-
Divulgação A arte sempre imita a vida. Mas tem vezes que os papéis são reais, o que faz com que os atores assumam essa responsabilidade de interpretar uma pessoa que existe ou já existiu e que teve certa importância. Em 2004 foi lançado o filme Olga, que conta a verídica história da alemã Olga Benário, a esposa de Luis Carlos Prestes, nascida no dia 12 de fevereiro de 1908, na Alemanha. Vivida por Camila Morgado, a personagem foi pega durante a ditadura de Getúlio Vargas e mandada para um campo de concentração da Alemanha. A seguir, relembre mais figuras históricas que ganharam produções no cinema, nas TVs, e nos streamings!
-
Divulgação Matheus Costa, Ângelo Antônio e Nelson Xavier dividiram a tarefa de retratar Chico Xavier no longa de mesmo nome, lançado em 2010. Baseado no livro As Vidas de Chico Xavier, o filme conta toda a trajetória do médium nascido em 2 de abril de 1910, que enfrentou muito preconceito e ceticismo por conta de seu dom de ouvir e psicografar cartas de pessoas mortas. Anos mais tarde, ele se tornou um dos maiores nomes da religião espírita no Brasil.
-
Montagem-Divulgação Kirsten Dunst deu vida à rainha da França Maria Antonieta no longa Marie Antoinette, de 2006. Através de pesquisa de obras de arte e figurinos da época, a diretora Sofia Coppola conseguiu trazer um visual único para seu filme e a atuação de Kirsten também foi bastante elogiada.
-
Divulgação Entrando na realeza com força total, Hellen Mirren, uma das melhores atrizes do nosso século, também viveu a Rainha Elizabeth II em A Rainha...
-
Divulgação Nelson Mandela foi um ativista que lutou contra o apartheid - regime de segregação que durou anos na África do Sul. Eventualmente, ele se tornou político e liderou o país de 1994 a 1999. Morreu no dia 5 de dezembro de 2013, mas é sempre lembrado por sua história de vida, tanto que ganhou uma homenagem no cinema com o filme Invictus. No longa, Morgan Freeman interpreta Mandela que, em seu primeiro ano como presidente, tenta novamente unir o povo sul-africano por meio de um campeonato mundial de rugby. A história é verídica e ganhou sua versão cinematográfica em 2009. Dirigido por Clint Eastwood, o filme ainda conta com Matt Damon no elenco.
-
Divulgação ...enquanto a Naomi Watts viveu Diana, na cinebiografia de mesmo nome, mesmo que o filme não tenha feito lá muito sucesso. No longa, conhecemos um pouco mais sobre Lady Di, que foi casada com príncipe Charles, além de ter sido mãe dos príncipes William e Harry.
-
Divulgação Mas não foi só Naomi que trouxe à tona a história da princesa! No filme Spencer, de 2021, Kristen Stewart viveu os dias mais sombrios de Lady Di e mostrou os últimos momentos de seu casamento com o príncipe Charles, além dos distúrbios alimentares e as batalhas internas da moça. Inclusive, a atuação de Kristen rendeu a sua primeira indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Atriz.
-
Divulgação Outra rainha, dessa vez do século 18, é a rainha Anne, em A Favorita. Por sua performance como a protagonista, Olivia Colman chegou a vencer ao Oscar e ganhou estatuetas em diversas outras premiações. O longa conta a história de um romance que ela viveu com sua amiga muito próxima, Lady Sarah. A chegada da ambiciosa Abigail vira tudo de cabeça para baixo. Além de Olivia, o elenco conta também com Rachel Weisz e Emma Stone. Coincidentemente, Colman também viveu uma rainha em outro projeto - desta vez a Rainha Elizabeth II, na série The Crown.
-
Divulgação Meryl Streep fez uma arrasadora performance como Margaret Thatcher em A Dama de Ferro. A veterana, que ganhou o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação, interpretou a primeira-ministra que governou a Inglaterra de 1979 a 1990.
-
Divulgação A história de Eva Perón, mais conhecida como Evita, uma das mais populares primeiras-damas da América Latina de todos os tempos, e idolatrada na Argentina, fez o maior sucesso na pele de Madonna. A trama é narrada em flashback e começa mostrando a filha bastarda de um agricultor de um pequeno povoado, barrada no funeral do próprio pai, mulher que acaba por tornar-se a primeira-dama do seu país.
