-
Divulgação-TV Globo A novela Dona de Mim leva representatividade de pessoas com deficiência para o horário das novea da TV Globo. A trama conta com dois personagens PCDs, sendo um deles Peter, interpretado pelo ator Pedro Fernandes, que tem paralisia cerebral, com cognitivo preservado. Em entrevista ao jornal Extra, ele celebrou o papel: A novela vai furar essa bolha de naturalizar o corpo com deficiência em diversos espaços, com humor e leveza. O Peter, meu personagem, é bem-humorado, trabalha na padaria do pai, e é uma pessoa que quer viver, quer furar essa bolha familiar. A seguir, veja os famosos que são portadores de deficiências e possuem uma carreira brilhante!
-
Divulgação-TV Globo Haonê Thinar também faz parte do elenco de Dona de Mim, dando vida à personagem Pam, grande amiga da protagonista Leona, vivida por Clara Moneke. A artista precisou amputar a perna direita quando era criança.
-
Divulgação Você sabia que um dos membros do grupo Black Eyed Peas é cego? Em maio de 2022, uma internauta viralizou nas redes sociais após fazer a descoberta sobre a deficiência visual de Apl. Surpresa com a informação, ela questionou: É uma parada que geral sabe ou é meio que novidade? A moça, então, explicou que soube da curiosidade após assistir uma entrevista de Will.i.am falando sobre Apl ser cego. Ele é cego, ele não consegue ver. Ele me reconhece por minha voz e minha postura. Ele não pode dirigir, não vê cores [...] Quando estamos no palco, nos certificamos para que ele enxergue. Se você ver o Black Eyed Peas ao vivo, sou eu e Tab - e Apl está sempre atrás de nós, nos meus ombros, contou o artista em um podcast.
-
Divulgação-TV Globo O ex-BBB Fernando Fernandes é outro que passa uma lição de vida daquelas. Após sofrer um grave acidente de carro em 2009, ele deu a volta por cima e virou um atleta paralímpico de ponta. Ele também se tornou apresentador de reality shows como o No Limite.
-
Getty Images A atriz Jamie Brewer, conhecida pelo trabalho na série American Horror Story, também é um nome de peso. Ela é uma ótima atriz e foi a primeira mulher com Síndrome de Down a desfilar na New York Fashion Week, uma das semanas de moda mais importantes do mundo.
-
Divulgação Quem é fã de Breaking Bad certamente tem no ator norte-americano R.J. Mitte um exemplo de superação. Ele chegou à fama aos 14 anos de idade quando foi escalado para o papel de Walter White Jr. na série. A paralisia cerebral fez com que ele sofresse bullying quando pequeno por causa da deficiência. O artista cresceu e passou a dar palestras sobre ideias equivocadas em torno de deficiência.
-
Divulgação-TV Globo Quem não se lembra de Joana Mocarzel, atriz com Síndrome de Down que viveu a pequena Clarinha em Páginas da Vida? Ela deu um show de interpretação ao atuar ao lado de Regina Duarte.
-
Divulgação Assim como Joana, o elenco do filme Colegas, de Marcelo Galvão, também mostrou a que veio e emocionou muitos espectadores. O longa conta a história de três amigos com Síndrome de Down: Stalone, Aninha e Márcio. Eles fogem no carro do jardineiro, vivido por Lima Duarte, em busca de seus sonhos: Stalone, papel de Ariel Goldenberg, quer ver o mar; Aninha, interpretada por Rita Pokk, quer casar; e Márcio, a quem Breno Viola deu vida, precisa voar.
-
Divulgação-TV Globo Lembra de Danieli Haloten? Ela tem uma deficiência visual e fez parte do elenco de Caras e Bocas.
-
Divulgação A snowboarder norte-americana Amy Purdy, que é biamputada, foi um dos destaques da cerimônia de abertura da Paralimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. Além de atleta, ela também é palestrante.
-
Divulgação-TV Globo Por fim, temos a jornalista cadeirante Flávia Cintra, que faz parte da equipe do Fantástico, comandando entrevistas e reportagens.