-
Há momentos na vida que nem mesmo as palavras conseguem descrever. A perda gestacional é um deles. Infelizmente, nos últimos anos, diversas famosas compartilharam que já vivenciaram esse momento delicado. Tati Machado, por exemplo, perdeu o filho no oitavo mês de gestação. Em entrevista ao Fantástico, ela falou sobre como a experiência a mudou para sempre: Sabe quando você cria a frase pronta para falar para as pessoas de um dia de cada vez. Outro dia conversando com o Bruno eu e toquei que não é um dia de cada vez, é uma hora de cada vez. Para mim não existe um recomeço, eu estou realmente seguindo a minha vida com essa marca que é para sempre e que eu estou fortalecida e muito abastecida de amor. Seguindo em frente, mas eu lembro e penso: Não é a vida que eu me preparei para ter. Foi uma vida que foi imposta, mas eu já estava transformada, essa versão Tati mãe estava latente em mim. A apresentadora ainda relembrou que essa não foi sua primeira vez: Essa dor é uma dor muito silenciosa. Eu já tinha passado por uma perda, em 2019, uma perda muito inicial, descobri e logo depois perdi. A gravidez do Rael foi uma gravidez que eu tinha muito medo, pela minha experiência passada. Eu não quero esquecer, porque é o amor da minha vida, que tinha um nome. Forças para ela, não é? A seguir, veja outras famosas que passaram pelo luto gestacional.
Divulgação-TV Globo
1
-
Na mesma época que Tati, Micheli Machado perdeu a bebê que esperava com o marido, o ator Robson Nunes. A atriz também estava na reta final da gestação e a notícia foi compartilhada através de um comunicado nas redes sociais: É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento da bebê dos atores Micheli Machado e Robson Nunes. A atriz estava na reta final da gestação, que seguia de forma saudável e dentro do esperado, quando, na última sexta-feira, 9, percebeu a ausência de movimentos da bebê. Ao chegar na maternidade e fazer exames emergenciais foi constatada a ausência de batimentos cardíacos do feto, que já se encontrava sem vida. Micheli precisou ser internada para passar por uma cesárea de emergência na manhã de sábado, 10, para retirada do bebê. Neste momento de profunda dor, a família agradece as mensagens de carinho e pede orações para que sua anjinha faça uma passagem de luz e em paz. Também pedimos respeito à sua privacidade para que possam enfrentar essa perda com serenidade, força e recolhimento que o momento exige.
AgNews
2
-
Quem também fez um relato emocionante sobre o assunto foi Dani Calabresa, que abriu o coração ao falar em detalhes pela primeira vez sobre a perda gestacional que sofreu em 2022 ao lado do marido, Richard Neuman. Nascida em 12 de novembro de 1981, a comediante fez o desabafo no podcast MaterniDelas: - De longe, foi maior dor da minha vida. Só hoje consigo falar sem desmoronar, contou ela, que relembrou como foi o processo para engravidar, já que tentou fazer dois congelamentos de óvulos em 2020, mas os primeiros testes afirmavam que eles precisavam ser descartados. Em 2021, ela conseguiu os primeiros embriões, que poderiam ser implantados. Mas em 2022 veio a surpresa. - Engravidei naturalmente. Eu tive a sensação mais feliz da minha vida. Era Deus. É difícil a gente se sentir capaz. Deu certo. Pensei: Eu consigo, sou capaz. A felicidade explodia. No entanto, a gravidez não evoluiu como o esperado: - Durante um exame, ela viu que não estava batendo o coração. Foi a pior coisa que eu passei na minha vida. Era quinta ou sexta e eu tinha que ir para o Rio de Janeiro participar de um filme da Xuxa, filmagem de 12 horas. Foi quando ela falou que tinha que tirar, porque eu poderia ter uma hemorragia. A gente foi no hospital, em uma área só de pessoas com bebês e falavam: É aborto, né?. Calabresa contou que precisou tomar uma medicação para expelir o feto. - É uma dor, uma cólica, ânsia de vômito, suando. A enfermeira ia comigo para o banheiro. Eu chorava, chorava, lamentou. E ela precisou fazer aspiração, procedimento de esvaziamento uterino indicado para o tratamento do aborto retido ou incompleto. - Era uma tristeza, não tinha o que fazer. Você não conseguia pensar que teria outra. Fiquei arrasada. Dani Calabresa engravidou novamente por fertilização in vitro em 2024. Hoje, ela é mãe de Bernardo.
