-
Rinaldo Oliveira Amaral, mais conhecido como o Mingau de Ultraje a Rigor foi baleado na cabeça em Paraty, no Rio de Janeiro, na madrugada do dia 3 de setembro de 2023. O artista foi transferido em um helicóptero com UTI móvel até São Paulo, onde passou por uma cirurgia que durou cerca de três horas e meia. Na época, Maira Peres Cardoso, esposa do músico, agradeceu o carinho dos fãs e pediu privacidade no momento difícil enfrentado peça família. Um ano e meio após o acidente, o artista ainda segue em tratamento. A seguir, saiba tudo sobre o caso.
AgNews
1
-
No dia 5 de setembro de 2023, a unidade de saúde na qual Mingau estava hospitalizado informou ao ESTRELANDO: O Hospital São Luiz do Itaim, da Rede D’Or, informa que o paciente Rinaldo Amaral, conhecido como Mingau, segue internado em Unidade de Terapia Intensiva, sedado e mantido sob ventilação mecânica. O quadro clínico permanece grave. O caso segue recebendo toda a assistência necessária, sob os cuidados do neurocirurgião Dr. Manoel Jacobsen Teixeira. Na época, segundo informações do G1, o neurocirurgião Manuel Jacobsen, que fazia parte da equipe médica que estava acompanhando o estado de saúde do baixista, disse em coletiva de imprensa: - O projétil penetrou na caixa craniana na região frontal esquerda, ele não foi retido dentro do crânio, ele provavelmente transfixou e se perdeu no ambiente onde houve o acidente. Não havia resíduo do projétil dentro do crânio, é um projétil que teve orifício de entrada e orifício de saída. [...] É uma condição grave, mas nós temos que aguardar o tempo. A neurologia depende muito das habilidades do neurocirurgião, dos cuidados de UTI, mas depende muito de condições individuais de cada pessoa.
Divulgação
2
-
Mingau teve que passar por uma nova cirurgia no dia 6 de setembro de 2023. O artista, segundo informou a assessoria do Hospital São Luiz do Itaim, passou cerca de duas horas e 30 minutos na mesa de cirurgia: O procedimento de craniectomia descompressiva foi indicado pelo neurocirurgião Manoel Jacobsen Teixeira, responsável pelo caso, com a finalidade de auxiliar no controle da pressão intracraniana, e durou cerca de duas horas e 30 minutos. O paciente segue na Unidade de Terapia Intensiva do São Luiz, sedado e sob ventilação mecânica. Seu estado de saúde permanece grave.
Divulgação
3
-
Já no dia 9 de setembro, Marco Aurélio, mais conhecido como Bacalhau, surgiu nas redes sociais para agradecer as doações de sangue recebidas para o colega de banda e informou que o quadro dele estava estável: Graças a Deus, aos poucos vamos recebendo boas notícias sobre a recuperação do Mingau. Ele é forte, está estável e estamos muito esperançosos. Obrigado a todos pelas orações, pela disposição na doação de sangue, pelas mensagens e pensamentos positivos. Com paciência ele vai se recuperar e tudo isso vai ficar para trás.
Divulgação
4
-
No dia 11 de sembro de 2023, Mingau teve que passar por uma traqueostomia, segundo informações da CNN: O Hospital São Luiz do Itaim, da Rede D’Or, informa que o paciente Rinaldo Amaral (Mingau), segue internado em Unidade de Terapia Intensiva. Na tarde desta segunda-feira (11/9) foi realizado procedimento de traqueostomia (abertura frontal da traqueia com inserção de cânula). O paciente segue sob ventilação mecânica. Desde o último sábado (9/9), a equipe do setor de terapia intensiva do São Luiz vem reduzindo gradativamente as drogas sedativas. O paciente segue recebendo suporte clínico e o quadro permanece grave, mas estável. Familiares e amigos do músico puderam celebrar após o boletim médico do dia 12 de setembro informar que o baixista estava em processo de redução da sedação.
Divulgação
5
-
O Hospital São Luiz do Itaim revelou em nota emitida no dia 20 de setembro de 2023 que Mingau havia aberto os olhos após ser retirado da ventilação mecânica: O paciente Rinaldo Amaral, Mingau segue internado em Unidade de Terapia Intensiva, tendo apresentado nesta quarta-feira, 20, um despertar com abertura dos olhos. O paciente está sem sedação e em processo de desmame da ventilação mecânica. O quadro é considerado estável. No entanto, em declaração ao jornal Estado de São Paulo, os médicos informaram que ainda não havia sinais de consciência ou interação.
