-
É hoje! Nesta sexta-feira, dia 17, será exibido às 21h na TV Globo o último capítulo do remake de Vale Tudo e o público finalmente vai descobrir quem matou Odete Roitman. Com isso, que tal relembrarmos o que aconteceu no encerramento da primeira versão da novela, que foi ao ar no dia 6 de janeiro de 1989? Então siga nesta galeria!
Divulgação-TV Globo
1
-
Assim como na segunda versão, era apenas no último capítulo que o grande mistério do assassinato da vilã era revelado. Há 37 anos, quem estava por trás da morte de Odete [Beatriz Segall] era Leila [Cassia Kiss]. Em meio às suspeitas de que o culpado era Marco Aurélio [Reginaldo Faria], a personagem dizia a Bartolomeu: - Não foi o Marco Aurélio que matou Odete Roitman. Ele não matou ninguém, mas a gente ia ter que fugir desse país de qualquer maneira. A gente vai fugir desse país de qualquer maneira. Questionada, ela confessava a verdade e era passada a cena inteira do assassinato.
Divulgação-TV Globo
2
-
No dia do crime, Leila estava desconfiada de que Marco Aurélio estivesse a traindo com Maria de Fátima [Gloria Pires]. Ela então ia atrás o marido até o apartamento em que ele estava discutido com a vilã. Ao chegar lá, via a silhueta de uma mulher atrás de uma cortina e, tomada de raiva, atirava para matar quem achava ser a amante. O problema é que, por engano, baleava Odete Roitman. Desta vez, já sabemos que Leila não é a culpada, pois a autora Manuela Dias já deixou claro que sua escolha foi outra pessoa.
Montagem-Divulgação-TV Globo
3
-
Impunes de seus crimes, Leila e Marco Aurélio pegavam um jatinho fugiam do país com Bruno [Danton Mello]. É neste momento, que o empresário entregava a icônica cena do personagem fazendo um gesto de banana com o braço para o Brasil enquanto decolava. No remake, este momento aconteceu de outra forma, tendo sido entregue no penúltimo capítulo.
Montagem-Divulgação-TV Globo
4
-
Solange [Lidia Brondi]se tornou mamãe de gêmeos no remake, mas originalmente ela havia dado à luz apenas uma filha. A segunda versão também trouxe outra grande diferença ao colocar a diretora criativa da Tomorrow revelando ainda grávida para Afonso [Cassio Gabus Mendes] que ele era o pai dos bebês. Em 1989, o herdeiro da família Roitman apenas descobria a paternidade no último capítulo, depois que a menininha já havia nascido. Antes mesmo de saber que Marcinha era sua, ele pediu Solange em casamento e se ofereceu para ser o pai da bebê, dizendo que cuidaria dela como se fosse sua filha. A verdade acabava vindo à tona mais tarde, com Solange confessando que ele era o pai, o que deixava Afonso emocionado.
Divulgação-TV Globo
5
-
Ivan [Antonio Fagundes] ia preso pela acusação de suborno e ficava atrás das grades por cerca de dois anos. A trama passa por um salto no tempo até o momento em que o personagem é solto após cumprir a pena. Ele então lança um livro chamado Vale Tudo e ainda é eleito o novo vice-presidente da TCA. Ivan também compra uma casa para morar com Raquel [Regina Duarte] e eles enfim podem viver o seu romance em paz.
Divulgação-TV Globo
6
-
Heleninha [Renata Sorrah] também tinha o seu final feliz. A personagem celebrava um ano sóbria e acabava se casando com William [Dennis Carvalho], homem com quem se envolveu no final da novela e ajudou a superar o vício em álcool.
Montagem-Divulgação-TV Globo
7
-
Raquel e Heleninha deixavam as mágoas para trás e terminavam a novela em bons termos. A dona da Paladar chegava até a comprar telas da exposição da filha de Odete Roitman.
Montagem-Divulgação-TV Globo
8
-
Maria de Fátima estava trabalhando em uma loja de presentes e parecia ter aprendido sua lição após todas as falcatruas e esquemas que armou ao longo da novela. No entanto, se reencontra com Cesar [Carlos Alberto Ricceli] na saída do trabalho e o bonitão faz uma proposta irrecusável a ela: entrar em um casamento de fachada com um príncipe homossexual e desfrutar de suas riquezas. A personagem aceitava o plano, deixava o filho sob os cuidados de Raquel e se tornava esposa do italiano. Ainda ficava subentendido que ela, o príncipe e Cesar passavam a viver juntos.
Montagem-Divulgação-TV Globo
9