AgNews
3
-
Em fevereiro de 2025, Lexa e Ricardo Vianna comunicaram o falecimento de Sofia, sua primeira filha. Em janeiro, ela foi diagnosticada com pré-eclâmpsia e precisou passar semanas hospitalizada para tentar postergar a gestação. Mais tarde, em suas redes sociais, ela agradeceu o empenho de sua médica: Ela me salvou e me entregou a Sofia com vida, que por conta da prematuridade extrema e outros fatores, infelizmente não resistiu. Assim como dei a entrevista para o Fantástico afim de alertar as mães, pedi para a Dra. Camila gravar esse vídeo falando um pouco mais sobre o meu caso e sobre essa doença tão silenciosa e tão séria! Além disso, Lexa ainda deixou claro que o seu diagnóstico não foi nada comum: Meu caso foi EXTREMAMENTE RARO! A maioria das mulheres tem pré-eclâmpsia mais tardia… a minha foi extremamente precoce! Eu fiz um pré-natal perfeito, mas mesmo assim, desenvolvi a doença. A diferença é que se eu não tivesse feito e não tivesse internado… vocês podem ter certeza que o desfecho seria outro e ainda pior.
4
-
Em 2024, Sabrina Sato e Nicolas Prattes passaram pela mesma situação. Em participação no Conversa com Bial, o casal revelou que não passou só por uma, como duas perdas. Segundo o ator, a primeira aconteceu quando começava a gravar Mania de Você, novela da TV Globo: Soubemos da primeira perda no dia do meu primeiro dia de gravação da novela. Aí, entra ela, pegando na minha mão, me dando uma força que, cara, eu que tinha que estar dando essa força para ela. Ela é uma força da natureza absurda. A gente se reconstruiu e se fez a partir daquele momento. Já Sabrina comentou: Na segunda foi muito difícil, porque na primeira vez não foi planejado, foi uma coisa que aconteceu e a gente viveu aquele luto trabalhando, não parou. Fui para o hospital, fizemos tudo direitinho. Só que a segunda vez a gente criou todas as expectativas.
5
-
Rafa Kalimann está gravidinha de Zuza, e para lá de feliz ao lado de Nattanzinho. No entanto, em maio de 2024, ela revelou que sofreu um aborto espontâneo do bebê que esperava com Allan Souza Lima, seu ex-namorado. Em um desabafo nas redes sociais, ela declarou: Hoje é dia das mães e eu confesso que eu jamais fosse abrir essa câmera e dar play nesse vídeo talvez como um ato de tamanha dor. Eu sou mãe, apesar de Deus não ter permitido que eu pudesse pegar meu filho no colo. Eu tenho vivido nesses dias um vácuo muito grande, um vazio muito grande.
Divulgação-TV Globo
6
-
O mesmo aconteceu com Mariana Rios, que atualmente está grávida, mas já sofreu uma perda gestacional no passado. Em 2020, em participação no Encontro, ela relatou: Eu senti que tinha voado até o céu e, de lá, despenquei. Quanto mais você cria expectativa, o tombo é maior. E continua: Eu não tive um sangramento. Não houve o susto. Agradeci por não ter acordado de madrugada e visto sangue. Liguei para o meu médico, disse que estava com uma sensação estranha. Fui fazer um ultrassom de rotina e o médico percebeu que tinha alguma coisa estranha.
7