Divulgação
6
-
No dia 23 de setembro de 2023, Isabella Aglio atualizou os seguidores sobre o estado de saúde do pai: Oi, gente! Sei que muitos estão ansiosos esperando notícias. Tenho recebido inúmeras mensagens e não consigo responder todas. Primeiramente queria agradecer a todos pelo carinho e boas vibrações, tenham certeza que ele sente esse amor e isso está ajudando na recuperação dele. Ele está bem, cada dia se superando graças a Deus e a sua força. Apresenta melhoras e está melhor do que poderíamos imaginar. Mas temos que ter em mente que é um trauma grande, recente e neurológico. Então, a palavra é: PACIÊNCIA. Estou tendo que aprender isso na marra. O processo é lento mesmo, então não esperem super novidades a todo tempo. E fianlizou: Vamos continuar a emanar nossas melhores energias para em breve podermos ver esse sorrisão que só ele tem. Todo tipo de prece, oração, reiki, pensamento positivo encaminhado a ele é super bem-vindo! Obrigada a todos. Tenham em mente: o pior já passou. Independente da crença, é indiscutível que ele É, SIM, um milagre. Acredito na cura e restauração total da vida dele. Foram tantas e tantas coisas que poderiam ter dado errado e deram certo, mais do que imaginamos, que não me restam dúvidas de que tudo está caminhando para o melhor possível. Vamos agradecer pelo milagre e pedir por mais bençãos! Beijos.
Divulgação
7
-
Quando Mingau completou um mês de internação, o Hospital São Luiz do Itaim informou que ele estava sem sedação: O Hospital São Luiz do Itaim, da Rede D’Or, informa que o paciente Rinaldo Amaral [Mingau] segue internado em Unidade de Terapia Intensiva. O paciente está sem sedação. Para auxílio na ventilação respiratória, foi iniciado revezamento de uso de cateter de alto fluxo acoplado a traqueostomia e bipap [compressor que funciona imitando a respiração padrão do paciente]. O paciente vem recebendo suporte fisioterapêutico e o quadro clínico é considerado estável. Já no dia 13 de outubro de 2023, ele já estava conseguindo ter momentos de interação com a família: O paciente Rinaldo Amaral segue internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Luiz - Unidade Itaim, da Rede D’Or. Apresenta abertura ocular e ventilação espontânea durante o dia, através da traqueostomia. Notam-se alguns momentos de interação com a família, com piscar de olhos. O paciente tem sido colocado pela equipe da UTI em uma poltrona, onde permanece sentado por períodos do dia. O quadro clínico é estável.
Divulgação
8
-
Foi no dia 30 de novembro de 2023 que Isabella Aglio mostrou o rosto de Mingau pela primeira vez desde que ele havia sido baleado. Ao mostrar o clique, ela escreveu: Tem risada e alegria, mas também tem bastante choro... Tô fazendo udo que posso, paizinho. Tudo vai ficar bem, eu prometo. Sim, pessoal. Ainda estamos na UTI, combatendo uma infecção pulmonar. A ansiedade toma conta de mim, mas eu sei que o caminho é longo e preciso de paciência.
9
-
Em janeiro de 2024, o jornal O Globo informou que Mingau havia saído do hospital espontaneamente, com boa evolução do quadro neurológico e faria reabilitação motora e funcional. Diante da notícia, a família atualizou o estado de saúde do famoso: A família do baixista Mingau agradece todo o apoio e carinho recebidos. Ele agora entra em uma nova etapa de reabilitação. Conforme os resultados aparecerem, colocamos amigos e fãs a par. Gratidão. Porém, não demorou muito até que o artista fosse internado novamente. Um mês após a alta, o músico retornou ao Hospital São Luiz. Isabella Aglio informou na época que o pai estava bem, mas passaria por alguns exames e cuidará de um desequilíbrio gastrointestinal.
AgNews
10
-
No dia 14 de março de 2024, a filha de Mingau decidiu fazer uma nova atualização após seguidores a questionarem sobre o estado de saúde do pai. Nas redes sociais, declarou: Sei que vocês têm pedido notícias do meu pai, mas como eu disse há algum tempo, não há grandes mudanças sempre, porque o processo de recuperação é lento e incerto. E falar disso é muito dolorido para mim, mas não posso perder as esperanças e o otimismo. Tem horas que ele fica bem introspectivo e não quer papo; em outros momentos, ri quando contam alguma coisa engraçada; e chora, quando ouve uma música que gosta... No último mês, ele tratou um desequilíbrio gastrointestinal, mas já está bem. E em breve, se Deus quiser, deve passar por outra cirurgia para colocar a prótese, o que deve melhorar um pouco sua condição. Aproveito para agradecer a todos pelo apoio nesses seis meses desde o acontecido. Em abril de 2024, após Mingau voltar a ser internado em estado grave no Hospital São Luiz de Itaim, Isabella declarou nas redes sociais: O quadro dele é estável, por isso deverá se submeter a uma cranioplastia nas próximas semanas, para colocar uma prótese na área do osso que foi destruída pelo ferimento e para o tratamento. Depois disso, irá para uma clínica de reabilitação e os prognósticos são bons.