-
Divulgação Leonardo Medeiros interpretou Allan Kardec na cinebiografia, dando vida ao personagem principal. O ator, aliás, já atuou em outro filme com a mesma pegada, chamado Getúlio, que conta a história de um dos presidentes do Brasil mais conhecidos: Getúlio Vargas!
-
Divulgação Stephen Hawking foi eternizado no filme A Teoria de Tudo, que conta a história de sua vida. O ator Eddie Redmayne deu vida ao físico no filme, e sua atuação foi tão convincente que recebeu inúmeros elogios e ainda rendeu a ele o Oscar de Melhor Ator em 2015. O cientista morreu em março de 2018 e Eddie não deixou de prestar suas homenagens: Nós perdemos uma mente verdadeiramente linda, um cientista surpreendente e o homem mais engraçado que eu tive o prazer de conhecer. Meu amor e sentimentos estão com sua família extraordinária. Hawking ficou mundialmente conhecido por sua revolucionária teoria sobre buracos negros e estudos sobre o universo, deixando um legado incrível que será usado por gerações.
-
Divulgação Apesar das críticas, Ashton Kutcher representou o fundador da Apple Steve Jobs no filme Jobs, de 2013. Anos mais tarde, foi o trabalho de Michael Fassbender interpretando o empresário que rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator em 2016.
-
Divulgação Octavia Spencer pode não ter levado o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Estrelas Além do Tempo, mas teve a honra de interpretar uma das mulheres mais importantes na história da ciência, Dorothy Vaughan. Ela foi a líder de um grupo de cientistas negras que, além de provarem sua competência dia após dia dentro da NASA, tinham que lidar com o intenso preconceito e machismo.
-
Divulgação Em Walt nos bastidores de Mary Poppins, Tom Hanks homenageou Walt Disney. E não é que ficou bem parecido? Aliás, essa não é a primeira vez que Hanks interpreta personagens baseados em pessoas reais. Ele já havia passado por isso em Apollo 13 e Filadélfia; este último rendeu a Tom seu primeiro Oscar.
-
Divulgação Lincoln, de 2012, é um filme dirigido por Steven Spielberg. O longa conta a história do presidente Abraham Lincoln, que na época da Guerra Civil nos Estados Unidos, fez de tudo para conseguir libertar os escravos. Protagonizado por Daniel Day-Lewis, o astro levou o Oscar de Melhor Ator por sua performance.
-
Divulgação E sabe quem já teve a responsabilidade de viver Mahatma Gandhi? Ben Kingsley! No filme de 1982, Ghandi é expulso da primeira-classe de um trem, na África do Sul, simplesmente por ser indiano. Com isso, ele começa um protesto não-violento e é preso diversas vezes. Quando retorna à Índia, vira uma espécie de herói nacional.
-
Divulgação Outra performance digna de Oscar foi a de Gary Oldman como Winston Churchill, primeiro-ministro da Inglaterra! O astro viveu o político em A Hora Mais Escura e ficou irreconhecível para o papel, que lhe rendeu a estatueta de Melhor Ator. O filme foca em um principal evento: em plena Segunda Guerra Mundial, ele precisa dar um jeito de retirar seus soldados de Dunkirk, que estão encurralados por alemães.
-
Divulgação Outro filme brasileiro que retrata uma figura história é Carlota Joaquina, Princesa do Brasil. Carlota, em questão, nascida na Espanha, se casou com o português Dom João VI com o objetivo de aproximar os dois reinos. No longa, a protagonista é vivida por Marieta Severo, enquanto o papel de seu marido fica com Marco Nanini.
-
Divulgação Em O Jogo da Imitação também temos uma história verídica. Fugindo um pouco do tema, mas mesmo assim relatando algo real, o longa, protagonizado por Benedict Cumberbatch relata a genialidade de Alan Turing, um matemático que tenta desvendar códigos e enigmas dos alemães, na Segunda Guerra Mundial. Com isso, ele ajudou a prever ataques e a salvar vidas.
