X

NOTÍCIAS

Publicada em 12/12/2018 às 23:00 | Atualizada em 12/12/2018 às 11:51

O herói mais inútil se transforma em um verdadeiro rei - e honra o título - em Aquaman

Filme dirigido por James Wan estreia dia 13 de dezembro aqui no Brasil

Carolina Rocha

Divulgação

O que esperar de um filme cujo super-herói é considerado o mais inútil de todos? Talvez, na seleção de atores para Aquaman, alguns artistas fizeram essa mesma pergunta. Em um mundo onde Hugh Jackman foi eternizado como Wolverine e o Batman de Christian Bale é fortemente lembrado pelos fãs, deve ser difícil aceitar um papel como o de Aquaman (não é, Demolidor do Ben Affleck?). Mas Jason Momoa foi corajoso e ajudou a acabar com o estigma de que o Rei dos Mares só serve para se comunicar com peixes. No filme dirigido por James Wan ele faz muito mais - mas não ignora o fato de que falha como qualquer outro. 

Aquaman começa com uma sequência de luta, como já é esperado em um longa de super-herói. Entretanto, o protagonismo fica com Nicole Kidman, intérprete de Atlanna. Isso gera duas sensações: a de que as mulheres são autossuficientes (pelo menos neste filme) e que não precisam ser salvas, e a de que as sequências de combate não decepcionarão. Além disso, o início do filme fica marcado por um humor característico da Marvel, o que é interessante, por pertencer ao universo obscuro da DC. Mais uma vez, Jason Momoa consegue dar o tom certo e só enaltece a comicidade do roteiro, que talvez possa ser considerado uma fase de transição dos projetos da DC Comics

O herói possui uma relação muito confusa com o fundo do mar. Enquanto sente culpa pela separação dos pais e da possível morte da mãe, se aproveita das técnicas de luta do povo de Atlântida, aproveitando ainda para aperfeiçoar suas habilidades e poderes aquáticos. Aquaman rejeita o título que lhe é destinado e faz de tudo para manter-se longe do Reino Perdido, mas percebe que não conseguirá fugir de seu destino para sempre. Ao notar que a superfície estava em perigo, ele passa por cima de seu orgulho e trava uma batalha conta seu meio-irmão Orm, onde o sucesso virá ao colocar as mãos em um tridente lendário, protegido pela criatura mais poderosa e assustadora dos Sete Mares. 

Brevemente, em meio a isso tudo, temos contato com os piratas. Eles são pouco explorados e o Arraia Negra não ganha destaque, apesar de ser um dos maiores vilões do Aquaman nos quadrinhos. Porém, sua aparição é válida como uma introdução e uma abertura para uma continuação do longa - o que provavelmente acontecerá. 

Em uma história que engrandece o amor e as relações de lealdade, um dos pontos altos fica com o cenário. O fundo do mar permanece um mistério para os cientistas e exploradores até hoje, então muito do que se vê no filme é creditado ao diretor, produtores e todos envolvidos no design e na fotografia do projeto. O mar é lindo, e as cores escolhidas para compor toda a paisagem fez com que o tão esperado beijo de Aquaman e Mera se tornasse um dos mais bonitos de todos os tempos. Sim: o momento é tão marcante que pode se aproximar do beijo clássico do Homem-Aranha com Mary Jane. 

Com altos picos de emoção, Aquaman supera as expectativas e se consagra como um dos melhores filmes da DC - senão o melhor. E deixa ainda mais claro que Jason Momoa veio mesmo para ficar. É melhor ir se costumando... 


Um dos pontos altos de Aquaman são os cenários. Como não conhecemos o fundo do mar em sua totalidade, as cenas partem do imaginário do diretor e dos produtores, o que faz com que os animais, plantas, paisagens e afins se destaquem pela originalidade e beleza. Embora tenham cenas escuras, alguns pontos do mar chamam a atenção por suas cores vibrantes que harmonizam, fazendo com que o telespectador fique de boca aberta com os efeitos especiais.

Deixe um comentário

Atenção! Os comentários do portal Estrelando são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.

Enquete

Qual famosa mais te surpreendeu ao ter seu nome envolvido na polêmica de Arthur Aguiar?

Obrigado! Seu voto foi enviado.