-
Milton Nascimento, de 82 anos de idade, é um dos maiores artistas do Brasil. Começando sua carreira nos anos 60, o cantor ganhou muito reconhecimento e se tornou uma das maiores vozes da MPB, Música Popular Brasileira. Ficou curioso para descobrir mais sobre a vida e a carreira do artista? O ESTRELANDO reuniu uma série de curiosidades para você!
AgNews
1
-
Para começar, você sabia que ele é vencedor de um Grammy? Isso mesmo! Milton Nascimento ganhou um Grammy para chamar de seu em 1998, recebendo o prêmio na categoria Best World Music Album, que já não existe mais na premiação atual. Além de vencer, o cantor já foi indicado outras quatro vezes, incluindo na premiação deste ano, 2025 - quando aconteceu uma ampla polêmica envolvendo o nome do músico, já que, mesmo indicado, ele tinha direito somente de se sentar na arquibancada, não nas mesas principais, o que o fez não participar da cerimônia pelo descaso com o grande músico e sua idade avançada.
AgNews
2
-
Com todo seu reconhecimento, Milton ganhou um filme sobre sua vida, Milton Bituca Nascimento, que estreia no dia 20 de março de 2025.
Divulgação-TV Globo
3
-
O álbum premiado denominado Nascimento marcou sua volta à música após boatos sobre a sua saúde surgirem na época. É que, entre o fim de 1996 e o início de 1997, Milton foi acometido de grave crise de diabetes associada a uma anorexia, quadro que o levou a ser internado.
Divulgação
4
-
E você sabe de onde vem o apelido Bituca? Ele ficou conhecido dessa forma ainda criança, já que sempre fazia bico quando era contrariado.
AgNews
5
-
Milton perdeu sua mãe muito cedo, antes mesmo de completar dois anos de idade. O artista nasceu em 26 de outubro de 1942, em uma comunidade no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, fruto de um relacionamento breve de sua mãe, Maria do Carmo do Nascimento, que foi abandonada grávida pelo seu primeiro namorado e acabou morrendo de tuberculose.
AgNews
6
-
Nascimento ficou sob os cuidados da avó e morava na casa de sua madrinha, onde sua avó trabalhava. No entanto, eles tiveram que se mudar para Juiz de Fora, em Minas Gerais, algo que fez com que Milton não ficasse muito feliz. Tudo mudou quando uma das filhas da madrinha dele, Lília Silva Campos, que também era professora de música, o adotou, prometendo manter o nome da mãe biológica no registro e mantendo viva a relação do artista com a avó.
AgNews
7
-
Você já pode imaginar que, crescendo com uma professora de música, Milton Nascimento teve muito contato com esse meio desde sempre. Antes de completar sete anos de idade, ele ganhou de presente uma gaita e uma sanfona de quatro baixos - e tocando os dois instrumentos, o cantor descobriu a potência de sua voz e começou a explorá-la.
Divulgação-TV Globo
8
-
Ele ganhou seu primeiro violão aos 13 anos de idade. Na verdade foi um presente endereçado à mãe, mas ele recebeu em casa em um momento em que Lilia não estava. Logo em seguida, Milton foi estudar o instrumento em seu quarto. Nessa mesma época, Nascimento fez amizade com Wagner Tiso, formando seu primeiro conjunto musical: o Luar de Prata, que, posteriormente, em 1960, virou a banda Milton Nascimento e seu Conjunto.
9
-
No mesmo ano, Milton e Wagner formaram a banda W's Boys, com outros amigos. O grupo fez tanto sucesso que os dois foram convidados para integrar o Conjunto Holliday, em Belo Horizonte, onde Nascimento gravou Barulho de Trem. Já em 1964, o artista montou, ainda com Wagner Tiso, mais um grupo chamado Berimbau Trio, que também tinha o Paulinho Braga. E foi durante as apresentações da banda que ele escreveu sua primeira música, E a Gente Sonhando.
10
-
Agostinho dos Santos inscreveu Milton Nascimento no Festival Internacional da Canção sem que ele soubesse. Isso porque ele discordava do clima competitivo dos festivais e decidiu nunca mais participar de um. No entanto, em 1967, Agostinho disse que iria gravar um disco e pediu a ele uma fita com três músicas suas, que na verdade eram para inscrevê-lo no festival. Classificado, ele foi eleito o melhor intérprete do Festival, e sua música Travessia ficou em segundo lugar e posteriormente se tornou título do seu primeiro álbum solo.
11
-
Ele iniciou sua carreira internacional com o álbum Courage, lançado em 1969.
Divulgação
12
-
Outro marco foi o álbum Clube da Esquina, feito com Lô Borges, que contém até uma música homenageando Lilia.
Divulgação
13
-
Atualmente, com uma carreira consolidada e de com grandes sucessos, Milton Nascimento não se apresenta mais nos palcos pelo Brasil. Mas no Carnaval de 2025, ele teve o desfile da Portela feito em sua homenagem. A escola de samba encerrou os desfiles do grupo especial do Rio de Janeiro na madrugada do dia 5 de maço e trouxe o cantor em um de seus carros alegóricos, emocionando a todos. Ao jornal Extra, os carnavalescos Antônio Gonzaga e André Rodrigues explicaram que a ideia do desfile foi mostrar a grandiosidade de Milton e como a sua música atravessa a vida dos brasileiros.
AgNews
14