-
O ano de 2025 foi marcado por despedidas que comoveram fãs no Brasil e no mundo. Artistas de diferentes gerações e áreas tiveram suas mortes amplamente repercutidas, gerando homenagens, comoção nas redes sociais e reflexões sobre seus legados. Nomes como Preta Gil, Arlindo Cruz e Ozzy Osbourne deixaram contribuições importantes para a música, a cultura e o entretenimento. Relembre as perdas que mais impactaram o noticiário ao longo do ano:
Montagem-Agnews-Divulgação
1
-
No dia 7 de dezembro, Amauri Prudêncio de Lima, o Mauri, da dupla com Maurício, morreu em um acidente de carro no interior de São Paulo. Os artistas são irmãos de Chitãozinho e Xororó. A notícia da morte do sertanejo foi confirmada pela página oficial dos artistas nas redes sociais. Um comunicado, postado ainda durante a tarde, dizia: É com profunda tristeza e enorme pesar que comunicamos o falecimento de Mauri Lima, irmão de Chitãozinho e Xororó, em um trágico acidente ocorrido na tarde deste domingo, 07 de dezembro. O fato é muito recente e as informações ainda estão sendo apuradas e consolidadas, mas informamos que Maurício está fisicamente bem e sendo assistido. A família agradece o carinho e o entendimento de todos em se reservarem neste momento de profunda dor. Ainda de acordo com informações do Portal Leo dias, o acidente aconteceu na região de Miracatu, São Paulo. O cantor tinha 55 anos de idade.
2
-
No dia 23 de novembro, a revista Variety noticiou a morte do ator alemão Udo Kier, que esteve em filmes como Bacurau, de 2019, e O Agente Secreto, que está em cartaz e é a aposta do Brasil para o Oscar 2026, ambos trabalhos do diretor Kleber Mendonça Filho. Mais detalhes sobre a causa da morte do artista, que tinha 81 anos de idade, ainda não foram divulgadas. Além dos longas brasileiros, Udo atuou em 200 outros títulos em sua longa carreira no audiovisual.
Divulgação
3
-
Em comunicado, divulgado no dia 24 de novembro, a família de Jimmy Cliff anunciou o seu falecimento aos 81 anos de idade. Segundo a esposa do cantor, Latifa, ele sofreu uma convulsão seguida de pneumonia: É com profunda tristeza que compartilho que meu marido, Jimmy Cliff, faleceu devido a uma convulsão seguida de pneumonia. Sou grata à sua família, amigos, colegas artistas e companheiros de trabalho que compartilharam essa jornada com ele. A todos os seus fãs ao redor do mundo, saibam que o apoio de vocês foi sua força durante toda a carreira. Ele realmente valorizava cada fã pelo amor que recebia. Também gostaria de agradecer ao Dr. Couceyro e a toda a equipe médica, que foram extremamente solidários e prestativos durante este processo difícil. E finaliza: Jimmy, meu querido, que você descanse em paz. Vou seguir seus desejos. Espero que todos possam respeitar nossa privacidade nesses tempos difíceis. Mais informações serão fornecidas posteriormente. Nos vemos, e nós vemos você, Lenda. Em sua carreira, Jimmy ficou conhecido como um dos pioneiros do reggae, tendo conquistado dois Grammys com os álbuns Cliff Hanger (1985) e Rebirth (2012).
Divulgação
4
-
No dia 11 de outubro, a atriz Diane Keaton, vencedora do Oscar, nos deixou. A notícia foi confirmada por um porta-voz da família para a revista People. O informante também pediu privacidade no momento difícil. Diane Keaton construiu uma carreira sólida em Hollywood. A artista deixou dois filhos: Dexter, de 29 anos de idade, e Duke, de 25 anos, adotados em 1996 e 2001, respectivamente.
Divulgação
5
-
Morreu no dia 16 de setembro, aos 89 anos de idade, o ator e consagrado diretor americano Robert Redford. A notícia foi confirmada pelo The New York Times, que informou que ele morreu durante o sono, em sua casa localizada nas montanhas de Provo, no estado de Utah. Robert nasceu em Santa Monica, e começou sua carreira em 1950, em programas e peça de teatro, estreando no cinema em 1960. O ator se tornou um dos queridinhos de Hollywood entre anos 1960 e 1980. Em 1981, ele conquistou o Oscar de melhor diretor pelo filme Gente como a gente. Sua última aparição em filme foi em 2019, quando fez uma breve participação em Vingadores: Ultimato.
Divulgação
6
-
Ozzy Osbourne, líder da banda Black Sabbath, morreu aos 76 anos de idade, no dia 22 de julho. A notícia foi confirmada pela família através de uma nota enviada ao veículo Guardian: É com mais tristeza do que meras palavras podem expressar que temos que informar que nosso amado Ozzy Osbourne faleceu esta manhã. Ele estava com sua família e cercado de amor. Pedimos a todos que respeitem a privacidade da nossa família neste momento, informaram.
Divulgação
7
-
Pegando o mundo das séries teens de surpresa, no dia 26 de fevereiro, a rede de TV americana ABC News, confirmou a morte de Michelle Trachtenberg aos 39 anos de idade. A atriz ficou bastante conhecida pelo seu papel como Georgina Sparks em Gossip Girl e Dawn Summers em Buffy, a Caça -Vampiros. A causa da morte não foi divulgada e, segundo a polícia, o caso não está sendo investigado como suspeito.
Divulgação
8
-
Arlindo Cruz morreu no dia 8 de agosto, aos 66 anos de idade. Sambista, multi-instrumentista e compositor, o artista estava internado, com a saúde fragilizada, recebendo cuidados médicos e o apoio da família. Arlindo sofreu um AVC em 2017, após passar mal em casa, e desde então convivia com sequelas do acidente vascular cerebral. Ele também enfrentava uma doença autoimune, fazia uso de gastrostomia e se alimentava por sonda.
Divulgação-TV Globo
9
-
No dia 19 de junho, a família de Francisco Cuoco confirmou a morte do ator aos 91 anos de idade. Ao jornal Folha de São Paulo, eles não revelaram a causa da morte, mas o artista estava internado no hospital Albert Einstein por conta de complicações de saúde pela idade avançada.
Divulgação-TV Globo
10
-
Preta Gil morreu no dia 20 de julho, aos 50 anos de idade, em decorrência de complicações causadas por um câncer no intestino. A cantora e empresária havia sido diagnosticada com a doença em 2023, chegando a entrar em remissão no fim daquele ano. No entanto, em agosto de 2024, o câncer voltou a se manifestar em quatro regiões do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter. Em 19 de dezembro, Preta passou por uma cirurgia de cerca de 20 horas para a retirada dos tumores. Diante da falta de alternativas terapêuticas no Brasil, ela buscou tratamento no exterior e viajou para os Estados Unidos em 12 de maio, onde realizava um protocolo experimental.
Divulgação-TV Globo
11