X

NOTÍCIAS

Publicada em 14/07/2017 às 13:58 | Atualizada em 14/07/2017 às 14:11

Mariana Ferrão fala sobre o fim da amamentação: O estresse estava secando meu leite

A apresentadora destacou a importância de conversar a respeito, para impedir que o luto fique represado

Da Redação

Divulgação

Muitas famosas fazem questão de retratar a maternidade como é. Mariana Ferrão, mãe de Miguel, de três anos de idade, e João, de apenas um, resolveu desabafar sobre sua experiência de amamentação com os dois pequenos. Em seu Instagram, ao invés de apenas destacar a importância da amamentação, ela falou do luto que sentiu ao voltar ao trabalho e, ao mesmo tempo, vivenciar o fim da amamentação: 

Eu chegava em casa e o que mais queria era por o Miguel no peito. Sentir aquela conexão inabalável e a certeza de que ali eu estava no lugar onde tinha que estar. Senti que alguém realmente precisava de mim. Mas o estresse estava secando meu leite. Os peitos murcharam e o Miguel, sempre glutão, começou a não querer mais mamar. Enquanto ele virava o rosto, eu inclinava meu queixo para cima na tentativa de conter as lágrimas. 

A mamãe ainda insistiu por um mês na amamentação, mas desistiu quando ele tinha oito meses e pediu que o marido filmasse a última vez. Sem conseguir dividir sua dor, ficou com o luto represado e o medo da história se repetir. Mas com João foi um pouquinho diferente

Deixei todas as manobras de lado e deixei ele ficar no peito o quanto quisesse, mesmo que dormisse no meio da mamada. Parei de ter vergonha de amamentar em público e, pela primeira vez, entendi que a livre demanda era na verdade, a maior liberdade que uma mãe pode ter. [...] João demorou mais a engordar que o Miguel. E que disse que os irmãos têm que engordar igual? Em que manual está escrita esta regra? 

O problema da escassez de leite persistiu, mas dessa vez a apresentadora não deixou que o estresse a abatesse. Recorreu à meditação e ao acolhimento instantâneo de conversar a respeito para que o fim da amamentação fosse vivido de forma mais leve: 

Peguei o João no colo e ele disse: Mama, mama. Percebi que meu peito estava vazio. Ele tentou sugar. Disse: Ma, querendo mais. Mudei ele de peito. Não resolveu. Filho, acho que o leite da mamãe está acabando. Miguel fez um cafuné que penteou todo o cabelo que João ainda não tem. Não tem mais nada aí, Pupão. João olhou para o irmão com um olhar suave, tranquilo. Olhou para mim. Só senti meus olhos refletirem a doçura da cena. João levantou do meu colo e foi brincar com o irmão na sala. Depois nós três tomamos café da manhã juntos. 

Deixe um comentário

Atenção! Os comentários do portal Estrelando são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.

Enquete

Qual famosa mais te surpreendeu ao ter seu nome envolvido na polêmica de Arthur Aguiar?

Obrigado! Seu voto foi enviado.