-
Neste domingo, dia 20, nos despedimos de Preta Gil, filha de Gilberto Gil, e uma das cantoras mais renomadas do Brasil. A artista, que tinha 50 anos de idade, lutava contra o câncer de intestino desde 2023. No dia 12 de maio, ela embarcou para os Estados Unidos em busca de um tratamento experimental. No país desde então, Preta vinha compartilhando alguns momentos com os seus seguidores. A seguir, veja tudo que a cantora falou sobre o tratamento:
1
-
Desde 2023, a cantora tratava um câncer no intestino, que chegou a entrar em remissão, mas em 2024 havia voltado em quatro lugares diferentes. Com isso, ela entrou em uma nova fase do tratamento, uma cirurgia de 21 horas para retirada de tumores, que levou na amputação do reto, que a deixou com uma bolsa de colostomia permanente.
Divulgação-TV Globo
2
-
Logo após a cirurgia de 21 horas, Preta recebeu alta hospitalar e concedeu uma entrevista ao Fantástico para falar sobre o assunto. Em conversa com Maju Coutinho, ela disse: Atualmente os médicos só sabem me parabenizar por passar por essa cirurgia. Não é todo corpo que aguenta. Eles são muito otimistas de que eu vou ficar bem pra próxima etapa. Não acabou ainda. Em abril, eu parto para Nova York para fazer um tratamento lá, com medicamentos novos, em fases finais de estudo. A artista deu mais detalhes sobre os cuidados médicos necessários e disse que pediu para ir a Salvador: Tenho que tratar a ferida operatória, fazer minha fisioterapia, me recondicionar, me fortalecer. Quimioterapia não [farei], mas remédios do tratamento, paliativos pras dores que sinto, vitaminas [sim]. Pedi aos meus médicos que, quando eu tirar os pontos, eu possa ir a Salvador não para curtir Carnaval, mas para ficar em casa, dar um mergulho no mar, comer um acarajé, sentir gostinho de dendê na cidade, talvez fazer um próprio Ano Novo com meus amigos, ir a igrejas. Bahia cura total. Preciso ir à Bahia!
Divulgação-TV Globo
3
-
E foi exatamente o que ela fez, dias depois, embarcou para Salvador, onde até curtiu um banho de mar. Infelizmente, pouco depois, ela desenvolveu uma infecção urinária e voltou ao hospital.
4
-
Nessa época, Gilberto Gil, pai da cantora, falou que a ida para os Estados Unidos estava incerta. Em entrevista à Veja, ele afirmou: Não está definido que ela vá. Está dependendo da avaliação dos laboratórios, um em Nova York e o outro em Los Angeles.
5
-
Em participação no Domingão, ela voltou a falar sobre o tratamento nos Estados Unidos, explicando que já não existiam mais opções para ela no Brasil: Só Deus sabe, e meus amigos íntimos, o que tem por baixo dessa roupa e por dentro dessa alma. Eu tenho muita gratidão de poder estar passando por tudo isso que eu estou passando, que não é fácil, mas com apoio da minha família, dos meus amigos, dos médicos, podendo me tratar com dignidade. Relembrando tudo o que já fez de tratamentos, de quimioterapia, radioterapia até cirurgias, Preta contou que ia para fora do Brasil procurar técnicas diferentes: Eu agora entro numa fase difícil, complicada, porque aqui no Brasil a gente já fez tudo o que podia. Então agora as minhas chances de cura estão fora do Brasil. É para lá que eu vou. Voltar pra cá curada, e poder voltar a fazer o que eu amo, que é vir aqui cantar, que é vir aqui ser jurada, que é poder brincar com minha neta, com os meus sobrinhos, enfim, meu filho, ver meu filho, ver esse ser incrível que ele é. Tem muita coisa pra fazer aqui nessa vida, então eu me recuso a aceitar que se findou pra mim agora. Acho que ainda tenho aí uma caminhada.. Falando sobre conseguir se manter bem psicologicamente, Gil revelou que isso é graças ao acompanhamento médico especializado em saúde mental, assim como os remédios que está tomando: Só consegui entrar realmente porque estou metabloqueada, tomo um remédio que bloqueia um pouco das minhas emoções porque é duro aguentar tudo o que estou passando, mas é o que você falou: é amor, é amizade, família, o melhor lugar do mundo é aqui e agora.
Agnews
6
-
No dia 3 de junho, Preta revelou a data que iniciaria o tratamento experimental: 10 de junho. Ao fazer o anúncio pelas redes sociais, ela ainda deixou uma mensagem inspiradora: A vida acontecendo e eu entre Nova York e Washington! Começo meu tratamento dia 10. Enquanto isso, vou me fortalecendo fisicamente e espiritualmente, recebendo muito amor. Em seguida, a cantora agradeceu o carinho que recebe: Amo todos vocês, obrigada por todas as mensagens diárias, orações e energia positiva. Vocês me curam!
7
-
No dia 18 de junho, oito dias após a data da qual revelou que iniciaria seu tratamento experimental, a cantora compartilhou em seu Instagram Stories uma foto no hospital. No registro, a famosa aparece deitada sendo submetida a medicação, e na legenda fez referência a um trecho da música do Cazuza Por que a gente é assim?, escrevendo: Mais uma dose, é claro que eu estou a fim.
8