- 
													
														
														Rafa Justus é a primogênita de Ticiane Pinheiro, fruto do antigo casamento dela com Roberto Justus. Hoje com 16 anos de idade, a jovem impressiona pelo quanto cresceu nos últimos anos, se tornando uma pessoa muito madura e protetora. Ao falar da irmã caçula, Manuella, que é filha da mãe com o jornalista Cesar Tralli, por exemplo, ela descreveu como é ter a responsabilidade e o amor de ser irmã mais velha: Minha companheira a cada dia que passa, a menina mais pura e que enche meu coração de amor! Eu te amo demais princesa, amo meus momentos com você, que a gente tenha mais MUITOS juntas! Você me fez virar irmã mais velha, me fez descobrir esse amor tão verdadeiro e tão puro. Muitas alegrias, saúde, conquistas e amor! Estarei aqui para te apoiar a cada passo da sua vida, estarei aqui para aplaudir cada conquista sua e estarei aqui para te amar incondicional e absurdamente para sempre! Muito fofa, não é? A seguir, veja às vezes que Rafa Justus mostrou que já não é mais criança:
																										
																											
																1															
														 
																						- 
													
														
														Até Fabiana Justus, que é irmã por parte de pai, já notou as mudanças em Rafa. No aniversário de 15 anos da jovem, ela afirmou que já confia em deixar os filhos pequenos com a tia adolescente: Nem consigo acreditar que você já tem 15 anos, meu amor! Aliás, consigo sim! Porque você é tão madura que eu confio deixar você olhando meus filhos sozinha e já faz um tempo. Estou para ver alguém que conquista mais rápido as crianças e cuida tão bem delas! Isso só significa uma coisa: energia boa! Que você tem de sobra! Te amo tanto! E amo nossas conversas e quando estamos juntas!.
																										
																											
																2															
														 
																						- 
													
														
														Rafa também já se posicionou sobre outros assuntos importantes, como quando fez uma publicação nas redes sociais sobre saúde mental. Em um vídeo, ela aparece falando: - Eu não estou dando conta. Em algum momento da vida, todo ser humano já precisou lidar com essa frase em diferentes circunstâncias, seja em trabalho, estudos, família, relacionamentos em geral e até mesmo saúde física e mental. E conforme o tempo vai passando, as responsabilidades se acumulam, as demandas sobre você te sobrecarregam, a exaustão chega e esse sentimento de insuficiência toma conta de você. Se tem um ponto que eu quero chegar com tudo isso, é que a verdade é uma e ela é universal. Não dar conta de tudo é normal. Aliás, nós somos seres humanos e não máquinas. E nós não fomos programados, a nossa vida não veio com um manual. E continua: Nós estamos vivendo ela pela primeira vez. Então errar, nos sentirmos sobrecarregados e precisar de ajuda faz parte da nossa trajetória de vida. E o problema aqui maior não é esse, nosso problema maior é nos forçarmos a acreditar que temos que enfrentar tudo isso sozinhos. Então o meu conselho maior é: respire, se priorize, peça ajuda quando necessário e seja gentil consigo mesmo. Então eu concluo dizendo que você não precisa dar conta de tudo, apenas do que realmente importa. E às vezes isso só significa continuar tentando e seguindo em frente. A nossa mente nos força a acreditar que nós conseguimos abraçar o mundo em um curto período de tempo, estar com mil pessoas ao mesmo tempo, em mil circunstâncias diferentes. Quando, na verdade, a única pessoa que a gente precisa estar é com nós mesmos.
																										
																											
																3															
														 
																						- 
													
														
														Quando recebeu críticas por ter feito uma rinoplastia aos 14 anos de idade, Rafa também demonstrou maturidade ao rebatá-las: Foi uma decisão minha com o apoio absoluto da minha família. Sinto que não existe idade certa para ter um aumento na autoestima. Eu estava preparada e decidida, e nada me impedia de correr atrás do que queria. Foi a decisão certa para mim nesse momento da minha vida. Não importa a idade, importa a felicidade.
																										
																											
																4															
														 
																						- 
													
														
														Certa vez, em conversa com os seguidores, Rafa foi questionada sobre se gostava de sua aparência. Sem papas na língua, ela respondeu com sinceridade: Eu me acho bonita, mas não só pela aparência. Acho que a verdadeira beleza está em como a gente se enxerga, se trata e trata os outros. Passei a me sentir realmente bonita quando parei de me comparar e comecei a valorizar o que me torna única. E completa dizendo: Todo mundo tem inseguranças, e tudo bem, mas aprender a se olhar com mais carinho muda tudo. Para mim, beleza é leveza, autenticidade e paz com quem a gente é!
																										Agnews
																											
																5															
														 
																						- 
													
														
														Em outro momento, Rafa se viu na obrigação de se pronunciar após uma página no Instagram publicar um post dizendo: Maturidade! Rafa Justus afirma que não gosta de usar roupas decotadas, ouvir músicas com letras explícitas e acredita que, mesmo após completar 18 anos, não irá consumir bebidas alcoólicas. Na seção de comentários, ela rebateu: Gente, de onde surgiu isso? A internet realmente inventa cada coisa... Eu não tenho absolutamente nada contra roupas decotadas e adoro um funkzinho! Isso não tem nada a ver com maturidade, é só questão de estilo e gosto pessoal.
																										Agnews
																											
																6															
														 
																						- 
													
														
														Em um desabafo nas redes sociais, Rafa contou que ficou assustada com a quantidade de comentários maldosos que estava recebendo: Estava vendo os comentários dos meus vídeos aqui, principalmente os que postei ontem, e percebi o quanto ainda existe gente desnecessária. Fico triste, não por estarem me ofendendo, mas pelas pessoas mesmo. Pelo tanto de ódio gratuito que elas descontam nos outros só para se sentirem superiores. Mesmo chateada com a situação, Rafa se mostrou aliviada em ter uma cabeça muito boa para lidar com esse tipo de ocorrido: O que realmente me entristece é ver o quanto existe gente mal-amada. Vi alguns comentários que me remeteram a momentos muito ruins do passado, e isso realmente me pegou. Mas, graças a Deus, tenho uma cabeça muito boa para lidar com esse tipo de situação. Eu sei que a internet tem tanto o lado positivo quanto o negativo, então procuro sempre olhar para o lado bom, o que me ajuda a manter a mente mais aberta.
																										
																											
																7