11
-
E dia 3 de julho de 2024, Roger Moreira participou do programa Pânico e revelou que Mingau precisaria passar por uma nova cirurgia: - Ele está bem de saúde e, no dia 13, vai colocar uma prótese, pois ainda está com a cabeça afundada. Então, vão colocar uma prótese no crânio dele e isso deve ajudá-lo a se recuperar… No momento, ele não pode nem se mexer direito porque ele está com algo como se fosse uma moleira de bebê. Foram várias cirurgias para retirar os cacos do cérebro. Mas, no momento, ele tá com a traqueostomia e, por isso, não consegue falar. A gente não sabe se ele fala ou não, não sabemos se ele entende ou não… Ele reage, dá risadas, chora. O vocalista do Ultraje a Rigor declarou que estava confiante com o processo de recuperação do amigo e colega de trabalho: - Mas ele só mexe a cabeça. Então, a gente espera que, depois de colocarem a prótese no crânio, ele possa fazer mais fisioterapia. No geral, a gente não sabe… Ele tá vivo, bem de saúde e tal, mas com a traqueostomia e com um buraco no crânio. Está meio ruim lá. Está parado. Após a realização da cirurgia, Isabella Aglio comemorou o sucesso da operação no dia 13 de julho: Gente, acabou a cirurgia! Deu tudo certo, graças a Deus! Obrigada pelas vibrações positivas.
Divulgação
12
-
Em agosto de 2024, Mingau deixou a UTI do Hospital São Luiz Itaim. Segundo os médicos informaram na época, o artista seguia internado, com quadro estável e apresentando boa evolução clínica. Além disso, estava recebendo toda a assistência multiprofissional necessária em apartamento. A alta hospitalar veio no dia 7 de outubro de 2024. Em Uma nota compartilhada nas redes sociais informava: Rinaldo Oliveira Amaral, o Mingau do Ultraje a Rigor, depois de um ano entre hospitalização e reinternação, teve alta do Hospital São Luiz, unidade do Itaim, e foi para uma clínica de reabilitação em São Paulo. O comunicado ainda conta com um agradecimento de Isabella Aglio, filha do músico. Nele, a jovem declarou: Agradecemos a todos os profissionais que cuidaram do meu pai até aqui - médicos, enfermeiros e técnicos, fisioterapeutas, fonoterapeutas e também o pessoal da segurança e de limpeza que o ajudaram a evoluir até a alta hospitalar. Agora, estamos com o planejamento do tratamento elaborado pelas novas equipes em mãos e vamos encarar essa fase com muito carinho. A equipe de Mingau ainda informava que a família aguardava esperançosa pelos resultados positivos da reabilitação. Isabella finaliza dizendo: Meu pai continua nos ensinando a ter paciência. E demonstra uma força absurda. Responde aos pedidos da minha mãe e meu exprimindo pelo olhar o que ele quer. E cada dia é uma emoção diferente.
Divulgação
13
-
Infelizmente, no dia 3 de dezembro, Mingau voltou a ser internado no Hospital São Luiz Itaim. Segundo informações da colunista Mabell Reipert, o músico deveria receber alta no dia 9, no entanto, teve febre, e aparentemente uma pequena infecção respiratória, e deve continuar hospitalizado. O boletim informava: O Hospital São Luiz – unidade Itaim, da Rede D’Or, informa que o paciente Rinaldo Oliveira Amaral (Mingau) foi readmitido em 03/12, em decorrência de um quadro convulsivo, evoluindo com melhora após ajuste medicamentoso. Segue em tratamento de quadro infeccioso com antibioticoterapia, clinicamente estável e sem previsão de alta.
14
-
Em março de 2025, Roger Moreira, também do Ultraje a Rigor, compartilhou atualizações sobre Mingau. No podcast RedCast, o músico contou: - Ele não reage. Ele está no hospital e, às vezes, vai para a UTI, porque as coisas não funcionam. Ele come por sonda, precisa fazer terapia muscular, mas não mexe, não reconhece as pessoas, não fala. É um caso muito triste. Eu não vejo um prognóstico muito bom. Ele é muito forte, está resistindo, mas não há muito progresso, que é o que gostaríamos de ver. A recuperação é lenta, às vezes ele pega uma infecção, sai da UTI, fica estável, aí dá problema no intestino e volta. Continuando, Roger afirmou que os médicos não descartam uma reação de Mingau: - Desde o começo, os médicos falam que o cérebro é imprevisível, é um pouquinho de cada vez. Então, na verdade, sempre há uma esperança, mas é pequena, infelizmente. Ele está em uma clínica… Não sei se está na UTI ou na reabilitação. O normal é ele estar nessa clínica. Ele fica deitado, faz exercícios, as pessoas dão banho nele. Ele tem uma cadeira de rodas, mas ele não se mexe.
Divulgação
15