na atração.
Divulgação
9
-
Certa vez, Ye até levou puxão de orelha do Twitter. Em 2 de dezembro de 2022, West teve a conta na rede social suspensa mais uma vez. O motivo? Segundo Elon Musk, o proprietário da plataforma, Kanye violou as regras de incitamento à violência. Eu tentei o meu melhor. Apesar disso, ele violou novamente nossa regra. A conta será suspensa, comentou na Musk na noite anterior. Antes mesmo de tirar o perfil do rapper do ar, com mais de 30 milhões de seguidores, o Twitter já havia restringido alguns tweets.
Divulgação
10
-
Vendo que a coisa estava ficando feia para o seu lado, Kanye decidiu se pronunciar pela primeira vez em novembro do mesmo ano. O primeiro pedido de desculpas do artista foi através do vídeo publicado no YouTube, onde ele apareceu conversando com paparazzi na rua. Quando vejo esse vídeo de uma pessoa negra [George Floyd], dói meus sentimentos, começou o cantor. E eu sei que a polícia ataca e que a América geralmente é racista. E eu entendo que quando chegamos a dizer Black Lives Matter [Vidas Negras Importam], a ideia disso nos faz sentir bem juntos como povo. Quando questionei a morte de George Floyd, machuquei meu povo. Eu quero pedir desculpas. Porque Deus me mostrou pelo o que a Adidas está fazendo, pelo que a mídia está fazendo, eu sei o que é ter um joelho no meu pescoço agora. Então, obrigado Deus por me deixar mais humilde e me deixar saber como realmente me senti. Porque como os homens negros mais ricos poderiam ser humilhados além de não serem bilionários na frente de todos por um comentário?. O discurso fez os internautas questionarem: Ele realmente estaria arrependido ou apenas com medo de perder mais dinheiro?
Divulgação
11
-
Mas, não teve jeito, o estrago já estava feito! Decepcionado com o ídolo, um fã de West decidiu até queimar o tênis da marca do artista. O valor? 80 mil reais na fogueira. De acordo com o canal ABC, Danny Shiff colecionava os calçados da grife do rapper, Yeezy, tendo mais de 40 pares, o equivalente a 133 mil reais. Contudo, logo após Kanye fazer as declarações antissemitas, o empresário colocou fogo e ainda prometeu leiloar o resto da coleção para instituições beneficentes pois não pretende ficar com nenhum item que remete ao artista. Na verdade, sou muito a favor da liberdade de expressão, todo mundo tem direito à sua opinião, mas o que me fez fazer isso é que alguém como Kanye West, pessoas como ele, não podem usar suas plataformas para espalhar esse tipo de ódio, disse. Parece que vai demorar um pouco para o rapper reconquistar o público - e o dinheiro perdido.
Divulgação
12
-
Vamos falar sobre incansável obsessão de Kanye por Kim Kardashian? De acordo com a revista Rolling Stone, ele compartilhou pornografia, incluindo nudes e outras fotos íntimas de Kim, com funcionários. Um homem, inclusive, afirmou ao veículo que Kanye mostrou um clique da socialite durante a entrevista de emprego em 2018. Minha esposa acabou de me enviar isso, teria dito West ao entrevistado. Outro ex-funcionário também colocou a boca no trombone e afirmou que o rapper mostrou a ele um vídeo explícito da modelo. Ele não tinha medo de mostrar o falar sobre situações que deveriam ser mantidas em sigilo, contou o insider.
Divulgação
13
-
A falta de cooperação de Kanye no processo de divórcio com a socialite também chamou a atenção do público. De acordo com o TMZ, ele teria faltado na audiência do processo da separação, que está rolando há dois anos. No final das contas, Kim conseguiu finalizar as papeladas sem que o caso fosse para julgamento.
Divulgação
14
-
Com todo o bafafá, Kim decidiu ignorar o ex-marido. Segundo o TMZ, a socialite ficou sem conversar diretamente com Kanye por semanas. Quando os dois estiveram juntos no mesmo lugar, para assistir ao jogo da filha, North, Kim nem mesmo olhou na direção do artista. O apresentador norte-americano Charlamagne the God, inclusive, relatou uma discussão que teve com o rapper. Na época do ocorrido, Kim ainda estava se relacionando com Pete Davidson, e West, que nunca engoliu o namoro, desabafou com o apresentador sobre a situação. O artista dizia que precisavam salvar Kim do namoro, e que estava com medo da ex se viciar em drogas por causa do namoro com Pete. Charlamagne apenas respondeu: Eu fiquei tipo: Você sabe que Pete é meu amigo, certo? E a situação ficou ainda pior quando, segundo o apresentador, Kanye começou a gritar e falar sobre o tamanho do órgão genital de Davidson. Minha esposa está aqui fod***o um menino branco com um pênis de 25 centímetros, e você não vai me ajudar? E você está me dizendo que é seu amigo?. Eita!
Divulgação
15
-
E não é só Kim que quer distância de Kanye... Justin Bieber também! O cantor canadense criou coragem para dar um basta na amizade que mantinha com o rapper. Segundo informações do TMZ, Bieber acredita que West tenha passado dos limites após atacar sua esposa, Hailey Bieber. Isso porque Kanye usou as redes socais para alegar que a modelo tem cirurgias plásticas no nariz, além de trazer à tona o suposto relacionamento que ela teve com Drake. Fontes próximas ao casal afirmaram que Justin ficou extremamente chateado com as acusações, mesmo porque o loirinho sempre esteve ao lado de West nos momentos mais difíceis.
Divulgação
16
-
Por conta de toda confusão que colecionou, Kanye decidiu contratar uma advogada. Mas não qualquer uma. A escolha, é claro, também foi polêmica por ser Camille Vasquez, a mulher que defendeu Johnny Depp no caso de agressão contra a ex-esposa, Amber Heard. De acordo com o TMZ, ele andou preparando um grupo de defesa para representá-lo em áreas como trabalho, contratos e negócios.
Divulgação
17
-
Por conta das publicações escandalosas, o perfil do rapper foi derrubado diversas vezes de plataformas, como você já viu acima. E claro, ele não gostou nadinha, anunciando que iria então comprar a própria rede social. Oi? Em 17 de outubro de 2022, a Parlement Technologies anunciou que o artista iria adquirir o aplicativo Parler, popularmente usado pelo público mais conservador. O próprio CEO da empresa, George Farmer, fez um comunicado: A aquisição da Parler pela Ye fortalecerá nossa capacidade de criar um ecossistema não cancelável. Ninguém deveria ter que se autocensurar por incerteza sobre qual discurso legal o banirá. Nenhum indivíduo ou empresa deve se preocupar em ser completamente desplataformado meramente pela expressão de pontos de vista opostos. O pensamento de grupo é, e sempre foi, mais perigoso do que o pensamento independente. Bizarro, né?!
Divulgação
18
-
Senta que lá vem mais polêmica! Sem papas na língua, ele seguiu soltando o verbo sobre o clã Kardashian-Jenner sempre que pode. De acordo com o Page Six, o rapper disse que a ex-sogra, Kris Jenner, mãe de Kim Kardashian, já teve um relacionamento secreto com o também rapper Drake. A revelação aconteceu durante a entrevista ao podcast Drink Champs, quando o artista foi questionado sobre uma mensagem enigmática que publicou no Instagram, dizendo: O Drake f***u a mamãe da mamãe do meu bebê. Isso é guerra. Assim que o apresentador perguntou quem seriam as tais mamães, Kanye soltou na lata os nomes de Kim e Kris. Sim, isso aí foi complicado. Vocês sabem o que eu quis dizer, completou.
Divulgação
19