X

NOTÍCIAS

Publicada em 24/09/2014 às 07:46 | Atualizada em 09/05/2015 às 09:56

Lançando minissérie, autor da Record diz que novelas estão entrando em declínio

Marcela Bonazzi

Com oito novelas em seu currículo, Marcílio Moraes acredita que o formato está em declínio. O autor lançava Plano Alto, nova minissérie da Record, nesta terça-feira, 23, no Rio de Janeiro, quando discorreu sobre a recente baixa nas audiências da teledramaturgia:

- Eu acho que a novela está em declínio mesmo, essa tradição brasileira de novela, temos cinquenta anos já disso. A Globo, que é a principal, faz novela das 17h às, 23h, à meia noite... Acho que o espectador já cansou. Você vê o sucesso das séries norte-americanas, são diferenciadas, não são temáticas contundentes. Mocinha, dossiê e agora casal gay - fica repetindo, novela tem muito disso. Os números dizem, cada novela que vem bate o recorde negativo da anterior, é complicado. O bom é serie, 12 capitulos, acabou e pronto.

Mesmo com a forte crítica, Marcílio ainda tem planos de escrever uma nova novela para a Record e está fechado com a emissora para no final de 2015 produzir uma trama.

Plano Alto

O novo trabalho do autor mostra três gerações de uma família envolvidas com a política. Gracindo Jr. interpreta Guido, o mais velho, atual governador do Rio de Janeiro. Seu filho, João Titino, é um deputado, vivido por Milhem Cortaz, enquanto seu neto, Rico, papel de Bernardo Falconi, acaba envolvido com o grupo dos Black Blocks depois de ser injustamente preso.

- O primeiro grande desafio era fazer uma história política, mas sobre o momento atual. Normalmente se fala de 20 anos atrás, ai é mais fácil. Agora, falar do momento atual, que é mutável, esse foi o desafio, mas foi bom também porque tinha que encontrar um jeito de nao fazer uma coisa que envelhecesse de um dia para o outro, conta Marcílio.

Comparações com House of Cards não faltam. Afinal, as duas séries tratam dos bastidores do mundo político. Mas o autor garante que não acompanha muito outras produções, apesar de usá-las como pesquisa:

- Como inspiração não, mas uma referência sempre. Não só House of Cards, tem uma outra que é muito boa que chama Boss, tem aquela Political Animals. Assisti mais a essas quando eu comecei a fazer, mas não sou muito assim. Não vejo séries, nao sou fã de ficar assistindo.

O elenco

Nomes de peso integram a minissérie: Jussara Freire, Paulo Gorgulho, Floriano Peixoto, Vitor Fasano, Raul Gazola entre muitos outros participam do elenco, fato que também virou alfinetada do autor:

- O elenco é muito bom, não é aquele mundinho de celebridades, são atores mesmo, de teatro, cinema. Isso faz uma diferença, comenta Marcílio, que é complementado pelo diretor da atração, Ivan Zettel: A gente conseguiu juntar uma equipe com um texto, a gente tem um daqueles casamentos que a gente sai vitorioso.

Tropa de Elite 3?

Além de Milhem, André Ramiro, Sandro Rocha e André Mattos, que integraram o elenco de Tropa de Elite, aparecem na minissérie. Eles negam, no entanto, que sejam tramas parecidas:

- Não acho que tenha a ver, é um universo diferente. Plano Alto aborda mais esse jogo político e como ele afeta a sociedade brasileira e seus setores, acho que remete um pouco, mas é um universo completamente diferente, contou André Ramiro com exclusividade ao ESTRELANDO. Ele, que vive o enfermeiro sindicalista Geraldo, ainda brincou: Graças a Deus não estou com a arma na mão agora!

Já Milhem acha que tudo não passou de uma feliz coincidência e acredita que a Record acreditou nos nomes do elenco.

- Nada melhor que, numa série dessas, colocar pessoas que tenham discursos contundentes. Acho que tanto o Sandro Rocha quanto o André Ramiro são duas pessoas politicamente muito bem situadas e dois caras que tem um discurso muito forte como ator, acho que eles tem muito para contribuir.

Deixe um comentário

Atenção! Os comentários do portal Estrelando são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.

Enquete

Para você, qual famosa deu o que falar no pré-Carnaval?

Obrigado! Seu voto foi enviado.