-
Divulgação Relatando o período mais obscuro da ditadura brasileira, Batismo de Sangue conta o caso de frades da República Dominicana que são presos e torturados por ajudarem grupos de oposição ao regime. Com isso, a polícia tenta, também, chegar no líder comunista, Carlos Marighella. No longa, o personagem é vivido por Marku Ribas.
-
Divulgação E falando na família real, temos também um filme sobre a Rainha Vitória, que governou a Inglaterra de 1837 a 1901. Protagonizado por Emily Blunt, A Jovem Rainha Vitória mostra os primeiros anos de reinado da monarca e também o romance que ela viveu com o príncipe Albert.
-
Divulgação No filme Jackie, Natalie Portman mostrou a sua versão - premiada - de Jackie Kennedy, que foi casada com John F. Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos, morto em um atentado. A história é baseada em fatos reais e ainda mostra o fatídico dia em que ocorre justamente a morte de seu marido - e como ela lida com as consequências, o luto e o trauma.
-
Divulgação Outro filme que arrasou em premiações foi O Discurso do Rei! Protagonizado por Colin Firth, que ganhou o Oscar de Melhor Ator por seu trabalho, o longa conta a história do Rei George VI, que liderou a Inglaterra de 1936, até a sua morte, em 1952. Ele, que foi pai da atual rainha, a Elizabeth II, tinha problemas na hora de dar seus discursos, já que gaguejava muito. Ele, então, pratica bastante, para aprender a lidar com sua condição.
-
Divulgação Em Malcolm X, filme de 1992, Denzel Washington viveu o protagonista, um ativista que passa a lutar pelo movimento negro. Ele foi ministro de um templo e, após deixar a prisão, passou a escrever ativamente matérias que defendiam a emancipação da sociedade afro-americana. Sua principal motivação era a resistência de vidas negras. O longa foi dirigido por Spike Lee.
-
Divulgação Um dos presidentes mais controversos dos Estados Unidos foi Richard Nixon. E seu mandato rendeu polêmicas e, claro, alguns filmes! Um deles, de 1995, chama-se Nixon e conta a história dele, desde sua infância até o momento em que se torna o líder norte-americano. O protagonista é vivido por Anthony Hopkins.
-
Divulgação Uma figura histórica que você provavelmente conheceu na escola é o Alexandre, o Grande. Ele, que teve Aristóteles como o tutor, se tornou o rei da Macedônia após o assassinato de seu pai, o Rei Felipe II. A sua história de vida ganhou uma versão cinematográfica em 2004 chamada Alexandre, que trouxe Colin Farrell na pele do protagonista. A mãe de Alexandre, Olímpia, foi interpretada por Angelina Jolie. O longa ainda conta com Anthony Hopkins e Jared Leto no elenco!
-
Divulgação Você provavelmente conhece e a história de Oskar Schindler, um dos heróis da época da Segunda Guerra Mundial. Sua história é contada em A Lista de Schindler, com Liam Neeson no papel do protagonista. No auge do nazismo, ele ajudou a salvar a vida de diversos judeus, que eram seus funcionários em suas fábricas. A princípio, o seu interesse era puramente pelo lucro, mas ele vai gradativamente se preocupando com a causa, após ver algumas execuções.
-
Divulgação Filme de 2014, Selma: Uma Luta Pela Igualdade mostra Dr. Martin Luther King, vivido por David Oyelowo, que lutou pelo direito dos negros de votarem nos Estados Unidos. Uma de suas campanhas, para chamar a atenção pela causa, foi uma caminhada de quase 90 quilômetros de Selma, no Alabama, até Montgomery, também no Alabama.
-
Divulgação E como falar de Nixon e não citar Todos os Homens do Presidente? O filme conta a história real do escândalo de Watergate que fez com que o presidente renunciasse ao cargo. Na época, mais precisamente em 1972, Nixon, que era do partido republicano, estava ciente de que um grupo de pessoas havia entrado no prédio Watergate, escritório do partido democrata, e tirado fotos de documentos, além de ter instalado escutas. Com a ajuda de uma misteriosa pessoa, que se autointitulava Garganta Profunda, os repórteres Bob Woodward e Carl Bernstein, do The Washington Post investigam - e conseguem provar - toda a história. O longa usa imagens reais de Nixon e traz Robert Redford e Dustin Hoffman vivendo os jornalistas.