X

NOTÍCIAS

Publicada em 21/11/2016 às 17:33 | Atualizada em 22/11/2016 às 06:48

Série 3%, da Netflix, promete ser uma ficção-científica não tão distante da nossa realidade

A primeira série brasileira original da Netflix traz uma sociedade distópica e não tão diferente assim

Luiza Aloi

Divulgação

Meritocracia. Desigualdade. Distopia. Podem parecer palavras que só lemos em livros de teorias, mas a verdade é que cada vez mais a sociedade se depara com essas características. E é exatamente isso que 3%, nova série da Netflix, vai mostrar aos telespectadores. Essa será a primeira produção original brasileira que ainda estará disponível para 190 países! Não é pouca coisa, não é?

Os oito episódios estarão disponíveis na próxima sexta-feira, dia 25, mas a ideia começou em 2009, quando Pedro Aguilera era apenas um estudante de cinema da ECA, Escola de Comunicação e Artes da USP, de São Paulo. Junto com outras duas colegas de sala, ele resolveu participar de um processo do Ministério da Cultura para conseguir desenvolver uma série para o público jovem. Pedro, então, disse que estava ainda influenciado por livros como Admirável Mundo Novo e 1984 que apresentavam futuros distópicos.

Original brasileira

Foi aí que surgiu a ideia de 3%, que conseguiu o edital, e logo virou uma websérie, que eventualmente foi disponibilizada no YouTube e logo conquistou o alto escalão da Netflix, que propôs a ideia de uma série totalmente brasileira e ainda teve alguns episódios dirigidos por César Charlone, indicado ao Oscar por Cidade de Deus.

Para quem ainda não sabe, a história mostra uma realidade (nem tão) diferente, com a sociedade fazendo com que as pessoas passem por um processo seletivo para conseguir ir para o tão desejado Mar alto, um lugar onde não existe injustiça. Porém, apenas 3% conseguem passar, deixando os outros 97% ainda vivendo nessa sociedade desigual. 

- A primeira coisa que me atraiu foi a ideia da segregação. 3% versus 97%. É a mensagem que a série passa. Não sabia nem como, mas isso já tava claro, afirmou Bianca Comparato, uma das protagonistas da série, durante a coletiva de imprensa que aconteceu nessa segunda-feira, dia 21, em São Paulo.

A maioria dos atores protagonistas é desconhecida. Bianca Comparato, que atuou na Globo, assim como João Miguel, são os atores mais familiares para o público. Há ainda Vaneza Oliveira, Viviane Porto, Michel Gomes e Rodolfo Valente, que vão mostrar o talento deles, além de demonstrarem estarem muito empolgados com o projeto. Michel, por exemplo, será Fernando, um cadeirante:

- Eu assisti ao piloto na internet e fiquei completamente alucinado e queria muito fazer. Eu cheguei com sangue nos olhos.

Distopia

Pedro, o criador da série, ainda explicou qual a ideia de distopia relacionada com a série e conseguiu comparar com o próprio Brasil:

- A gente sempre teve em mente o fato de estar no Brasil e isso foi muito importante pra gente. Sendo o futuro que a gente tanto quer, mas ainda é o Brasil. E uma visão de mundo do Brasil é uma grande distopia. Mas a questão do Brasil como um dos países mais desiguais do mundo e de alguma forma, a série 3%, essa desigualdade está totalmente cristalizada e dentro do sistema.

Outro tópico abordado na série é a meritocracia, ou melhor falando, o fazer por merecer. 

Aliás, essa foi uma ideia reforçada pelo elenco, com Bianca dando exemplos de que a atual sociedade é obrigada a passar por testes e afirmações para poder matricular os filhos em uma escola ou poder ser sócio de um clube, logo 3% não é tão ficção-científica assim:

- É científico, mas não é tão distante da nossa realidade, definiu Michel, que logo citou um exemplo de quando ele e Bianca estavam caracterizados com o figurino da série e foram confundidos com moradores de rua que estavam ali perto do set de gravações. Ou seja, a série faz você questionar suas próprias atitudes, se você já passou por cima de alguém, se você já foi ruim, etc.

Comic Con

3% estreia na próxima sexta-feira, dia 25, na Netflix, e com antecedência já vem uma notícia boa para os fãs: a série ganhará um stand só seu na Comic Con, que acontece dos dias 1º ao 4 de dezembro! Bianca, que ainda não está familiarizada com projetos muito grandes, logo brincou:

- Já estou assustada com a Comic Con!

Se prepare, então, para fazer uma maratona e logo abaixo assista ao trailer da série para entrar no clima (e quem sabe tentar uma vaga para ir ao Mar alto):




Deixe um comentário

Atenção! Os comentários do portal Estrelando são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.

Enquete

A gente sabe que as três arrasam! Mas entre Xuxa, Angélica e Eliana, qual a sua favorita?

Obrigado! Seu voto foi enviado.