-
Divulgação-Record A teledramaturgia brasileira já entregou inúmeras vezes cenas ou novelas dotadas de superproduções impressionantes, seja por conta dos efeitos especiais, locações no exterior, enorme número de atores em cena ou dificuldade da gravação. Um grande exemplo é Os Dez Mandamentos, que contou com uma cena de tirar o fôlego quando os telespectadores acompanharam a abertura do Mar Vermelho. A sequência levou semanas para ser gravada, conforme contou Denise Del Vecchio, que interpretava Elga, ao ESTRELANDO: - Dezenas de câmeras, efeitos especiais, mas o elenco subindo e descendo um morro como se visse a água do mar fazendo paredes nas laterais. Foram vários dias e noites, cada um de nós carregando uma trouxa, um pacote, uma criança e um colega resolveu levar um enorme vaso de barro, que acabou se tornando um castigo nas inúmeras repetições. Mas a continuidade o impedia de livrar-se dele. A seguir, veja mais novelas que contaram com super produções!
-
Divulgação-Record Antes de Os Dez Mandamentos ir ao ar, foi exibida A terra prometida, que assim como sua sucessora também era uma superprodução. Narrando a história do povo hebreu, a novela mostrou a cena da milagrosa travessia do Rio Jordão, que foi realizada com o auxílio de computação gráfica.
-
Divulgação-TV Globo Quem é que não sente nostalgia ao pensar em Caminho das Índias? Para abordar a trama internacional, a equipe fez um longo estudo sobre a cultura indiana e o elenco também passou pro aulas, aprendendo danças típicas e costumes. Também tiveram cenas gravadas na Índia e grande investimento em cenários e figurinos.
-
Divulgação-TV Globo Salve Jorge foi um caso similar ao de Caminho das Índias. A trama se dividia entre Brasil e Turquia. Algumas cenas foram gravadas no país asiático, com locações na Capadócia. Algumas sequências mostram imagens impressionantes de centenas de cavalos, balões de ar quente, paisagens esplêndidas e a cosmopolita Istambul.
-
Divulgação-Record O elenco de Jezabel foi até Marrocos para gravar cenas da novela no país africano e se encantou com os momentos de lazer que passaram entre uma cena e outra. O folhetim foi mais uma superprodução da Record.
-
Divulgação-TV Globo A novela Deus Salve o Rei levou os telespectadores em uma viagem épica até a Idade Medieval com os reinados de Montemor e Artena. Para isso, a Globo investiu em figurinos e cenários que simulassem o ano de 1300, o que exibiu uma grande produção.
-
Divulgação-TV Globo O Clone marcou gerações com uma trama que mostrava a cultura árabe, abordava clonagem de humanos e ainda tinha cenas em Marrocos. A equipe passou cerca de um mês no país africano gravando as cenas iniciais antes de imitarem os cenários da cidade de Fez nos estúdios no Brasil. Cerca de 700 peças do figurino, inclusive, foram compradas em Marrocos.
-
Divulgação-Record A novela Apocalipse contou com várias cenas de desastres que marcaram a trama bíblica. Dentre eles, foi mostrado um tsunami que atinge um resort na Ásia e provoca várias mortes. Também há sequências de tempestades e terremotos violentos que dizimam a população.
-
Divulgação-TV Globo Rei do Gado contou com reconstruções de cenas de batalha da Segunda Guerra Mundial, feitas com cerca de 300 figurantes em Craco, cidade da Itália. As fazendas estavam espalhadas em cinco cidades, sendo elas Itapira, Ribeirão Preto e Amparo em São Paulo, Guaxupé no Mato Grosso e Aruanã em Goiás.
-
Divulgação-TV Globo Logo no início de Terra Nostra é exibida uma cena com um navio transportando italianos para o Brasil e ela representou uma das maiores dificuldades da produção, que precisou ir em busca de uma embarcação para as filmagens da sequência. O navio usado foi o S.S. Shieldhall, construído em 1940.
-
Divulgação-TV Globo Flor do Caribe foi gravada com o uso de duas cidades cenográficas, sendo uma delas representando o Rio de janeiro e outra o Rio Grande do Norte. A segunda tinha nada mais nada menos do que oito mil e 350 metros quadrados de dimensão. As dunas artificiais chegavam a atingir quatro metros de altura.